
Android 14 Abr
27 de dezembro de 2016 27
Casado e policial de dia e operador de um site gay à noite, o chinês Ma Baoli tinha uma vida cheia de segredos.
Preocupado com a possibilidade de demissão e distanciamento de sua família, ele manteve sua orientação sexual escondida por 16 anos, até que em 2012 seus superiores descobriram seus 'projetos secretos', o que levou Ma a se demitir.
Após esse incidente, aliado ao preconceito de sua própria família em relação à sua sexualidade, o ex-policial resolveu se dedicar à sua paixão: facilitar a conexão entre os gays em um país tão preconceituoso quanto a China.
Para isso, ele desenvolveu o Blued, atualmente o app gay mais popular do mercado chinês — com mais de 20 milhões de usuários ativos, incluindo cerca de 6 milhões fora da China (público bem maior do que o Grindr) — e que já conta com um market value estipulado em mais de US$600 milhões.
Além de querer ajudar o público gay em um país onde enfrentam discriminnação, o agora empresário vê oportunidades de negócio na chamada economia rosa (pink economy) em seu país, onde cada vez mais pessoas investem em sites de mídia social, viagens e entretenimento voltado para o público LGBT. Segundo Ma:
No passado as pessoas nem mesmo falavam sobre homossexualidade, porque achavam que era algo sujo, imundo.
Na China as estimativas do poder de consumo dos LGBT já ultrapassam os US$460 milhões, o que segundo consultorias, o classifica como um dos segmentos mais rentáveis da Ásia.
O problema é que, por causa da grande discriminação, Ma ainda encontra desafios em seu modelo de negócios, tendo afastado oportunidades de parceria devido à relutância de várias empresas de associarem-se a um serviço voltado para o público gay.
Ma tem como inspiração Jack Ma, fundador do Alibaba (que foi rejeitado dez vezes em harvard antes de virar bilionário), e leva consigo suas palavras de ensinamento: "Hoje é difícil, amanhã será pior, mas depois de amanhã o sol vai brilhar".
O empresário tem planos para expandir seu app para mercados internacionais, o que ameaçará o reinado de outros serviços similares como, por exemplo, o Grindr, Scruff e Hornet.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários