LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CyanogenMod 14.1 com base no Android 7.1 Nougat tem desenvolvimento anunciado

27 de outubro de 2016 39

Ainda em agosto vimos que a equipe de desenvolvedores responsável pela CyanogenMod "oficial" estava trabalhando com a versão 14 da ROM, dando assim esperanças para quem possui um dispositivo Android que não receberá a edição Nougar pelas mãos da própria fabricante. Pouco tempo depois, entretanto, foi informado que a Cyanogen Inc. estava reduzindo ao máximo seus investimentos na customização, fazendo com que o desenvolvimento voltasse a ser quase que exclusivo por parte da comunidade independente.

Ao que parece a falta de capacidade (ou interesse) da Cyanogen Inc. não vai prejudicar de maneira alguma a chegada da nova versão da CyanogenMod aos usuários, pois em uma nova publicação feita através do blog CyanogenModItalia foi possível percebermos que a ROM alternativa está sendo desenvolvida de maneira acelerada, levando inclusive em consideração já a nova edição 7.1 Nougat lançada recentemente pela Google para sua linha Pixel.

Segundo revelado, a CM14 teve seu desenvolvimento avançado de maneira muito mais veloz do que em anos anteriores, principalmente graças ao CMSDK que permitiu "pular" um grande número de linhas de código. Graças a isto, ela atualmente já é considerada estável o suficiente para passar para sua fase nightly, porém um problema persistente relacionado às permissões para acesso à câmera, especificamente na gravação de vídeos, acabou fazendo com que ela não pudesse ser disponibilizada.

O CyanogenMod nightly não pode sair para um dispositivo, se não há certeza de ter todo o hardware funcionando perfeitamente. Isto inclui a gravação vídeo. Pensando que alguém poderia dizer: "É open source, com um pouco de código isto se encaixa a todo o novo método do Android N". Infelizmente não. Tal alteração deve ser feita pela OEM pois as mudanças devem ser feitas em partes das quais não existem fontes disponíveis publicamente.

Devido a este empasse, os responsáveis pela CyanogenMod resolveram parar no decorrer dos próximos dias o desenvolvimento da CM14, buscando adiantar a criação da CM14.1 com base no Android 7.1 Nougat já disponível para a linha Pixel. Isto daria a eles tempo de sobra para trabalhar em conjunto com as fabricantes na adaptação dos drivers para dispositivos específicos que tiveram problemas com a edição anterior, fazendo assim com que tudo pudesse funcionar perfeitamente.

CM14 "oficial" não chegará sequer à fase nightly

Infelizmente, não há qualquer previsão para que as primeiras ROMs nighly da CM14.1 sejam disponibilizadas, principalmente devido à imposição de muitas fabricantes em não liberarem o firmware para seus dispositivos. Ainda assim, os desenvolvedores esperam que com base nos códigos AOSP seja possível criar algo minimamente estável e que permita o funcionamento de todas as ferramentas básicas dos aparelhos, dando assim uma sobrevida para aqueles abandonados por suas companhias.

Enquanto o desenvolvimento da CM14 está parado e a CM14.1 ainda não sair, será necessário se contentar com a CM13 já disponível há algum tempo em nightly para um grande número de modelos, seja de maneira oficial ou através de portes feitos por desenvolvedores independentes de fóruns como o XDA-Developers.


39

Comentários

CyanogenMod 14.1 com base no Android 7.1 Nougat tem desenvolvimento anunciado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas