
Lançamentos 05 Dez
07 de fevereiro de 2024 2
Em dezembro de 2023, a Huawei oficializou no Brasil o seu novo roteador Huawei WiFi AX3S, com foco no mercado B2B. O roteador promete Wi-Fi de sexta geração e outras tecnologias como seu destaque.
O que o cliente poderá encontrar com este produto? Como ele se comporta no uso prático? O TudoCelular testou uma unidade dele nas últimas semanas e relata em detalhes a você, nesta análise completa.
O AX3S chega com um design distinto dos “irmãos” AX3 e AX3 Pro. Ele tem um formato retangular mais plano, sem inclinação na superfície. Além disso, conta com quatro antenas externas, com duas na traseira e duas nas laterais.
O peso é de 324 gramas, o que se mostra bastante leve. Além disso, o corpo compacto contém as dimensões de 225 x 159,2 x 39,7 mm. Vimos neste modelo um produto bem adaptável a qualquer tipo de ambiente.
Ele vem no tom preto fosco, com um acabamento liso nos lados e na base, além de uma textura em linhas transversais na porção superior. Embaixo, ainda há duas entradas para suporte, caso queira pendurá-lo em uma parede.
Em cima, aparece o nome do dispositivo e um LED, que determina se o aparelho estiver reiniciando ou atualizando (vermelho), ligado (verde estático) ou se conectando a outro aparelho (verde piscante).
Já na parte de trás, ficam a entrada de energia e quatro portas Ethernet inteligentes. Elas servem como LAN ou WAN, a depender da sua necessidade, e são organizadas por números – de 1 a 4.
Ao lado dos conectores, também há o botão WPS. Ele serve para se conectar automaticamente com outros aparelhos compatíveis, para formar a rede mesh. Mas os detalhes desta característica, a gente conta logo mais.
Na caixa, você vai encontrar – além do roteador – o adaptador de tomada com fio, um cabo Ethernet e os manuais de usuário.
O Huawei WiFi AX3S pode ser instalado facilmente. Basta conectar o cabo de rede do seu modem nele e realizar toda a configuração inicial por meio do aplicativo AI Life – o mesmo utilizado para os fones de ouvido e os smartwatches da marca.
Ao tocar no símbolo “+” com o roteador já ligado, o app buscará o aparelho e permitirá a você escolher o nome da rede e a senha do Wi-Fi. Em poucos passos, já terá a interface em funcionamento.
O AI Life possibilita configurar o controle parental, para restringir o uso para crianças; criar uma rede separada para convidados; diagnosticar algum problema do produto; ou instalar atualizações de software.
Também há uma lista com os dispositivos conectados, para você saber a frequência que cada um está utilizando – 2,4 GHz ou 5 GHz –, bem como editar o nome de cada e até bloquear o acesso a um aparelho específico, caso não o reconheça.
Quando existem nós adicionais em uma rede mesh, cada roteador surge individualmente no aplicativo, com a possibilidade de saber em qual ponto está conectado cada aparelho na rede.
Um ponto que deixa a desejar é a falta de um gerenciamento mais avançado, principalmente aos usuários exigentes. Você não terá opções para mudar o canal da banda nem para ativar ou desativar tecnologias modernas, como Beamforming e TWT.
Essas opções mais minuciosas ficam restritas ao acesso por meio do código IP no seu navegador, ao digitar “192.168.3.1” no campo de URL. Por aqui, também dá para escolher as larguras da banda desejadas para cada frequência.
Este roteador entrega protocolo 802.11ax, o chamado Wi-Fi 6. A Huawei chama a tecnologia de Wi-Fi 6 Plus, com uma velocidade AX3000, composta por 574 Mbps na banda de 2,4 GHz e 2.042 Mbps na de 5 GHz.
Ambas as frequências são fornecidas em uma só rede – “Smart Connect” –, mas você pode selecionar para sempre priorizar os 5 GHz. Apesar de não aparecer no aplicativo móvel de configuração, há MU-MIMO e Beamforming ativado de fábrica neste modelo, para melhorar a comunicação entre dispositivos e distribuir melhor o sinal no seu ambiente.
E como o equipamento se comporta na prática? Nos nossos testes, feitos na plataforma Fast.com com uma internet TIM Ultrafibra no plano de 500 Mbps, o que vimos foi bastante positivo.
Fizemos testes em quatro ambientes, compostos pelo mesmo cômodo do roteador; 3 metros de distância, com uma parede no meio; 10 metros, com duas paredes; e 6 metros, em ambiente completamente fechado.
Notamos que a velocidade de download sobe de maneira mais lenta neste roteador, mas chega sem dificuldade no máximo contratado no mesmo cômodo. Já no segundo cenário, praticamente não houve queda no download, porém já vimos uma baixa expressiva no upload de 250 Mbps para 120 Mbps.
Quando vamos para o cenário mais distante, a velocidade de download sofre mais e despenca para 100 Mbps, mas ainda se mantém nos 5 GHz. Para completar, o ambiente fechado em média distância sinalizou um corte pela metade da velocidade, só que sem afetar de maneira considerável a latência.
Um dos destaques do Huawei WiFi AX3S é o suporte à tecnologia EasyMesh, sem qualquer trava relacionada à marca. Isso permite que o roteador possa sincronizar com outros roteadores compatíveis, mesmo de fabricantes distintas.
Testamos com alguns equipamentos para ver como isso funciona. Nos casos do Mercusys MR60X e do Twibi Force Plug, basta apertar o botão de WPS do AX3S quando o modelo concorrente estiver buscando rede pela primeira vez, próximo ao nó principal, para que a conexão aconteça.
Mesmo com a rede mesh aqui, sentimos uma dificuldade de manter o nó secundário na rede quando colocado distante. O equipamento da Mercusys reiniciava com frequência, enquanto o da Intelbras se desconfigurava quando algum PC era conectado no cabo.
Também tentamos com o Google Wifi e o Twibi Force AX. O primeiro não “conversou” com o roteador da Huawei, pela falta do EasyMesh. Já o segundo foi encontrado, mas a configuração não leva a uma rede mesh, e sim o coloca como repetidor do principal apenas.
Apesar de ter essa interoperabilidade com outras marcas, a melhor situação que vimos foi com o “irmão” Huawei WiFi AX3. Assim que este é ligado, o AX3S já o identifica e inicia a configuração sem a necessidade de apertar o botão WPS.
O funcionamento também ocorre com perfeição mesmo em PCs ligados via cabo no nó secundário. Já a velocidade apresenta sua queda normal, mas você ainda conseguirá ter algo entre 200 e 300 Mbps, quando posicionado a uma distância de cerca de oito metros.
O Huawei WiFi AX3S se mostrou uma boa opção para quem deseja um roteador com Wi-Fi 6 para banda larga de alta velocidade. Em poucas etapas, você vai ter o equipamento devidamente configurado, de maneira descomplicada. O usuário mais exigente vai sentir falta do gerenciamento avançado no aplicativo, porém as opções aparecem ao acessar a plataforma pelo IP do roteador no navegador.
O design agrada por ser compacto e leve, além de ter a possibilidade de pendurar na parede. As antenas são bem distribuídas e, apesar de ampliar o volume nos lados, dá para manter a aparência elegante e adaptável em qualquer ambiente.
Na parte prática, não tivemos grandes problemas. A velocidade se comporta bem até uma média distância, com uma latência que não compromete a experiência do usuário. Mas quando a distância já aumenta, recomendamos usar um nó secundário para não deixar perder tanta velocidade.
Por falar em rede mesh, a compatibilidade com o protocolo EasyMesh funciona na hora de conectar outros dispositivos, mas isso não chega a acontecer de maneira perfeita. Cada aparelho de marca distinta demonstrou alguma dificuldade. Portanto, na dúvida, vale investir em pontos extras da mesma marca.
A Huawei lançou inicialmente este roteador no Brasil apenas para o mercado B2B, mas com a confirmação ao TudoCelular de que ele ficaria disponível também ao consumidor final em breve. No momento de publicação desta análise, o modelo pode ser encontrado para compra na loja oficial da marca no Mercado Livre, pelo preço sugerido de R$ 339.
E o que temos de alternativas interessantes na concorrência? O Archer AX12 é um pouco mais barato e entrega um design também compacto e leve, com texturas em cima. O modelo da TP-Link tem Wi-Fi 6 e fácil gerenciamento por app, porém a velocidade dele é limitada a AX1500.
Já o Twibi Force tem as mesmas limitações do Archer AX12 na velocidade, mas conta com um design mais moderno, ao apresentar um corpo circular com antenas externas. Ele também possui Wi-Fi 6 e pode ser encontrado em kit com até três dispositivos. Só que o AX3S ainda oferece uma experiência mais estável.
Por fim, se você gosta da interface de gerenciamento da chinesa, o Huawei WiFi AX3 é uma opção mais em conta no custo, com um visual moderno – entretanto um pouco maior – e a mesma velocidade AX3000 encontrada no AX3S.
Qual é a sua avaliação sobre o novo roteador Wi-Fi 6 da Huawei para o mercado brasileiro? Comente conosco!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários