
Android 06 Jul
07 de julho de 2016 14
Estão circulando diversos rumores sobre o recém-lançado - em algumas regiões - jogo Pokémon Go. A história de treinadores que vão parar em uma delegacia é real, como contamos aqui. Mas há outras, como a possível exclusão permanente de jogadores que estão instalando e acessando o jogo de maneira alternativa fora das regiões onde o app está liberado. Outro rumor é uma notícia falsa alegando que uma pessoa teria morrido enquanto tentava capturar um monstrinho.
Diversos usuários no Twitter estão relatando que Nintendo, The Pokémon Company ou a desenvolvedora Niantic estão realizando uma busca por usuários que não estão na Austrália, Nova Zelândia ou Japão e instalaram o Pokémon Go de maneiras alternativas e banindo a conta do Google ou, pior, o dispositivo. No entanto, uma verificação realizada pelo site Eurogamer.net não conseguiu detectar nenhum caso real de usuário banido.
Um usuário do Reddit, que alega ter sido banido por burlar checagens de localidade e inscrição no programa de beta testers do jogo, escreveu que não vale a pena correr o risco de sofrer uma sanção dessas para jogar Pokémon Go com algumas semanas de antecedência. Nenhuma das empresas se manifestou sobre o assunto ainda.
Não que alguém vá ler isto, mas como um vetado a ingressar, vou atirar meus dois centavos: por favor não burle, ou baixe o APK ou registre uma Apple ID falsa para tentar conseguir o acesso antecipado em sua região. A Niantic costumava vetar pessoas por hackear, e seria uma pena descobrir que muitos novos treinadores repentinamente foram banidos. O processo para retirar a sanção é longo e árduo, e não vale a pena.
Além do perigo de ter a conta ou o aparelho banido, um especialista em segurança também escreveu sobre os riscos de instalar aplicativos de sites de terceiros em um dispositivo. Entre os riscos, temos a possibilidade de o arquivo estar infectado por malwares ou vírus. O jogo pode até funcionar, mas problemas como instalações de apps em segundo plano que acabam com o plano de dados, encurtam a vida da bateria e podem roubar dados é grande.
Os arquivos .apk que estão em vários sites na internet não possuem realmente nenhum controle. Embora a loja de aplicativos do Android não realize uma checagem completa de apps submetidos, a comunidade faz e eles são capazes de dizer quais são bons ou não. Se você instalar um .apk do site de alguém, você está aceitando a palavra deles de que não vai te infectar. É um grande risco a tomar", escreveu o usuário Lee Munson, no fórum Security-FAQ.
Brasileiros estão compartilhando no Facebook uma notícia do jornal O Globo de que um treinador Pokémon teria morrido ao cair de uma janela tentanto capturar um monstrinho. O título mostrado no Facebook é falso. O texto original é de um embaixador que, de fato, morreu ao cair do 11º andar de um prédio em Copacabana. A polícia acredita que ele caiu ao se apoiar em uma cadeira para pegar um livro.
É bom lembrar que o Pokémon Go sequer está liberado para o público brasileiro. Uma ferramenta de desenvolvedores no Facebook permite que o usuário altere título, descrição e até a imagem de um link que vai postar na rede social. Portanto, mesmo com link de fonte confiável, o correto é sempre checar se a notícia está realmente dizendo aquilo que a postagem promete.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários