
Google 30 Jun
01 de julho de 2021 41
A partir de agosto, o Google vai exigir que os novos aplicativos listados na Play Store sejam publicados em formato Android App Bundle (AAB), ao invés do tradicional APK que foi usado desde o princípio do sistema operacional.
Isso é importante, pois somente a Google Play Store oferece suporte ao App Bundles, indicando que a Amazon Appstore, que será a loja de aplicativos Android padrão no Windows 11, não tem suporte para esse formato. Além disso, as lojas de aplicativos de terceiros que serão compatíveis com o Android 12 também não suportam esse novo formato.
Obviamente, o Google acredita que o App Bundles é uma melhoria. O formato foi apresentado em 2018 e é uma forma de entregar atualizações menores para os usuários. Os servidores da Play Store podem entender qual a linguagem, resolução de imagem e recursos adicionais são necessários para dispositivos específicos e criar um APK otimizado pra você.
Uma das vantagens dos Bundles é que um app pode ser dividido em partes. Considerando que muitos jogadores não conseguem avançar nos jogos, o download fragmentado pode reduzir o tamanho dos apps e o consumo de internet para baixá-los. Além disso, a loja pode se tornar mais intuitiva ao fornecer imagens com resoluções menores em dispositivos menos potentes.
Naturalmente, o formato App Bundle é open source, o que significa que outras lojas podem adotá-lo. Com a mudança, o Google visa delimitar quais apps estão vindo da App Store original do Android, mas será que isso terá algum efeito nos usuários?
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários