LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 50 anos: história da feira tem TV preto e branco, primeiro PC e mais; relembre

06 de janeiro de 2017 13

A Consumer Electronics Show (CES) completa 50 anos em 2017 e se torna uma das feiras de tecnologia mais antigas do mundo. Hoje, ela pode ser palco de lançamentos futuristas impressionantes como robôs assistentes, híbridos de computador e celular e até um laptop com três telas. Mas, em 1967, o destaque era uma simples TV preto e branco.

Confira os principais destaques da história da CES e veja como os lançamentos de 2017 se comparam com tecnologias que já se tornaram ultrapassadas faz tempo, mas fizeram sucesso nos últimos 50 anos.

1967

Na primeira edição da feira, que teve cerca de 17.500 visitantes, os destaques foram para rádios de bolso, muito pequenos se comparados aos rádios convencionais. Além disso, pela primeira vez fabricantes de TVs mostraram equipamentos com circuitos integrados - sem manivela - com imagem em preto e branco.

1970

Três anos depois, a CES destacou os primeiros videocassetes. Fabricados pela U-matic, eles usavam fitas bem maiores do que as que se tornaram populares nos anos 90, e tinham limite de 60 minutos de reprodução de vídeo.

1973

Em 1973, a tendência da CES era mostrar aparelhos de som, gravadores de áudio e outros produtos voltados para o mercado musical. Desde lá, marcas famosas até hoje começaram a fazer seus nomes na indústria, como Sharp e Panasonic. Isso se manteve até a edição de 1978, que também trouxe os clássicos discos de vinil.

1979

No fim da década de 1970, começou a era de ouro do computador na indústria. A CES teve nada menos que 30 fabricantes de computadores presentes. Entre elas, a Apple, com a presença de Steve Jobs e Steve Wozniak tentando obter os primeiros investimentos para a empresa que é hoje a mais valiosa do planeta.

1981

As filmadoras foram destaque da CES em 1981, dois anos antes de chegarem de fato às prateleiras. JVC e Sony foram as fabricantes a exibirem os primeiros produtos do tipo, que gravavam vídeos diretamente em fitas VHS. Esse também foi o ano da chegada do CD Player, fabricado em conjunto por Philips e Sony.

1985

Em meados dos anos 1980, a CES teve foco total em videogames graças ao lançamento do NES, da Nintendo. O console virou febre pouco tempo depois e arrancou elogios durante a feira por seus gráficos de 8-bits, avançados em comparação com equipamentos mais antigos, como o Atari. Os primeiros jogos foram Mario e Donkey Kong.

1992

Há 25 anos, a Sony foi uma das principais expositoras da CES com a exibição do Mini Disc, uma mídia de armazenamento considerada avançada para a época. Essa edição também foi a última com a presença da Apple, que lançou naquele ano uma nova versão do Macintosh e uma nova geração de PowerBooks.

1996

Este foi um grande ano para a CES. Naquela edição, a feira mostrou o DVD, capaz de armazenar sete vezes mais dados que CDs, e tornando fitas VHS obsoletas em pouco tempo. Curiosamente, a tecnologia foi criada pelo trabalho conjunto de gigantes como Apple, Microsoft, Sun Microsystems, Dell e outras.

1996 também foi o ano da chegada de celulares icônicos, como o Motorola Star Tac, cujas versões posteriores se tornaram populares inclusive no Brasil.

1998

TVs atraíram mais uma vez a atenção na CES de 1998. Nessa edição, fabricantes como Sony, Zenith, Thomson, Philips e Panasonic lançaram as primeiras televisões com imagem em alta definição, exibindo milhares de pixels em telas de mais de 50 polegadas. Foi também o ano da chegada do finado DVR.

2001

A Microsoft já era uma das principais atrações da CES quando, em 2001, resolveu entrar no mundo dos games com o anúncio do Xbox. O console foi apresentado por Bill Gates com participação do ator The Rock. O aparelho trazia porta Ethernet, HD de 8 GB e rodava jogos em DVD. Um ano depois, a empresa lançou a Xbox Live para jogos multiplayer,

2003

Oito anos depois da chegada do DVD, a CES foi palco do anúncio do formato Blu-ray. JVC, Sony e Philips travaram uma guerra contra o padrão HD DVD, lançado pela Toshiba e que tinha apoio da Microsoft e Warner. As vantagens técnicas do Blu-ray se sobressaíram, e a indústria adotou o formato de vez tempos depois.

2007

A Microsoft foi de novo destaque em 2007, e novamente por conta de lançamentos na área de games. Dessa vez, o grande anúncio foi o Windows Vista e o DirectX 10. Por mais que o sistema operacional tenha sido execrado depois, o DirfectX 10 foi o padrão que possibilitou o surgimento de grandes games para PC.

Na CES, a demonstração do DirectX 10 ficou por conta dos jogos Age of Conan e Crysis.

2010

No ano de lançamento do iPad, tablets já tinham sido destaque na CES do mesmo ano. Fabricantes como Microsoft, Lenovo, Dell e a finada Palm exibiram protótipos de tablets na feira. Nem é preciso dizer, todos fracassaram brutalmente com a chegada do modelo da Apple meses depois.

2013

Em 2013, a quantidade de novidades importantes salta para a estratosfera. A Samsung lançou seu primeiro display OLED flexível, origem do painel Amoled curvo de hoje, e ainda apresentou ao mundo o Galaxy S2. A Sony anunciou o primeiro membro da família Xperia Z e revelou a tecnologia Triluminous, que mais tarde seria transportada também para smartphones.

No campo dos processadores, foi o ano do surgimento dos chipsets Snapdragon 600 e 800 da Qualcomm, que levarma gravação de vídeos em 4K para smartphones. Foi também quando a Intel anunciou os processadores Atom Bay Trail.

2014

Há três anos, a LG lançou sua primeira TV com o sistema WebOS, que hoje já está presente até em geladeiras. O modelo era uma TV 4K OLED com tela curva de 77 polegadas. Na mesma ocasião, a Samsung exibiu suas primeiras TVs com curvatura côncava, que mais tarde viriam a ser marca registrada da empresa coreana.

2015

2015 foi o ano da Internet das Coisas na CES, com lançamentos da Nest, Sony e outras marcas compatíveis com o Samsung Smart Things e o Apple HomeKit. Além disso, LG e Samsung lançou várias TVs 4K com telas de até 105 polegadas, e a Sharp reveleou uma TV com imagem 8K, formato que até hoje está longe de se popularizar.

2016

Ano passado, um dos destaques mais legais da CES foi o lançamento do Galaxy TabPro S, um tablet da Samsung equipado com Windows 10. A edição também marcou a chegada do Oculus Rift ao mercado e o lançamento de um drone capaz de carregar passageiros. O evento, vale lembrar, foi também palco para lançamento do Zenfone 3.

2017

A CES 2017 ainda não acabou, mas já é possível apontar alguns destaques. A LG lançou a TV mais fina do mundo, com apenas 2,57 mm, e ainda anunciou um laptop com bateria de 24 horas. A SanDisk apresentou o pendrive mais rápido do mundo, com velocidade de SSD. Já a Samsung entrou no mercado de laptops gamers com o Odyssey, e a Asus lançou o primeiro smartphone com 8 GB de RAM.


13

Comentários

CES 50 anos: história da feira tem TV preto e branco, primeiro PC e mais; relembre

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas