LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL já tem data para trazer celulares top de linha para o Brasil | TudoCelular Entrevista

12 de maio de 2020 11

A chinesa TCL atua de forma regular no Brasil em parceria com a tradicional SEMP e, por aqui, o foco da empresa está no mercado de televisores. Contudo, há um completo lineup de produtos, que incluem competitivos celulares top de linha, que não chegaram ao mercado brasileiro.

Por aqui, a empresa prefere apostar nos intermediários, por entender que a concorrência é forte em segmentos mais altos do mercado. Contudo, será que chegou a hora de vermos modelos de gama alta vendidos por aqui?​

Para saber mais sobre os planos da companhia no mercado brasileiro, o TudoCelular conversou com exclusividade com Max Dominguez, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.no Brasil. Na entrevista, o executivo fala também da vida da empresa durante a pandemia - a integração entre China e Brasil ajudou a unidade brasileira a se preparar melhor para os impactos, e as unidades fabris estão funcionando normalmente dentro das recomendações de saúde -e os planos para o mercado de TVs.

E aí, uma novidade. A empresa, que é a única no mercado a ter uma linha completa utilizando Android TV, justifica sua escolha pelo sistema operacional do Google, aponta as vantagens, especialmente para casas conectadas, e mostra o que esperar do futuro dos televisores da marca: integração mais fácil com o Google Assistente sem a necessidade de utilizar o microfone do controle remoto.


Dominguez fala também sobre como a empresa está estudando o mercado brasileiro para trazer produtos que satisfaçam a necessidade do público e também sobre a parceria da TCL com a SEMP no mercado nacional.

A entrevista completa está no vídeo destacado no início da matéria. Confira a seguir os principais destaques:

Lançamentos em celulares

O mais recente lançamento da TCL no mercado de celulares é a linha TCL 10, que inclui um top de linha equipado com 5G. O executivo explica como a empresa incluiu novos recursos de ponta para fazer frente às concorrentes.

Em relação aos celulares, nós estamos agora, mais do que nunca, tentando encontrar o melhor produto que a gente possa trazer para o mercado. Esse é um mercado muito desafiador, com concorrência muito forte, então no mundo nós lançamos vários produtos bem bacanas, como o TCL Plex, o TCL Pro, o Tokyo Pro, vários produtos muito legais que trazem tecnologias inovadoras, como quatro câmeras, display 2.5D curvo, fingerprint na tela... Várias tecnologias de ponta. Lançamos na CES nosso aparelho foldable, que será comercializado até o final do ano no mundo.


Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

Celulares top de linha no Brasil

A boa notícia é que a marca trará seus modelos top de linha para o Brasil. Já a má notícia é que o consumidor terá que esperar até o início de 2021 para vê-los por aqui. O executivo explica a estratégia.

Nós estamos nos posicionando e entendendo exatamente qual produto nós vamos trazer para o mercado brasileiro, os produtos que nós temos hoje são o TCL L10, L9 Plus, que entendemos que é de gama média e agora estamos fazendo todas as análises de viabilidade técnica e financeira para os produtos de alta. Nós vamos reposio para o início de 2021 para trazer esses produtos para o Brasil.

Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

75.6 x 162.2 x 8.4 mm
6.53 polegadas - 2340x1080 px
76.6 x 163.7 x 9 mm
6.53 polegadas - 2340x1080 px
72.4 x 158.5 x 9.2 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação
Celulares dobráveis

O TCL Plex foi anunciado no ano passado, mas a empresa não o lançou comercialmente, enquanto Samsung, Huawei e Motorola já apresentaram seus modelos. A TCL desistiu dos dobráveis? Max responde:

Sim, vamos começar pelo TCL Plex. É um desenvolvimento bastante complexo, porque queremos lançar um produto que tenha uma boa qualidade e uma boa durabilidade, o foldable traz uma preocupação muito importante na questão da durabilidade do produto, para que não haja nenhum problema de garantia, e essa é uma das prioridades que a gente tem em mente, sempre lançando produtos com que tenham excelente qualidade, então primeiro vai ser da família Plex e está previsto para o final de 2020.

Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

Android TV como sistema operacional

A TCL é a única empresa atuante no Brasil a ter Android TV em todos os seus modelos, de entrada aos mais avançados. Por que não investir em um sistema próprio? A razão está na conectividade.

Nós somos a maior empresa Android TV no mundo e no Brasil. Somos líderes e temos orgulho disso, porque o Android é muito mais do que uma TV Smart, ele te dá uma possibilidade de conexão, de interatividade com outros aparelhos como celular e tablet, permite uma conectividade na sua casa sem ter que adicionar aparelhos extra, então a TV consegue ser um hub para controle de ambientação da sua sala, todos os produtos IoT para fazer a conexão entre eles de forma amigável, então essa é uma vantagem. Outra vantagem é, por ser a mesma plataforma utilizada em celulares, ela permite que vários players e vários aplicativos tenham interesse em desenvolver e estar sempre atualizados para oferecer o melhor aplicativo para os usuários. Nós temos uma vasta oportunidade em aplicativos de todas as categorias, é uma excelente plataforma, muito estável e nos dá um diferencial muito grande no mercado.

Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

TV como hub de conectividade

Qual é a visão da TCL para casas conectadas no futuro? Para eles, a TV será a porta de entrada e controladora de dispositivos inteligentes conectados.

A TV é um grande facilitador, porque está presente como display para vários conteúdos, como HDMI, USB, internet e vários conteúdos, como Netflix e YouTube, tudo é feito pela TV. Então a gente enxergou uma oportunidade de o usuário não ter que comprar um novo app para ter essa familiarização. A gente acredita muito que a TV será um hub e a gente está aprimorando. Antes TV era controlada por voz no controle remoto, e agora não, a nova geração que estaremos trazendo para 2020 é far field communication, e o que é isso? Você não precisa mais colocar a mão no controle remoto para falar. Você só fala "Ok, Google", os microfones estão na TV e você consegue abrir o canal de comunicação sem precisar procurar o controle remoto ou acioná-lo. Esses recursos vão estar desde o primeiro modelo de entrada da 4K. A família nova vai se chamar P715, e desde o primeiro modelo vai ter o far field, e todos os modelos acima dela também terão essa funcionalidade.

Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

OLED ou QLED?

Dominguez explica a tecnologia utilizada nas TVs da marca e como ela trabalha em cada categoria de televisor.

Nós lançamos na CES em 2020 três novas série muito bacanas, a 8K Mini-LED, que foi eleita a a melhor TV 8k da CES [...]. A outra categoria, a 4K, nós estamos lançando o QLED na Europa e nos Estados Unidos na semana passada, e nós faremos o lançamento no Brasil durante esse ano. O QLED também tem backlight de mini-LED e traz far field communication, traz bastante inovação em Dolby Vision, tecnologias de som e imagens muito boas. E a 4K de entrada é uma LED normal, então vamos ter LED, QLED e QLED 8k.

Max Domingues, diretor de produto, engenharia e qualidade da SEMP TCL.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
  • O TCL 10 5G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O TCL 10L ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O TCL 10 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

11

Comentários

TCL já tem data para trazer celulares top de linha para o Brasil | TudoCelular Entrevista
  • Acho os televisores da TCL muito bom... mas não posso afirmar a mesma coisa sobre os celulares dessa marca...

      • Pois é, né... Os celulares deles eram os Alcatel, total decepção. Mas em compensação, eles produziam os BlackBerry desde 2016, que daí é outro nível. Agora, basta saber com qual qualidade ficam os celulares com marca TCL, mais pra nível Alcatel, ou para BlackBerry?

          • Só que BlackBerry nas mãos da TCL também não deu certo.
            Desde 2019 não tem novos aparelhos.
            E depois de Agosto de 2020, a TCL já não vai mais lançar aparelhos com a marca.

          • Torcer que a promessa se concretize, até 2021 tem muito chão, como TCL os preços tem que ser bem agressivo para ser relevante no mercado com esses modelos, senão só irá quebrar a cara.

              • Já não chamava muito a atenção como Alcatel, não é como Semp ou TCL que a história será diferente.
                Conseguindo vender dumb phone e feature phone talvez seja o máximo que ela conseguirá por aqui.
                E olhe lá, porque se a HMD começar a vender os feature phones da Nokia por aqui, o negócio já vai complicar bastante.

                  • Anotem o que estou dizendo.
                    Os chineses, aos poucos, vão conquistar tudo.

                      • Eu comprei uma tv da TCL de 32" e sinceramente por R$799 foi a melhor opção que eu encontrei. A imagem é boa, o som não é nada de uau mas cumpre bem seu papel e desde que atualizaram pro android 9 parou de ter os bugs de conexão com o controle remoto bluetooth.

                          • 10 Pro tem os cantos restos na moldura com tela curva de cantos curvos, assim como agora foi adotado no Velvet.

                              • TVs TCL têm imagem melhor que Samsung na mesma faixa de preço.
                                Samsung boa é no mínimo com tela 4K.
                                As 1080p são péssimas.

                                • As QLeds com Android TV serão muito bem vindas...
                                  agora a TCL que se cuide, pq trazer celular intermediário disfarçado de flagship ... não cola... a LG tá aew pra provar!

                                    Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                    Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                    Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                    Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas