LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: LG X Cam, Xperia XA, Moto G4 Plus e J7 Metal | Comparativo câmeras TudoCelular

12 de janeiro de 2017 10

Na última semana, publicamos um novo comparativo cego de câmeras com alguns modelos intermediários com valores abaixo dos R$ 2.000 – considerando os preços oficiais praticados por suas respectivas fabricantes. Antes de divulgarmos os resultados e qual celular fez quais imagens, queremos agradecer aos mais de 10 mil votos (totais) para este artigo.

Para obtermos resultados mais práticos, demos 5 pontos para a primeira foto mais votada de cada galeria, 3 pontos para segunda, 2 pontos para a terceira, e 1 ponto para a menos votada. Com isto, nós eliminamos as votações mais "exageradas" e alcançamos números mais simples.

E, é claro, como em toda votação, retiramos as informações (EXIF) das imagens para que os votos fossem realizados com base na qualidade dos cliques, abandonando as preferências por marcas ou modelos específicos. Também fizemos todas as fotos no mesmo dia e com as mesmas condições de luz, deixando as principais diferenças para os sensores de cada aparelho.

Quem tirou qual foto?
Cenário 1 - Macro em ambiente interno

Neste primeiro clique, o LG X Cam foi o mais votado com 64% da preferência do público. Lembrando, é claro, que o celular da LG utilizou o sensor principal, e não o de ângulo aberto. E, segundo lugar temos o Xperia XA, com 23% dos votos. Seguindo a distribuição dos votos, o terceiro lugar ficou com o Moto G4 Plus (8%) e o último foi para o J7 Metal (5%).

Cenário 2 - Ambiente externo com cores vibrantes

O segundo ambiente traz muita cor, mas também muito prédio. O legal aqui é o destaque que a cor das flores ganha. O LG X Cam novamente foi o vencedor, com 51% dos votos de vocês. O segundo lugar, porém, foi para o Moto G4 Plus, que ficou com 20% da preferência do nosso público. A diferença do Xperia XA para o Galaxy J7 Metal foi praticamente mínima: 15% para o primeiro, e 14% para o segundo.

Cenário 3 - Ambiente externo com distância focal

Agora, no terceiro ambiente, temos um visual com uma série de objetos no fundo da imagem, criando um efeito bacana em todo o conjunto. Por aqui, o Moto G4 Plus foi o vencedor com 44% dos votos dos nossos leitores, enquanto que o segundo lugar foi para o LG X Cam, que ficou com 30%. O terceiro lugar, porém, foi para o Galaxy J7 Metal (20%), deixando o Xperia XA em último com apenas 6%.

Cenário 4 - Ambiente ensolarado com cores neutras

Neste outro ambiente, o LG X Cam também levou a melhor e ficou com 65% dos votos de vocês. Acontece que, aqui, o aparelho se beneficiou do HDR para trazer cores mais vivas, mesmo em um local com cores mais neutras. O segundo lugar foi para o Moto G4 Plus (21%). Em terceiro, temos o Xperia XA (10%), e em último o Galaxy J7 Metal (4%).

Cenário 5 - Contraste de cores

Em um cenário com um contraste bem bacana de cores, a disputa ficou bastante acirrada entre o LG X Cam e o Moto G4 Plus: 40% e 41%, respectivamente. O terceiro lugar foi para o Xperia XA, que ficou com 17% dos votos. Por último, porém, temos o Galaxy J7 Metal, que levou apenas 2% dos votos.

Cenário 6 - Macro

Para testar a qualidade dos sensores em fotos macro, utilizamos um cenário com profundidade de campo em uma parte do ambiente. A vitória aqui, mais uma vez, foi do LG X Cam, que conseguiu 41% da aprovação do nosso público. O segundo lugar foi para o Moto G4 Plus, que levou 27%; logo atrás dele, temos o J7 Metal com 25% dos votos. Por fim, o Xperia XA ficou com 7% dos votos de vocês.

Cenário 7 - Externo com muitos objetos ao redor

Neste ambiente, os 54% dos votos para o LG X Cam foram merecidos. O aparelho trouxe cores vibrantes e destacadas, além de não “estourar os brancos”. O segundo lugar, novamente, ficou para o G4 Plus (33%). Em terceiro, temos o J7 Metal (10%), e por fim o Xperia XA (3%).

Cenário 8 - Externo com luz solar não muito forte

E temos primeiro empate em um cenário, senhoras e senhores! Com 46% (cada), LG X Cam e Moto G4 Plus dominaram esta votação, somando 92% do total de votos. Ainda assim, o Xperia XA ficou com 5% da preferência de vocês, deixando os outros 3% para o J7 Metal.

Cenário 9 - Objetos maiores de fundo

Neste cenário, o X Cam novamente venceu e com muita facilidade: foram 75% dos votos de vocês para ele. O notável, no entanto, é que ele foi o único a forçar o HDR. O clique feito pelo G4 Plus, por exemplo, mostra o céu e a grama com uma cor mais natural, porém ele ficou em último lugar empatado com o Xperia XA (8% cada). O segundo lugar, porém, fica com o Galaxy J7 Metal (9%).

Cenário 10 - Noturno com luz artificial ao redor

Iniciando os resultados dos cliques noturnos, o Moto G4 Plus tem a primeira vitória, e ela é esmagadora: 87% dos votos dos nossos leitores foram para o aparelho da Lenovo, que de fato mostrou resultado melhor. Logo atrás dele, temos o X Cam (5%), e o terceiro empate (e mais um para o último lugar) fica entre o Xperia XA e o J7 Metal, com 4% (cada).

Cenário 11 - Noturno com baixa iluminação ao redor

Mais uma vez, temos o Moto G4 Plus com uma ótima vitória em um cenário noturno: 94% dos votos foram para ele. Os outros 6% ficaram distribuídos da seguinte maneira: 3% para o Xperia XA; 2% para o LG X Cam; e 1% para o J7 Metal.

Cenário 12 - Interno com luz artificial fraca

Neste outro cenário, a iluminação ao redor era artificial e bastante fraca – tanto nos pontos principais quanto nos objetos ao redor. A votação, porém, acabou não sendo tão acirrada: o LG X Cam ficou com 52% dos votos, enquanto que o G4 Plus ficou com 36%. Fechando este clique, temos o Xperia XA em terceiro (7) e o J7 Metal em último (5%).

Cenário 13 - Noturno com objeto aproximado

Este nosso próximo cenário também é noturno, porém com uma construção bastante iluminada à frente. Neste aqui, o G4 Plus ficou com 59% dos votos, deixando o X Cam em segundo com 20%. O terceiro lugar, porém, fica com o Xperia XA: 16%. Por fim, temos o J7 Metal, que levou 5% dos votos pra casa.

Cenário 14 - Noturno com objetos mais distantes

Cenários noturnos são sempre complicados, ainda mais quando os objetos do cenário estão distantes. Neste daqui, segundo os leitores do TudoCelular, a câmera do G4 Plus foi a melhor com 51% dos votos. O X Cam vem logo atrás com 42%, deixando os outros votos da seguinte maneira: 5% para o Xperia XA e 2% para o J7 Metal.

Selfie

Utilizando a câmera frontal, precisamos concordar que o resultado de nenhum dos celulares chegou a nos impressionar. Cores foram distorcidas e detalhes perdidos, mas isto não atrapalhou a votação: o LG X Cam levou “somente” 84% dos votos de vocês, deixando o segundo lugar para o Xperia XA. Em terceiro, temos o G4 Plus; e em quarto o J7 Metal.

Resultados

O nosso comparativo de câmeras com estes intermediários foi divertido e um tanto quanto acirrado, mas nós temos um vencedor: LG X Cam. O smartphone com duas câmeras na parte traseira levou a melhor em boa parte dos cenários, mas claramente ficou em desvantagem quando chegamos na parte noturna do nosso comparativo.

Entre uma distorção de cor e outra, nenhum dos smartphones desta lista conta com câmera perfeita, mas eles se saem muito bem para o que oferecem. Com exceção do Galaxy J7 Metal – que teve o pior resultado neste comparativo –, os outros modelos tiveram um bom desempenho em boa parte dos cenários, o que ainda é considerado bem bacana por aqui.

Um outro ponto em que todos os celulares pecaram um pouco: no cenário 9, os detalhes da grama foram perdidos, e o que conseguimos enxergar ao dar um zoom é apenas uma mancha verde que muda de tonalidade de acordo com o sensor que capturou a imagem.

No mais, o vencedor desta edição parece fazer um uso mais frequente do HDR, que estava no modo automático em todos os celulares. Isto faz com que muitas fotos tenham uma cara bacana, mas o resultado varia de acordo como cenário.

A pontuação detalhada, contando os votos dos nossos leitores, ficou assim:

  1. LG X Cam: 64 pontos;
  2. Moto G4 Plus: 55 pontos;
  3. Xperia XA: 31 pontos;
  4. Galaxy J7 Metal: 13 pontos.

A equipe do TudoCelular também participou da votação, e nenhum dos nossos redatores sabia da ordem dos celulares, bem como vocês, leitores, antes dos votos. Vamos atualizar esta página também com os votos da equipe do site.

Mas nós queremos saber de vocês: o resultado da votação foi da maneira esperada? Você também votou no celular da LG? Diz aqui pra gente no campo de comentários.

*Esta página será atualizada ainda hoje (12/01) com novas informações.

  • O Motorola Moto G4 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J7 Metal (2016) ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG X cam ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Resultados: LG X Cam, Xperia XA, Moto G4 Plus e J7 Metal | Comparativo câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas