
Android 14 Out
30 de junho de 2020 3
Desde o último final de semana, o Detetive TudoCelular foi alertado que a página inicial da Netflix voltou a oferecer períodos de degustação aos internautas no Brasil, mesmo sem qualquer comunicado oficial.
Esta coluna fez testes e reuniu algumas provas que mostram a alternância do benefício fornecido e a concessão, de fato, do período gratuito para novos assinantes. Confira todos os detalhes a seguir:
Ao longo da investigação, foi possível notar que não há um padrão nas mensagens exibidas pela plataforma de streaming na concessão de benefícios. Foram três tipos notados nos testes.
O primeiro, visto apenas na madrugada do último sábado (27) para domingo (28) concedia 21 dias para o usuário testar a plataforma e, caso cancelasse dentro desse período, receberia o reembolso do valor. Veja na captura de tela a seguir:
A segunda versão descoberta foi já na noite de domingo (28), quando a plataforma passou a liberar 7 dias de degustação, com direito a receber o dinheiro de volta se fizesse a anulação do contrato.
Já nesta segunda-feira (29), foi a vez de encontrar o prazo de 30 dias novamente disponível para teste grátis – desta vez, apenas com o botão “Experimente grátis”, e não mais com a fala sobre reembolso.
Desde então, as três opções têm se alternado em todo o acesso à página, quando não há um login realizado.
Uma das constâncias vistas é que o usuário que já tenha uma conta ativa ou chegou a ter alguma vez, quando deslogado, não consegue visualizar a mensagem. A menos que acesse a Netflix por um navegador diferente – ou, principalmente, no modo anônimo.
Caso este seja um erro da plataforma, é possível que leve em consideração quando não há cookies da plataforma armazenados no browser – o que explicaria a disponibilidade da degustação em alternativas não usadas para o serviço ainda ou com o modo privado em funcionamento.
Apesar de ainda não se ter um esclarecimento sobre ser ou não uma falha da plataforma ou algo concedido de forma oficial pela própria empresa, a Netflix realmente concede o período de degustação durante o primeiro mês.
Como você pode conferir na captura abaixo, a plataforma chegou a liberar o serviço até o dia 29 de julho deste ano como um teste gratuito, quando apareceu a mensagem para experimentar por um mês. Mesmo no plano Premium, o qual libera acesso até quatro dispositivos e entrega qualidade 4K, é possível obter o período sem custo.
Em fevereiro deste ano, a Netflix havia deixado de oferecer a possibilidade de 30 dias grátis. Na ocasião, o serviço de streaming justificou a decisão por pretender utilizar novas formas de atrair mais assinantes no país.
Na ocasião, as estratégias consistiam em liberar alguns títulos do seu catálogo sem custo para o usuário, ou ainda fazer um upgrade de plano gratuitamente durante um mês.
Desde então, a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, mas a própria plataforma não chegou a divulgar qualquer benefício extra aos clientes durante o período de isolamento social.
A coluna Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria da Netflix Brasil para saber mais detalhes sobre o posicionamento da empresa, dadas as descobertas feitas por este espaço.
A companhia prometeu um retorno para maiores explicações sobre o assunto, mas até agora não houve uma manifestação oficial com os esclarecimentos. Quando chegar uma resposta, este espaço será atualizado.
Atualização (07/07/2020) - RB
Nesta terça-feira (7), a Netflix retornou ao site com seu posicionamento oficial sobre o assunto. Sem confirmar a inclusão dessas possibilidades aos seus novos usuários, a empresa afirma que busca mais maneiras de promover o serviço no Brasil para atrair assinantes.
"Estamos buscando formas diferentes de promover nosso serviço no Brasil para atrair novos assinantes e proporcionar a eles uma ótima experiência na Netflix."
Você conseguiu acessar algum dos novos períodos de degustação descobertos na Netflix? Relate para a gente no espaço abaixo!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários