LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YotaPhone 2, celular de tela dupla, troca 'Android americano' pelo SailFish

30 de junho de 2015 6

YotaPhone é uma companhia russa responsável pela produção de um dos celulares mais curiosos no atual mercado de telefonia móvel. Entretanto, seguindo os padrões impostos pelo governo de sempre buscar a adoção de tecnologias "não americanas" (e por "americanas" lê-se "dos Estados Unidos da América"), abandonará completamente a utilização do Android, que como todos sabem, pertence à Google, companhia sediada nas terras do Tio Sam. Desta forma, quem será a nova parceira da empresa será a Jolla, disponibilizando o sistema operacional SailFish OS a partir de agora.

YotaPhone 2 com seu inusitado sistema de dois displays. Nota-se a presença do Android em unidades que já foram vendidas, mas, a partir desta semana, SailFish será a plataforma padrão

Jolla é uma companhia finlandesa que "nasceu" ao disponibilizar projetos interessantes para financiamento público no Kickstarter, incluindo um smartphone e um tablet com o ambiente virtual SailFish. A plataforma foi desenvolvida para dar mais liberdade às fabricantes que optarem por utilizá-la, usando artifícios para rodar aplicativos do Android e até instalar os serviços da Google após algumas etapas técnicas, portanto a substituição dos softwares não afetará quem realmente entende do assunto. Partindo desta semana, todas as unidades produzidas pela YotaPhone contarão com a novidade.

Até o Tizen, elaborado pela equipe de programadores da Samsung, foi cotada para eliminar do robozinho, porém a decisão de 'abraçar a causa' da Jolla parece ter agradado a todos os envolvidos na investida contra a gigante de Mountain View. Interessante será acompanhar como a empresa localizada na Rússia irá lidar com os exemplares que já possuem o Android instalado de fábrica. Liberar uma atualização para substituir o sistema operacional é uma das possibilidades, mas custaria dinheiro e infraestrutura, então a mesma pode deixar as coisas como estão para quem já adquiriu um YotaPhone.

Uma das várias interfaces encontradas Sailfish OS. O sistema operacional preza a facilidade de modificação e a liberdade de interação. Será uma boa substituição do Android?

YotaPhone atualmente está em sua segunda geração, chamando atenção pelo seu inusitado conjunto de duas telas, trazendo especificações intermediárias como display principal de 4,3 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels), visor secundário de 4,3 polegadas com resolução qHD (640 x 360 pixels) monocromático, 2 GB de RAM, chipset Qualcomm Snapdragon 400 com CPU de dois núcleos rodando a 1.7 GHz, 32 GB de memória para o armazenamento interno, câmera principal e frontal de 13 e 1 megapixel, respectivamente, bateria de 1.800 mAh e Android 4.2.2 (Jelly Bean) como sistema operacional.

Ironicamente, YotaPhone 2 já está disponível nos EUA, saindo das lojas por US$ 500, ou R$ 1.562 na cotação atual do dólar, desconsiderando os impostos brasileiros. Não há previsão de estreia em mais países, infelizmente.


6

Comentários

YotaPhone 2, celular de tela dupla, troca 'Android americano' pelo SailFish

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas