
Aqui estamos com um confronto este os dois maiores rivais no mercado de smartphones: o atual modelo topo de linha da Samsung, o Galaxy S7 Edge, enfrentando o iPhone 7 Plus. Ambos têm uma missão: oferecer o que há de mais avançado em tecnologia móvel. No entanto, nenhum deles consegue executar tal tarefa de forma impecável.
O TudoCelular realizou um combate de velocidade entre o phablet da Maçã e o seu rival sul-coreano. Em nosso teste o iPhone acabou levando a melhor, mas será que o mesmo consegue superar o Galaxy S7 Edge no geral? O que importa para a maioria dos consumidores é qual aparelho oferece o melhor custo-benefício.
O Galaxy S7 Edge, por ter sido lançado no início do ano, já pode ser encontrado por valor muito abaixo do seu lançamento, que era R$ 4.299 na loja da Samsung. O iPhone 7 Plus de 32 GB chegou custando um pouco menos, R$ 4.099, mas ainda é encontrado com valor superior ao do rival da Samsung.

Ambos os smartphones oferecem uma ampla tela de 5,5 polegadas. No entanto, o Galaxy S7 Edge oferece uma curvatura nas bordas que dá uma maior elegância do que a tela plana do iPhone 7 Plus. Os dois modelos são feitos em metal, onde o smartphone da Samsung alia um acabamento em vidro na traseira, que além de acumular marcas de dedo, também deixa o aparelho frágil contra quedas.
O iPhone 7 Plus é o maior dos dois, mesmo contando com o mesmo tamanho de tela. As bordas exageradas do modelo da Maçã fazem o aparelho chegar a 158,2 mm de altura e 77,9 mm de largura. O Galaxy S7 Edge mede 150,9 x 72,6 mm. No entanto, o iPhone consegue ser mais fino com 7,3 mm contra 7,7 mm do seu rival. Por fim, o Galaxy S7 Edge consegue ser mais leve com 157g contra 188g do iPhone 7 Plus.
Além do diferencial da tela curva no Galaxy S7 Edge, o modelo da Samsung difere do seu rival da Apple por trazer a tecnologia Super AMOLED com uma resolução superior – Quad HD vs Full HD. Já o smartphone da Maçã mantém a mesma tecnologia IPS LCD das gerações anteriores.
Em temos de qualidade, ambas as telas oferecem excelente imagem. O Galaxy S7 Edge tende a saturar mais as cores reproduzidas na tela curva, mas Samsung permite que o usuário possa escolher níveis diferentes de saturação. Já a tela do iPhone 7 Plus oferece cores mais próximas da realidade, além de conseguir atingir um maior brilho quando no modo automático.
No geral, nenhum dos dois aparelhos deixa a desejar quando o assunto é qualidade de imagem. O lado negativo fica apenas para a bateria do iPhone 7 Plus que não permite assistir vídeos por muitas horas – ponto onde o Galaxy S7 Edge realmente se destaca.
Ambos os modelos contam com chipset desenvolvido pelas suas respectivas fabricantes. No iPhone 7 Plus temos o A10 Fusion desenhado pelos engenheiros da Apple e fabricado pela TSMC. Este é o primeiro chipset quad-core da Maçã voltado para smartphones. Aqui temos um processador com quatro núcleos que trabalha na velocidade máxima de 2,23 GHz.
O Galaxy S7 Edge nacional, modelo usado para este comparativo, vem com o chipset Exynos 8890, que oferece uma CPU octa-core com velocidade máxima de 2,6 GHz (quando apenas dois núcleos estão em uso). No papel, a solução da Samsung deveria apresentar um maior desempenho por ter quatro núcleos a mais, mas em benchmarks o iPhone 7 Plus vence.
iPhone 7 Plus | Galaxy S7 Edge | |
Tela | IPS LCD de 5,5" FHD | Super AMOLED de 5,5" QHD |
Chipset | A10 Fusion | Exynos 8890 |
CPU | Quad-core de 2,23 GHz | Octa-Core de 2,6 GHz |
GPU | PowerVR seis núcleos | Mali-T880 MP12 |
RAM | 3 GB | 4 GB |
Memória | 32/128/256 GB | 32 GB com slot microSD |
Bateria | 2.900 mAh | 3.600 mAh |
Sistema | iOS 10 | Android 7.0 Nougat |
Dimensões | 158,2 x 77,9 x 7,3 mm | 150,9 x 72,6 x 7,7 mm |
O iPhone 7 Plus chega a passar de 150 mil pontos no AnTuTu, enquanto o Galaxy S7 fica na faixa dos 130 mil. Já no Geekbench, quando apenas um núcleo é testado, o modelo da Apple supera qualquer outro smartphone do mercado ao conquistar mais de 3 mil pontos. O S7, por outro lado, fica abaixo dos 2 mil pontos.
No uso geral ambos os modelos conseguem rodar sem nenhum problema o sistema operacional. O iOS sempre foi conhecido por sua excelente otimização, e na versão 10 não poderia ser diferente. A TouchWiz, por outro lado, sempre foi criticada neste aspecto. No entanto, mesmo ainda estando em estágio beta na versão com Android Nougat, o sistema não apresenta nenhum problema de travamentos.
Em jogos, tanto o iPhone 7 Plus quanto o Galaxy S7 Edge rodam qualquer título com total fluidez. Mas o iOS acabando tendo vantagem em alguns games que rodam com taxa de quadros por segundo (FPS) destravada. Desta forma, enquanto o Asphalt 8 fica limitado a 30 FPS no smartphone da Samsung, no da Apple roda com o dobro da velocidade.
O iPhone 7 Plus conta com bateria de 2.900 mAh que demora mais de 3 horas para ser recarregada. Esta demora está no fato de que o aparelho da Maçã não conta com nenhuma solução de carregamento acelerado, o que aliado ao fraco carregador de apenas 1A de saída, faz com que a bateria demore para ser recarregada.
O Galaxy S7 Edge vem com uma bateria maior, neste caso 3.600 mAh, mas que leva menos tempo para ser preenchida devido à tecnologia Adaptive Fast Charging da empresa. Além disso, o aparelho vem acompanhado de um carregador com 2A de saída, o que faz a bateria ser recarregada em 1 hora e 30 minutos.
Em termos de autonomia o S7 Edge consegue render mais que o iPhone 7 Plus. O smartphone da Maçã suporta menos de 10 horas de duração com uso moderado. Se o usuário assiste muitos vídeos no YouTube, a bateria do iPhone morrerá antes do final do dia. Já o Galaxy S7 Edge chega ao final do dia com uma boa carga restante.
Em jogos, os dois smartphones conseguem render algumas horas de jogatina. Se você é viciado em games, então é melhor ficar por perto de uma tomada só por garantia.

Ambos os aparelhos contam com câmera principal de 12 megapixels. O que muda é que o iPhone 7 Plus traz dois sensores na traseira, sendo o principal com abertura de f/1.8 de 28mm e o secundário de f/2.8 com 56mm, responsável pelo zoom óptico e efeito fundo borrado no modo retrato.
O Galaxy S7 tem uma lente com maior abertura, f/1.7, o que permite uma maior entrada de luz. No geral, ambas as câmeras conseguem capturar ótimas imagens, mas o Galaxy S7 Edge tende a saturar mais as fotos, dando um aspecto meio artificial. No entanto, o sensor consegue registrar com clareza os menores detalhes em ambientes noturnos sem sofrer com ruídos exagerados.


3 anos atrásUpdate corrige um problema no GPS dos aparelhos e está sendo disponibilizado de forma gradativa.

4 anos atrásVeja a lista de celulares da Samsung que são compatíveis com o Samsung Pay para realizar pagamentos de forma fácil e rápida.

5 anos atrásSuporte ao aparelho havia sido descontinuado em abril.

5 anos atrásOs modelos lançados em 2016 receberam atualizações até o mês passado.
Na parte frontal é onde o Galaxy S7 Edge mais decepciona. Para quem é fã de selfies, o smartphone da Samsung gera imagens bastante artificiais devido ao recurso ‘Embelezar rosto’, que, felizmente, pode ser desativado. Mesmo assim, a câmera frontal de 7 megapixels do iPhone 7 Plus consegue oferecer mais detalhes do que a rival de 5 megapixels da Samsung.
Em vídeos temos a mesma capacidade para cada aparelho, podendo gravar até na resolução Ultra HD (4K) a 30 quadros por segundo. Ambos os modelos contam com sistema de estabilização óptica de imagem, mas o iPhone 7 Plus acaba oferecendo um melhor desempenho aqui. Em nossos testes, o vídeo gravado no S7 Edge acabou apresentando uma maior trepidação.

Apple iPhone 7 Plus
Comparar Aviso de preço Expandir
2 meses atrásA Apple adicionou o iPhone 7 Plus e o iPhone 8 à lista de produtos vintage.

6 meses atrásA Apple está pagando uma indenização por problemas que afetaram o do iPhone 7 no passado.

1 ano atrásA Justiça dos Estados Unidos acolheu a ação coletiva dos consumidores afetados por defeitos nos iPhones 7 e 7 Plus.

1 ano atrásBrecha de segurança permitia que aplicativos espionassem e extraíssem dados do celular ou tablet do usuário.
Por fim, em termos de qualidade sonora, o Galaxy S7 Edge consegue captar de forma mais clara o som à sua volta devido aos seus dois microfones (um na parte inferior ao lado da entrada microUSB e outro na parte superior ao lado da gaveta do chip). No entanto, o modelo possui alto-falante mono, uma grande desvantagem contra o som estéreo do iPhone 7 Plus.
O iPhone 7 Plus vem de fábrica com iOS 10, onde já recebeu algumas pequenas atualizações para correções de bugs – neste momento em que o comparativo foi realizado estava disponível a versão 10.2 para download. Já o Galaxy S7 Edge conta com o Android Marshmallow, mas realizamos o nosso comparativo com o Nougat instalado.
O iOS 10 trouxe poucas novidades sobre o iOS 9. Grande parte destas novidades estão disponíveis para os dispositivos da Maçã que foram atualizados. O iPhone 7 Plus só tem de exclusivo, basicamente, o controle de zoom óptico no app da câmera e o novo modo retrato que pode ser usado apenas neste modelo devido à segunda câmera na traseira.
Para quem curte um celular cheio de recursos, o Galaxy S7 Edge acaba sendo a escolha ideal. A versão modificada do Android da Samsung oferece muito mais do que é encontrado no sistema da Apple ou mesmo no sistema ‘puro’ da Google. É possível alterar a resolução de tela, controlar o uso do hardware através de perfis, abrir vários apps ao mesmo tempo em janela, entre muitos outros.
Diferente dos smartphones da Apple que trazem os mesmos recursos em termos de software, no Galaxy S7 Edge você tem funcionalidades que não são encontradas em outros aparelhos da Samsung, como os 'Apps Edge' que são acessados através da borda curva do aparelho. E a atualização do Android Nougat trouxe várias novidades que não existiam na TouchWiz com Marshmallow.
Como dito no início da matéria, o Galaxy S7 Edge chegou ao Brasil com preço mais salgado que o seu rival da Maçã. No entanto, por estar disponível à venda há mais tempo, o seu preço atual acaba sendo menor – podendo ser encontrado facilmente por menos de R$ 3 mil. Já o iPhone 7 Plus ainda gira próximo dos R$ 4 mil.
Em termos de acabamento, ambos oferecem uma pegada premium com seus corpos de metal. Por ter uma traseira de vidro, no entanto, o S7 Edge acaba sendo mais frágil. Em imagem ambos impressionam, e a escolha entre os dois vai depender da preferência do usuário por uma tela LCD ou uma AMOLED.
Por estarmos diante de dois flagships, tanto o Galaxy quanto o iPhone oferecem desempenho exemplar em qualquer situação. Vai ser muito difícil ver algum dos dois engasgar ou mesmo travar. Em jogos, os dois aparelhos rodam todos os títulos atuais com folga, mas alguns games chegam a rodar a 60 FPS no iPhone, enquanto ficam limitados a 30 FPS no Galaxy S7 Edge.
No geral, o Galaxy S7 Edge oferece mais cobrando menos. Desta forma, ele acaba tendo um melhor custo-benefício que o iPhone 7 Plus. Se o sistema operacional não importa para você, o modelo da Samsung acaba sendo o nosso indicado. Mas se usar iOS é algo que deseja, então não tem para onde correr, apenas a Apple oferece produtos com este sistema.
- O Apple iPhone 7 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Samsung Galaxy S7 Edge ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários