LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 8 vs Note 8 2021: nada mudou depois de dois anos? | Comparativo

18 de julho de 2021 48

O Redmi Note 8 2021 foi lançado como uma versão atualizada do modelo de dois anos atrás, mas será que mudou muito em relação ao celular original? O TudoCelular colocou os dois aparelhos lado a lado para descobrir a resposta.

Índice do Comparativo

Design

Redmi Note 8

Se você pôr os dois na sua mão, pode não saber qual é qual. Temos dispositivos idênticos no visual e na construção. O corpo segue com laterais de plástico e traseira em vidro, com proteção Gorilla Glass 5. Isso mostra que a carcaça antiga foi reaproveitada na íntegra para o modelo mais novo.

O dispositivo de 2021 tem exatamente as mesmas dimensões e o peso do seu antecessor de 2019. Até o leitor biométrico não foi modernizado e permanece na tampa traseira, como o celular antigo. As câmeras principais continuam em um bloco vertical no canto esquerdo, enquanto a frontal não saiu do notch em forma de gota.

Redmi Note 8 2021

Mas nem tudo ficou tão igual assim. A conectividade foi atualizada e agora o Bluetooth passou da versão 4.2 para 5.2. Isso garante mais estabilidade e velocidade para ligar os seus acessórios sem fio. Já a gaveta de chips não deixou de entregar dois slots para linhas e uma separada para expansão de memória.

Mesmo idênticos, o Bluetooth atualizado dá o ponto para o Note 8 2021.

Melhor construção

Nenhum

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Ambos

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Nenhum

Qual é mais leve e mais fino?

Nenhum

75.3 x 158.3 x 8.4 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
75.3 x 158.3 x 8.35 mm
6.3 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Até a tela foi reaproveitada na edição mais recente do Redmi Note 8. O painel não teve mudança no material em IPS LCD, nem no tamanho de 6,3 polegadas. A taxa de atualização também ficou nos 60 Hz que você já conhecia, o que pode desapontar o público gamer.

Ao menos, ambos fornecem um bom nível de contraste e brilho satisfatório para usar em locais ensolarados. Mas não espere um display com qualidade equivalente aos celulares da geração atual, mesmo na edição 2021. O aproveitamento frontal também é exatamente igual.

Sem alterações, temos um empate em tela.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Nenhum

Tela de Hz elevada?

Nenhum

Qualidade geral da tela

Nenhum

Som


Pelo visto, a Xiaomi não quis evoluir o Note 8 2021 em nenhum dos quesitos de multimídia. Tanto que o som segue sem ser estéreo, já que é só um alto-falante usado na dupla. Mesmo mono, você não vai se decepcionar com a potência sonora dos dois aqui. O áudio também é bem equilibrado entre graves, médios e agudos, o que diminui a falta de um canal secundário.

Nenhum deles vem com fone de ouvido na caixa, mas ambos contam com o conector físico para ligar um acessório externo. Isso pode dar uma melhorada na experiência sonora, se você for mais exigente.

De novo, os aparelhos empatam.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

Nenhum

Sistema


Para criar uma versão atualizada de um celular antigo, o mínimo a se fazer é colocar um Android mais novo. E nisso, a Xiaomi não decepcionou. Enquanto o Note 8 antigo ainda vinha com a edição 9 Pie do sistema do Google, o modelo 2021 já possui o Android 11, sob a interface MIUI 12.5.

Como o primeiro só ganhou uma atualização de sistema, você já terá um smartphone mais atualizado desde quando sai da caixa com o mais recente. Os recursos são compatíveis com os que você encontra em cada geração do sistema da Xiaomi, mas o de 2019 pode apresentar alguns problemas com gerenciamento de memória.

O modelo de 2021 anota mais um ponto.

Sistema bem atualizado?

Redmi Note 8 2021

Sistema será atualizado futuramente?

Redmi Note 8 2021

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Redmi Note 8 2021

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Desempenho


Se tudo parecia bem igual até aqui, no desempenho tivemos uma mudança grande. A chinesa decidiu trocar o Snapdragon 665 pelo Helio G85. Nos benchmarks, eles até se mostraram bem parecidos, mas o cenário muda completamente no nosso teste de desempenho.

O Redmi Note 8 de 2021 demorou mais de 40 segundos adicionais para concluir as etapas, na comparação com o modelo antigo. Isso aconteceu principalmente pelo multitarefas mais lento do celular recente. Pelo menos, ambos se mostraram bons para jogos e conseguem rodar todos os títulos sem problema.

O Note 8 de 2019 marca o ponto aqui.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Redmi Note 8

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Redmi Note 8 2021

Qual o processador mais atualizado?

Redmi Note 8 2021

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Se em desempenho, a mudança de hardware não deu muito certo; em bateria, a escolha pela MediaTek parece ter sido acertada. O aparelho da nova geração ganhou mais de três horas adicionais de autonomia e agora passa das 21 horas totais agora, como mostraram nossos testes padronizados.

Outra novidade foi no carregador. Os mesmos 4.000 mAh do dispositivo mais novo carrega em menos de duas horas, graças ao adaptador de 22,5 W. O acessório do mais antigo tem potência de 10 W e, por isso, precisa de quase meia hora a mais para sair da tomada.

Bateria é um ponto tranquilo para o Note 8 2021.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Redmi Note 8 2021

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Redmi Note 8 2021

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

O conjunto para fotos do Redmi recente vem com as mesmas quatro câmeras do mais antigo. A principal tem 48 MP e acerta mais no pós-processamento no celular de 2019, por causa do chip da Qualcomm. O mais novo peca na nitidez e exige imagens na resolução máxima para diminuir as perdas.

A ultrawide sofre mais à noite no modelo de 2021, mas já não era o forte dela desde dois anos antes. A macro segue limitada de uma geração para outra, com baixa resolução e falta de foco automático. Já a lente de desfoque não decepciona e acerta de maneira satisfatória nos recortes dos dois smartphones.

É outro ponto para o Note 8 original.

Melhor conjunto de câmera traseira

Nenhum

Melhores fotos noturnas

Redmi Note 8

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Redmi Note 8 2021

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o Redmi Note 8

Da mesma forma que as fotos, os vídeos também ficaram piores na versão remasterizada do Redmi Note 8. Agora, o aparelho perdeu a capacidade de filmar em 4K, como era no passado. Ao menos, não houve cortes na estabilização eletrônica, que reduz bem os tremidos, nem no foco ágil presente na dupla.

É outro ponto para o Note 8 antigo.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K?

Redmi Note 8

Melhor foco

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Redmi Note 8

Fotos tiradas com o Redmi Note 8 2021

Na câmera frontal, o mesmo sensor presente no Redmi original é encontrado também no Note 8 2021. Na prática, as selfies atuais têm a mesma qualidade de antes, sem grandes problemas no pós-processamento da MediaTek. A riqueza em detalhes baixa somente à noite, só que não é diferente do que já conhecíamos desde 2019.

O quesito selfies termina com um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Nenhum

Melhor selfie

Nenhum

Preço

O Redmi Note 8 do passado chegou de forma oficial ao Brasil, na parceria da Xiaomi com a DL. Hoje, ele pode ser encontrado a um preço sugerido de R$ 1.700, mas no varejo está na faixa de R$ 1.100.

É o mesmo valor que aparece a versão 2021 do modelo, mesmo antes de ser lançado pela fabricante no país. Com os dois no mesmo custo, acaba sendo mais negócio pegar o celular recente, já que terá um suporte para o sistema por mais tempo.

O último ponto vai para o Note 8 da geração atual.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Redmi Note 8

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Redmi Note 8 2021

8.1 Hardware
7.6 Custo Benefício

Redmi Note 8

Comparar Aviso de preço
7.7 Hardware
8.7 Custo Benefício

Redmi Note 8 2021

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O placar bem próximo demonstra como não temos grandes diferenças entre o Redmi Note 8 original com a sua versão remasterizada. Outro exemplo da falta de evolução esteve na quantidade de empates: foram três quesitos que terminaram sem um vencedor.

Em termos gerais, o modelo de 2019 ainda consegue ser superior no desempenho e na performance das câmeras traseiras. Os benefícios de ter um chip da Qualcomm ficam evidentes no Comparativo. Por outro lado, o de 2021 acerta mais na bateria e tem uma conectividade Bluetooth melhorada. Sem contar o sistema mais novo, para uma longevidade maior.

RESULTADO

Redmi Note 8: 6 PONTOS

  • Empate em tela
  • Empate em som
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Empate em selfies

Redmi Note 8 2021: 7 PONTOS

  • Melhor design
  • Empate em tela
  • Empate em som
  • Melhor software
  • Melhor em bateria
  • Empate em selfies
  • Melhor custo-benefício

Queremos ouvir a sua opinião: você também acha que as evoluções foram discretas, ou acredita em um grande avanço nos dois anos de diferença entre os celulares? Diga aí no espaço abaixo.

(atualizado em 28 de novembro de 2021, às 11:36)

48

Comentários

Redmi Note 8 vs Note 8 2021: nada mudou depois de dois anos? | Comparativo
  • Galera invocada pq o celular não "evoluiu" nas especificações. Eu vejo que evoluiu no preço, pra mim isso é o mais importante.

    Uma diferença de 200 reais pode passar despercebida pra muitos pq "é só 20%". Mas continua sendo R$200! Dá pra comprar um headset maneiro com esse valor, ou um SSD, etc...

    Além disso, vejo muito preconceito contra o Mediatek pq eram processadores meio ruins antigamente, mas, hoje estão bastante competitivos.

    Não existe celular ruim. Só existe celular fora do preço.

      • Fuja do Mediatek

          • Hmmm%u2026 Faz mais sentido comprar logo o Redmi Note 10, não?
            Acho principalmente o visual do Note 8 muito bonito. Mas eu acho que esse reboot merecia uns incrementos mais marcantes do que o que colocaram aí.

            • Redmi Note 8 é um lixo, já tive um e só serviu pra dar dor de cabeça, com 6 meses de uso começou a apresentar a tal retenção, e a MIUI 12 transformou ele em uma carroça, nunca mais achei que eu iria ver um celular tão lento igual ao iPhone 4s com o iOS 9, mas me enganei, ele conseguiu ser mais lento ainda, fora a bateria, que desde a 11 não durava muito

              Meu atual iPhone 6 pode não ser melhor do que ele em números, mas dá uma surra nessas 2 versões na prática...

                • Peço desculpa por discordar amigo, mas acho que teve foi muito ma sorte com o telemóvel que comprou, acontece! Eu tenho um desde que ele foi lançado e não tive nenhum tipo de problema em dois anos de uso, e será o meu telemóvel pessoal por mais outro tanto tempo se tudo correr bem!! Em termos de comparação, o iPhone não se pode por nem perto, leva uma coça, pelo menos até ao 8 ou ao 9...... é pena que tenha tido uma ma experiência, mas posso assegurar que é um caso bem raro amigo!

                  • Então uma coisa que estava me deixando puto com a Miui 12 era que o sistema não segurava e fechava apps de forma agressiva e o problema era..
                    O app de temas.
                    Eu tirei a opção de economia dele, coloquei para ele ficar ativo sempre, pronto, foi da água para o vinho o meu Redmi S2 parou de finalizar app segura até 3 apps sem fechar e tá muito mais estável..
                    Se tem noção que não conseguia abrir o teclado do Google nativo do sistema para comentar pois o app de temas tava bugando o sistema e a Miui fechando tudo por causa do uso do temas..Q locura agora parece que está bem estável.

                      • E o Redmi S2 já é antigo, MIUI 12 não vai rodar nele de jeito algum, só downgrade pra MIUI 9 ou 10 mesmo, e pra não fazer a mesma besteira do que eu desliga o Wi-Fi dele a noite...

                        • Aqui fiz de tudo e não parava de travar, ainda quase perdi 2 noites de sono fazendo downgrade pra MIUI 10, tudo isso pra no dia seguinte atualizar pra esse lixo de MIUI 12...

                        • Interessante,achava que o 2021 seria pior, mas são equivalente até mesmo o novo sendo em alguns pontos melhor que o anterior..
                          Quem quer um smartphone básico mas competente e uma boa escolha.

                            • O foda é q ambos estão caros ainda

                                • O comparativo do s21u contra o miERda 11 ultra?

                                  • Que merda hein

                                      • pra tu ver , a xiaomi poderia atualizar o redmi note 2019 para o android 11 mas nao fez por que nao quis ! mas ai a ganância fala mais alto , esse negocio de lucro a 5% é conversa pra boi dormir , esse redmi vai ser outro que será abandonado pela xiaomi , mas o importante é "conplar balato sem galantia "

                                          • Redmi Note 8 não aguenta nem a MIUI 12 sem travar, quem dirá o Android 11, pra mim ele deveria receber o Android 10 baseado na MIUI 10 e ponto.

                                              • Garantia no Brasil?
                                                Tá precisando comprar e acionar para sentir na pele o que e "garantia no Brasil"..
                                                No começo do mês tive de trocar um produto cheio de problemas, e cadê a garantia? Depois de muito sufoco consegui o dinheiro de volta..
                                                Desculpa mas só crianças acham que garantia serve para alguma coisa nessa terra de bananas..

                                                • Na verdade, ele vai ser atulizado pro android 11, estou usando a versão estavel dela, na xiaomi.eu

                                                    • Faz isso não amigo, o desempenho dele no Android 11 deve estar pior do que o do Gran Prime...

                                                        • Estou até vendo o Android no note 8 e deixar uma carroça...

                                                            • Pois é, por mim a Xiaomi poderia desistir dessa imitação da finada TouchWiz e investir no Android One...

                                                                • Não sei se vc sabe mas a miui veio antes da Xiaomi criar o primeiro smartphone, o problema atualmente é que quem cria a versão global desde a 10 são os indianos e está uma merda, a miui chinesa e muito melhor que está versão genérica global feita pelos indianos

                                                                    • Sério? Nunca testei a China(nunca usei versão chinesa de Xiaomi), só a global, e sinceramente, prefiro bem mais o meu iPhone do que passar raiva com aquela MIUI

                                                                      A 10 foi a última que prestou na minha opinião.

                                                                      • Cara, tu não cansa de ser hater. Em todos os testes de bateria, você está lá falando TUDO errado por causa de uma experiência exclusiva sua. Errou todas as "previsões" de autonomia, quase um Olavo de Carvalho.

                                                                          • Não é ser hater, e sim estou alertando a todos sobre essas b*st*s atuais da Xiaomi, compara a MIUI 9 com a 12 pra ver como ela regrediu em tudo, pra mim se a Xiaomi não melhorar na 13(ela poderia começar tirando essa cópia mal feita de iOS e voltando pro design da MIUI 8/9, depois otimizar o consumo de bateria, depois melhorar o software de câmera e por aí vai) vai acabar virando uma nova Samsung antes da reformulação das linhas...

                                                                            • Ela deveria investir melhor em software, porque além das ATT virem bugada, demora muiiitoooo. Os aparelhos são muito bons, mas peca muito no software. Eu tenho o X3 NFC, vou morrer e a ATT 12.5 e android 11 não sai. Pelo menos não está bugada, e parece mais ágil. Pelo menos no X3 PRO falaram positivo.

                                                                                • As pessoas são ansiosas demais...parece até que isso vai melhorar o smartphone 1000x.... não vai

                                                                                    • Eu não estou ansioso, porque já espero problemas, mas a 12.5 parece está menos bugada que a 12. Mas eu sei que não vai bombar de melhorias, mas deixando um pouco mais fluído e rápido, com menos peso que a 12, está ótimo...

                                                                                      • eu tenho o Poco X3 NFC há 6 meses e o celular tá um lixo, Miui 12 toda bugada, o app de câmera as vezes nem abre de tão horrível que o celular tá, não segura nem 3 apps aberto mesmo com 6gb de ram, nunca pensei que ia dizer isso mas vou pegar um iPhone pq tá ridículo isso aqui

                                                                                          • Redmi Note 8 estava do mesmo jeito aqui, tive que vender porquê não aguentei os bugs.

                                                                                              • Aqui está bem tranquilo, quase não tem bugs. Aqui segura vários apps, inclusive jogos quando preciso fazer várias tarefas simultâneas, mas sempre limpo a memória ram no app segurança. As vezes fica 1,8gb usando, quando limpo o celular fica até 30% mais rápido. O que é estranho, eu não deixo nenhum app de fundo, mas mesmo assim fica consumindo ram. Espera até a versão 12.5 e android 11, e ver se melhora. No X3 PRO falaram que está mais fluído e mais leve. Vamos ver se, né?

                                                                                                  • Aqui está bem tranquilo, quase não tem bugs. Aqui segura vários apps, inclusive jogos quando preciso fazer várias tarefas simultâneas, mas sempre limpo a memória ram no app segurança. As vezes fica 1,8gb usando, quando limpo o celular fica até 30% mais rápido. O que é estranho, eu não deixo nenhum app de fundo, mas mesmo assim fica consumindo ram. Espera até a versão 12.5 e android 11, e ver se melhora. No X3 PRO falaram que está mais fluído e mais leve. Vamos ver se, né?

                                                                                        • Tá com quase 1 mês que troquei o Redmi S2, pelo Redmi note 8 (2019). O salto é bem grande em quase tudo. Mas vou dizer. Sistema já tá quase abandonado. Versão do Android 10 e Miui, que por sinal tá bem brigada. Tiver que trocar ROM pela Xiaomi.eu. tirando os bugs tá versão global, ele ainda consegui ser um ótimo aparelho.

                                                                                          Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

                                                                                          Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

                                                                                          Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

                                                                                          Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo