LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto Z com Android Nougat: Lenovo se pronuncia sobre redução de desempenho

06 de janeiro de 2017 68

A Lenovo liberou ainda ao final de dezembro uma nova atualização para o Android Nougat do Moto Z, incluindo alguns polimentos para que o aparelho se portasse de maneira mais satisfatória. Pelo que diversos usuários comentaram, entretanto, a situação se mostrou exatamente o oposto, já que o update supostamente teria feito com que os dois núcleos de alto desempenho do Snapdragon 820 fossem desabilitados após algum tempo de uso.

Buscando esclarecer a situação, entramos em contato com a Lenovo e obtivemos a declaração de que foram registrados apenas alguns casos isolados onde o problema foi flagrado, mesmo que isto não fosse exatamente o que encontramos em diversos fóruns especializados de todo o mundo.

Agora, a Lenovo resolveu dar uma declaração mais aprofundada sobre o assunto, demonstrando que estava apenas "ganhando tempo" para que pudesse entender de fato o que aconteceu com o Moto Z após a última atualização. Pelo visto o problema está relacionado com as permissões do Android Nougat, que não teriam sido levadas em consideração pelos desenvolvedores do AIDA64 e do AnTuTu, fazendo com que os apps não tivessem acesso aos núcleos de alto desempenho.

Segue a declaração:

A Motorola está comprometida em oferecer o melhor desempenho possível para seus aparelhos e todos os nossos dispositivos são analisados e testados regularmente, tanto para os lançamentos de produtos quanto para atualizações e upgrades. No caso do Moto Z com Android N, todos os núcleos são utilizados normalmente, conforme a demanda por processamento e sem diferenças com a versão anterior. No entanto, nessa última atualização, foram introduzidas algumas medidas de segurança mais rigorosas, o que fez com que aplicativos que fazem a leitura do estado dos núcleos não tenham mais acesso total a estas informações de forma contínua, resultando na exibição de dados incorretos sobre o estado de funcionamento do processador. A Motorola está ciente do ocorrido e já está trabalhando em uma correção que permitirá a estes aplicativos obterem as informações reais sobre o estado da CPU e frequências de funcionamento.

Além da declaração oficial da Lenovo, a empresa também se mostrou preocupada em informar aos seus aflitos usuários diretamente o que estava acontecendo, conforme nos comunicou o leitor Hélder Paixão. De acordo com a assistência técnica da empresa, basta utilizar o aplicativo COOL TOOL para ver que todos os núcleos do Snapdragon 820 estão funcionando perfeitamente, como pode ser visto abaixo:

Em nossos testes o aparelho não apresentou qualquer queda de desempenho após a atualização, continuando a marcar pontuações altas em testes de benchmark e apresentando todos os núcleos normalmente em apps como o CPU-Z.

A Lenovo afirma que está trabalhando para corrigir o problema e permitir que os aplicativos reconheçam corretamente o chipset, porém não deu nenhum prazo concreto para que isto ocorra. Como o desempenho em si não foi afetado na grande maioria dos dispositivos, algo notado apenas em ferramentas específicas para reconhecimento de hardware, pode-se dizer que no geral são os usuários mais avançados que estão de fato preocupados que a empresa se apresse em liberar a solução.

E você, notou alguma diferença no Moto Z após a última atualização? Acha que a Lenovo conseguirá resolver o problema rapidamente? Deixe-nos seu comentário abaixo!


68

Comentários

Moto Z com Android Nougat: Lenovo se pronuncia sobre redução de desempenho

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas