LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TCL C635: combinação entre QLED e Google TV no mesmo produto | Análise / Review

31 de janeiro de 2023 2

A TCL C635 é uma Smart TV que chega ao Brasil para combinar uma série de tecnologias procuradas pelo consumidor, como imagem avançada e maior fluidez, mas sem cobrar o mesmo que concorrentes com configurações similares.

Será que esse conjunto de recursos faz o produto ser uma boa opção no mercado nacional? O TudoCelular testou uma unidade de 55 polegadas e conta todos os detalhes para você agora, nesta análise completa.

Design e controle

O design deste modelo não sai fora do padrão visto no mercado. Isso significa que temos um corpo bem fino, com apenas 81 mm de espessura do painel. Além disso, o peso não passa de 15,7 kg, quando está com a base montada. Por falar nela, a TCL preferiu um par de pezinhos do que um suporte centralizado.

Mesmo assim, o usuário pode escolher entre montá-los muito nas laterais ou um pouco mais ao centro. Eles se destacam no visual por terem uma cor prateada para combinar com a borda inferior do aparelho. Apesar disso, ambos são construídos de plástico. Caso você queira colocar na parede, aqui há o padrão VESA, para aceitar qualquer suporte comum do mercado.

O conjunto de portas desta TV fica de um lado, enquanto a saída de energia se localiza no outro. Uma ordem já observada em outros modelos da marca. A C635 oferece três entradas HDMI 2.1, para garantir os melhores recursos dos consoles de última geração.

Além disso, você também vai encontrar uma porta USB 3.0, uma USB 2.0, uma coaxial para antena comum, uma de áudio digital, uma auxiliar e uma RJ-45 para internet com cabo.

Na caixa, você encontra o manual de usuário, o cabo de energia, um adaptador da saída auxiliar para ligar um cabo RCA, fora o controle remoto e um par de pilhas.

Por falar no controle, este é o mesmo já visto na P635. Isso significa que você terá nele atalhos para vários streamings, como Netflix, Prime Video, Disney Plus e Globoplay, além da possibilidade de usar comandos de voz pelo botão de microfone. Mas disso a gente fala logo mais.

O acessório também traz uma tecla para entrar direto nas configurações e outra que permite alternar entre as diferentes fontes de entrada. No geral, ele não é tão compacto quanto o da Samsung, nem tão poluído como o da LG.

Tela e som

Um dos destaques deste modelo é a presença de um painel QLED na sua configuração. A presença de uma camada de pontos quânticos aprimorou o nível de brilho e tornou as cores mais vibrantes da tela. Ainda sentimos a falta de pretos mais profundos, mas nada que usuários menos exigentes vão sentir falta, já que o material está bem acima de um LED comum.

Lembrando que estamos falando aqui de uma TV com resolução 4K. Notamos uma alta qualidade em plataformas com conteúdos em Ultra HD. E mesmo os que são Full HD, o upscaling não decepciona para fornecer uma boa visualização.

Os streamings também contam com a tecnologia Dolby Vision, que aprimora as imagens exibidas e tornam as cores mais vívidas e fiéis ao original. A tecnologia sempre aparece no canto esquerdo quando ativada, assim como o Dolby Atmos na parte sonora.


E por falar em áudio, a TCL inseriu dois alto-falantes da ONKYO, que geram um total de 20 W de potência. Eles fornecem bom equilíbrio entre frequências, com uma leve baixa em relação aos graves.

De toda forma, você não terá distorção no volume máximo. O problema é que isso também impacta na potência do som, que fica abaixo do esperado para um televisor deste porte.

Google TV e apps

Este é mais um modelo da TCL equipado com o Google TV. A interface vem com uma série de recursos a mais do que uma Android TV comum. Logo de cara, você já verá uma integração com a Conta do Google, ao puxar configurações salvas nela para a própria televisão.

Sem contar que a configuração inicial é feita pelo app Google Home. Basta usar o seu celular para adicionar o dispositivo no seu celular e seguir os passos na TV para se conectar no Wi-Fi de quinta geração, se você não preferir por cabo, e instalar os seus aplicativos preferidos.


Com tudo devidamente gerenciado, o sistema flui muito bem no geral e se destaca pela facilidade de encontrar conteúdos do seu interesse. O próprio menu principal já traz algumas sugestões de filmes e séries de diferentes serviços de streaming, divididos por gêneros ou categorias.

Outra opção é pelo TCL Channels, uma plataforma da marca que reúne não somente alguns títulos sob demanda, mas também integra os canais ao vivo da Pluto TV. Falando em canais, a conexão de uma antena comum exige fazer a procura automática de canais, mas sem detectá-los de forma instantânea.

A presença do Google Assistente integrado se trata de outra facilidade deste televisor. Por meio de ativação por comandos de voz ou do próprio botão de microfone do seu controle, dá para pedir que o aparelho abra um aplicativo ou gere uma ação em outros dispositivos inteligentes da sua casa.

Testamos ainda vários dos principais streamings, para saber a qualidade de cada um. Alguns, como Netflix, Disney Plus e YouTube, o login funciona de forma integrada à sua Conta do Google. Já outros, como o Prime Video e Globoplay, demandam você entrar por leitura de QR Code.

Todos rodam bem, sem qualquer engasgo nem travamento. Mesmo o primeiro acesso não foi tão demorado como o esperado. A qualidade agrada, seja em conteúdos sob demanda ou em sinais ao vivo, como no caso das transmissões da ESPN pelo Star Plus.

Jogos

Por mais que não seja uma TV pensada diretamente no público gamer, algumas características prometem atrair esse público por aqui. Uma das principais é a taxa de atualização de 120 Hz, mas não de forma convencional.

A TCL utiliza a tecnologia DLG para melhorar a fluidez, por meio de redução da latência para evitar os borrões de imagens mais rápidas. Ainda que não seja a tecnologia nativa, até que essa ampliação funciona bem e permite uma suavidade maior na sua jogatina.


Lembrando que este televisor conta com portas HDMI na versão 2.1, como falamos no começo. É ela a responsável por explorar ao máximo os consoles de nova geração, com os ganhos na largura de banda. Testamos no PlayStation 5 e vimos imagens e som compatíveis com o que o videogame da Sony pode entregar em uma TV de ponta.

A TCL ainda oferece o Game Center, um aplicativo que oferece uma série de jogos para instalar e jogar diretamente na sua TV. Em alguns títulos, o celular pode virar o seu joystick. Mas não espere uma experiência tão satisfatória, tanto na fluidez quanto na qualidade do game em si.

Considerações finais

Afinal, o saldo é positivo para a C635? Entendemos que sim. Por mais que possa ser considerada uma Smart TV de segmento intermediário, há algumas características bem interessantes aqui.

Um deles se trata do painel QLED, que aprimora o contraste e o brilho, para uma exibição acima da média, apesar de os pretos não chegarem no nível de uma OLED. O som ONKYO completa o conjunto multimídia de alta qualidade, ainda que a potência não alcance o ideal. Outro destaque está nos 120 Hz de taxa, só que não espere da tecnologia DLG a mesma suavidade entregue por um painel com essa frequência de forma nativa.

Talvez a principal funcionalidade aqui seja a presença do Google TV. A interface da gigante de buscas facilita o acesso aos seus títulos preferidos, organiza bem as opções por gêneros e ainda integra uma série de entradas com a sua Conta do Google, para acesso mais rápido aos apps. Sem contar o Google Assistente, que possibilita controlar boa parte da sua TV por meio de comandos de voz.

Design finoControle com boa quantidade de botõesTela QLED com bom contraste e brilhoSom ONKYO de qualidadeSistema Google TVGoogle Assistente embutidoVariedade de apps
Áudio pouco potentePainel poderia ter preto mais profundoTaxa de 120 Hertz sem ser nativaBaixa variedade de jogos

A TCL C635 de 55 polegadas ainda não tem preço sugerido para mercado brasileiro. Entendemos que este é um produto para compensar na faixa de R$ 3.000. Assim, ficaria abaixo de rivais diretas como a QNED80, da LG, e a Q70, da Samsung, duas que fornecem a tecnologia de pontos quânticos, além dos 120 Hertz de forma nativa.

Você curtiu esta Smart TV que combinou QLED, 120 Hz, Google TV e som Onkyo em um mesmo produto? Compraria uma unidade dela para você? Comente à vontade aí no espaço abaixo.


2

Comentários

TCL C635: combinação entre QLED e Google TV no mesmo produto | Análise / Review
  • Se o controle for a economia da TCL... Irmão gêmeo do modelo P635.

      • Uma pena que não a ache para comprar. A C725 saiu de linha, só tem em uma loja e caríssima para o preço que estava três meses atrás. Essa do artigo só tem também em uma loja, caríssima também. Vou esperar um pouco mais para comprar, quero muito ter uma TCL.

          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas