![Google Pixel XL enfrenta Galaxy S7 Edge em novos testes de câmera e velocidade [vídeo]](https://css.tudocdn.net/new_files/img/shim.gif)
07 Novembro 2016
07 de novembro de 2016 10
Praticamente qualquer flagship atual conta com leitor biométrico para permitir ao usuário acessar o sistema, fazer login em determinados serviços ou autorizar uma compra via Android Pay ou Samsung Pay. No entanto, algumas empresas adicionam funcionalidades variadas ao leitor biométrico para permitir que seja possível interagir de forma diferente com o sistema.
O Google Pixel é um grande exemplo disso, o novo smartphone com Android puro permite que seja possível acessar suas notificações ao deslizar o dedo sobre o leitor biométrico na traseira do aparelho. Esta novidade, infelizmente, não foi liberada para os smartphones da linha Nexus que receberam a prévia do Android Nougat 7.1, e Google explicou que o recurso pode continuar exclusivo dos smartphones Pixel.
Enquanto Google não decide se libera ou não o suporte a gestos para os smartphone da linha Nexus, desenvolvedores do fórum XDA resolvem este problema com um simples aplicativo que pode ser instalado em qualquer smartphone com Android Nougat ou Marshmallow, o Fingerprint Quick Action.
Para ter o Fingerprint Quick Action funcionando em seu smartphone você precisa apenas liberar o acesso ao controle de expansão de notificações. Isso será feito em 'Configurações > Acessibilidade' tocando em 'Fingerprint Quick Action' e depois ativando o recurso no topo da tela.
O mais interessante deste aplicativo é que não é preciso ter acesso root para liberar o uso de gestos com o leitor biométrico de seu smartphone. Apenas a opção “work-around for Fingerprint to Unlock” que simula o botão de energia do aparelho para ligar a tela quando você toca no leitor biométrico que necessita deste acesso mais profundo.
Há duas opções para controle por gestos: a primeira permite escolher um comando a ser executado quando o usuário toca no leitor biométrico, enquanto a segunda permite escolher outro comando a ser executado quando se desliza o dedo sobre o leitor.
As opções “Respond to enrolled fingerprint only” bloqueia para que os gestos realizados no smartphone sejam reconhecidos apenas por digitais cadastradas no aparelho. Enquanto a opção “Foreground service" impede que o gerenciamento de RAM do Android acabe encerrando o serviço do Fingerprint Quick Action e atrapalhando o uso do app – ao ativar esta opção uma notificação persistente será exibida.
O aplicativo pode ser conferido em tópico dedicado no fórum XDA. Para ter o Fingerprint Quick Action em seu smartphone é só fazer a instalação manualmente. Caso nunca tenha feito isso antes precisará acessar 'Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas' para permitir instalar o app em seu Android.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários