LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android M conta com novo recovery que permite instalar atualizações do sistema

02 de junho de 2015 21

O Android é um sistema de código aberto que permite que o usuário possa modificar o que não gosta no sistema. Grande parte destas alterações acontecem via recovery, no entanto, a solução que vem por padrão acaba sendo muito limitada, o que faz com que muitos partam para opções alternativas, como o ClockworkMod ou TWRP. A partir daí é possível mudar o kernel ou mesmo a ROM completa e instalar outra alternativa como CyanogenMod. Com o Android M, Google resolveu ampliar o suporte com seu recovery, mas não espere ter todas as ferramentas que você encontraria em soluções alternativas.

Ao entrar no recovery do Android M é possível encontrar três novas opções: Apply Update from SD Card, Mount /system e Recovery logs. Com a possibilidade de instalar um update via SD permitirá fazer uma atualização sem a necessidade de usar comandos via ADB, mas esta opção ainda continua disponível. No entanto, um erro ocorre ao tentar executar esse comando no Nexus 5, talvez por não contar com cartão microSD, onde o recovery não consegue encontrar a partição. Talvez a novidade possa ser melhor aproveitada pela linha Android One que conta com expansão de memória. Além disso, os smartphones das fabricantes parceiras da Google também poderão tirar proveito da novidade – especialmente a Motorola que não modifica radicalmente o Android como as demais.


A segunda opção é voltada mais para uso de ferramentas de depuração via USB, já que normalmente não é possível acessar a partição do sistema quando o mesmo não estiver iniciado. Com isso, basta acessar o recovery e montar a partição para ter acesso a mesma com uso de ferramentas dedicadas. Este recurso é mais voltado para usuários avançados, que saberão o que fazer especialmente em caso de emergência quando algum problema impedir o seu sistema de ser iniciado.

Por último, temos o registro de log. Novamente, essa novidade será mais importante para usuários avançados que poderão saber tudo o que acontece em segundo plano ao iniciar o sistema. Essa medida é importante quando o Android não consegue ser iniciado corretamente, assim o log irá mostrar qual processo ou serviço está com problema para ser executado. Como estamos diante da versão Preview do Android M, o recovery da Google poderá ganhar ainda mais recursos em sua versão final. Isso mostra que a empresa está dando novas ferramentas para os usuários que gostam de pôr a mão na massa e modificar os seus smartphones. Claro, ainda não é possível instalar uma ROM ou kernel alternativo, mas quem sabe isso não seja liberado futuramente?


21

Comentários

Android M conta com novo recovery que permite instalar atualizações do sistema
  • Antes eu conseguia acessar arquivos zip através do recovery sem ter root ou TWRP mas depois de umas atualizações de sistema ele da um erro dizendo que o procedimento foi abortado

      • Cara, é um absurdo a Google dificultar o acesso ao root pelo usuário. Pelo que entendi lendo um artigo do AndroidPIT sobre a dificuldade de burlar os mecanismos de segurança do Lollipop, visando o combate ao root, a Google é a responsável direta. Caramba, o aparelho é da pessoa ou é alugado? Se for alugado, beleza. Mas se não for o usuário não pode ser tolido de fazer o que quiser. Rootear o aparelho pode trazer consequências graves se não for bem feito, o fabricante deixa isso bem claro e dane-se. Se o aparelho estragar por conta do uso indevido do root, aí é problema do usuário. Sou favorável sim os fabricantes criarem sistemas de detecção de alteração indevida.

        O que não pode é o fabricante entulhar nossos aparelhos com tranqueiras, inclusive impedindo a desinstalação das mesmas.

          • NO625, O alvo não é realmente dificultar o acesso root pelo usuário, mas tentar bloquear tentativas de obter esse acesso por código malicioso.Um APK de origem duvidosa (algumas pessoas ainda fazem isso... É tão "corajoso" quanto sexo com um(a) desconhecida(o) sem camisinha) pode conter um exploit que consegue obter acesso root. A partir daí, ele pode contornar qualquer medida de segurança no seu sistema. Resultado: usuários lesados, companhia e/ou fabricante responsabilizados e mais munição para os trolls e sua campanha "android ninho de vírus".

              • E desinstalar eu acharia bacana mas tbm penso como empresa, é disso que a Google vivi, seus apps e o que vc consome deles, se vc desinstala eu perco dinheiro, pois com o Android em sí eu n ganho tbm nada, mas todo ano to lá gastando milhões com desenvolvimento e equipe pra vc atualizar e ter seu aparelho mais seguro, rapido, com novas features e consumindo menos.

                  • Ok, então microsoft com o WP, Apple com o Iphone, Firefox OS e ubuntu Touch além do BB teriam que pensar da mesma forma. Mas não é bem assim que funciona né.O produto É DELA o aparelho quem comprou foi vc aceitando isso ou não, vc comprou. Quer estragar ou melhorar conforme sua vontade, blz, mas eu não vou melhorar isso pra ngm pois é uma questão de SEGURANÇA IMPEDIR O ROOT. Pense além, thanks.

                      • Concordo!!!E de responsabilidade de cada usuario fazer o que bem entender com o seu aparelho, e dele, comprou e pagou!.

                          • dependendo do aparelho basta um aplicativo simples como o king root para fazer a operação

                              • KingO Root e o melhor. O King costuma dar problemas.

                                  • Ah, pelo menos é uma opção para o usuário, né?

                                      • tem muitos apps de root,não é possível que um não funcione com o seu celular

                                          • Na boa, não quer disponibilizar o acesso ao root no dia-a-dia? Desenvolva um "modo de segurança" oferecendo o ambiente propício para fazer o root com funcionalidade padrão limitada, só para o usuário fazer as alterações sensíveis, desinstalar apps, ajustar parâmetros de hardware ou algo assim. Ou então libera direto e se o usuário danificar, ele que se dane e que compre outro celular.

                                            O Android deveria ser baseado em outro sistema que não o Linux, pois no Linux você pode literalmente destruí-lo se for sua vontade expressa.

                                          • Mas não tem que ter essa de "dependendo do aparelho". Ou funciona em todos ou em nenhum.

                                              • alumas fabricantes, como a Motorola, bloqueam o bootloader para as pessoas não fazerem root

                                                Então elas pegam e fornecem um formulário no seus site para debloquear-lo, porém ao fazer isso vc perde garantia ( na teoria, pis na pratica muitas pessoas conseguiram levara e arrumar seus smartphones na assistência com o bootloader desbloqueado)

                                          • muito bom,o android M ta se superando

                                              • 90% dos usuários não farão isso, pois não sabem mexer no sistema, então só servirá aos 10% que mudam o sistema por não estar satisfeito como ele foi projetado pela Google, é a minha opinião, a gente só muda algo quando não estamos satisfeito.

                                                  • ..............................

                                                      • Acontece que SDcard também se refere a memória interna. Os dois são SDcard. Só que um é interno e o outro é externo. Até nas custom Recovery tem essa opção, e quando selecionado é que fala se vc quer instalar do interno ou do externo, se não me engano.

                                                          • Sabemos disso, mas a fonte comentou que no Nexus 5 dá erro ao selecionar a partição do SDcard. Talvez seja um problema por ainda estar em estágio beta, mas o mesmo comenta que o caminho pode estar atrelado ao cartão externo (que não existe no Nexus 5).

                                                              • Me desculpe, mas eu entendi que se tratava apenas de uma função para cartão externo, onde o Nexus 5 não se beneficiaria, aliás, nenhum Nexus até agora. Sobre o não funcionamento, com certeza é porque ainda é uma versão Beta. Aliás, é a primeira versão Beta, portanto, é natural que ela não funcione. mas irá funcionar para todos os dispositivos com ou sem SDcard externo. Isso se a Google não desistir da função, claro. Digo, na próxima atualização, ela pode nem existir mais. Ou continuar inativa, ou funcionar, quem sabe? Só a Google mesmo é que sabe o que vai fazer com essa função.

                                                              • talvez possa instalar uma rom ou ate mudar o Kernel no futuro

                                                                  Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                  Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                  Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                  Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas