
Tech 14 Jan
05 de fevereiro de 2025 33
Neste ano de 2025, foi sancionada uma lei que proíbe celulares na escola do Brasil. Apesar de ter apoio de 86% dos brasileiros, segundo pesquisa, também há várias pessoas contrárias à decisão. Ao menos, é o que mostra uma petição online contra o banimento dos aparelhos dentro das instituições de ensino.
O abaixo-assinado foi feito pelo professor e influenciador Luís Rodrigues, dono do perfil @olha.professor nas redes sociais. Ele agora já passa de 1,5 milhão de assinaturas de pessoas que concordam com o documento.
O documento virtual pede uma revisão da nova norma, para que sejam feitas mudanças que não proíbam por completo os celulares nas escolas, e sim haja uma “regulamentação pedagógica e gradual”, inclusive com integração da tecnologia no ensino. Um dos argumentos para isso se trata da falta de estrutura das escolas para o armazenamento dos dispositivos.
A sugestão do professor ainda inclui “atividades de conscientização e prevenção ao cyberbullying”, bem como outras ações que ajudem os estudantes na hora de detectar golpes online e Fake News.
Vale destacar que a Lei Federal 15.100, que decretou a proibição dos smartphones em unidades de ensino, já prevê a utilização deles em algumas atividades pedagógicas e didáticas, bem como a liberação de uso para acessibilidade ou inclusão.
Contudo, em resposta à Folha de S.Paulo, o Ministério da Educação descartou qualquer chance de alterações na legislação e reforçou que as escolas possuem autonomia para a estratégia de implantação da regra até o começo do ano letivo.
E aí, qual é a sua opinião sobre o uso de celulares em instituições de ensino? Diga para a gente!
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários