
04 Maio 2017
26 de janeiro de 2017 155
O Android Nougat começou a ser liberado para o Moto G4 Plus ainda no final de 2016, mas só agora no final de janeiro que a novidade começou a pipocar nos smartphones dos brasileiros. A build liberada via OTA no Brasil chega com a numeração NPJ25.93-14 com kernel datado de 6 de janeiro e pacote de segurança do sistema ainda de dezembro de 2016.
A Lenovo/Motorola tira proveito de um sistema bastante próximo do “Android puro”. Ou seja, aqui não vemos mudanças radicais como é visto em smartphones Android de outras empresas, como a Samsung. Desta forma, as novidades basicamente restringem-se ao que foi incluído no código do sistema pela própria Google.
Aqui temos basicamente o que já era encontrado no Android Marshmallow do Moto G4 Plus. A gaveta de apps continua agrupando os quatro apps usados com maior frequência pelo usuário. A barra de pesquisa no topo foi integrada ao restante da página, deixando apenas um único e sólido fundo branco.
No Android Nougat ficou mais fácil acessar os atalhos no sistema. Os mais usados como Wi-Fi e redes móveis podem ser acessados diretamente da tela de notificações do sistema. Ao puxar a tela mais uma vez, os demais atalhos do sistema serão exibidos. No canto inferior direito há o botão ‘Editar’ que permite reordená-los ou remover os que você não usa.
As notificações perderam o design inspirado no Google Now e agora são agrupadas em um único bloco branco. Ao tocar e segurar sobre alguma, será possível silenciar ou bloquear todas as notificações recebidas daquele app. No caso de apps de mensagens, como o WhatsApp, agora é possível responder diretamente da tela de notificações.
Com o Nougat a tela de configuração do sistema foi reformulada. As linhas que dividem cada seção foram removidas, além de informações serem exibidas logo abaixo do nome de casa recurso. Na parte superior temos sugestões que são indicadas pelo sistema, como a configuração da biometria para maior segurança, além de um menu lateral que facilita navegar entre as configurações do Android.
No Marshmallow era possível apenas alterar o tamanho da fonte do sistema; agora no Nougat também é possível alterar o zoom de tela. Isso permite modificar a escala da interface para que o conteúdo seja adaptado à tela ao gosto do usuário. Você pode reduzir a escala e exibir mais conteúdo de uma vez ou aumentar a escala e facilitar a leitura e uso do sistema.
Esta atualização vem com o novo teclado da Google estreado juntamente com o Android Nougat. O que muda é que temos um novo atalho para emojis (emoticons) no canto inferior esquerdo ao lado da barra de espaço. A grande novidade, no entanto, está no suporte a gifs animados, que infelizmente só estão disponíveis nos apps de mensagens da Google.
Agora é possível abrir dois apps ao mesmo tempo no Moto G4 Plus. O acesso é feito diretamente da tela de recentes, bastando arrastar um app para a parte superior da tela e escolher o segundo da lista de apps abertos. Infelizmente, não é possível redimensionar a área de exibição de cada um deles, mas é possível alterar entre dois apps abertos tocando no botão de recentes duas vezes.
O app Moto ganhou uma nova ‘Ação’ com o Android Nougat. Agora o usuário pode reduzir a área de exibição do conteúdo para que fique mais fácil usar o celular com apenas uma mão. Para isso, deslize de qualquer botão na barra de navegação para o centro da tela. Ao deslizar para a esquerda, o conteúdo é ajustado no canto inferior esquerdo, acontecendo o mesmo ao deslizar para o lado direito.
Como dito anteriormente, a atualização chega com o Android 7.0, ao invés da versão 7.1 já disponível para a linha Nexus e Pixel. Outro detalhe está no pacote de segurança do mês de dezembro, o que mostra que Lenovo continua não dando muita importância para o programa de segurança da Google.
No geral, a atualização melhorou o desempenho do sistema oferecendo animações de transição com maior fluidez, o que deixa uma impressão de que o Moto G4 Plus está mais rápido. Até o momento não encontramos nenhum problema de aquecimento ou drenagem anormal de bateria, problemas que eram comuns no Android Marshmallow do aparelho.
Em breve realizaremos os típicos testes de bateria e desempenho para conferir o rendimento do Moto G4 Plus com o Android Nougat. Fiquem ligados aqui no TudoCelular para acompanharem todas as novidades sobre este intermediário da Lenovo/Motorola.
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários