LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone perde liderança em vendas na China pela primeira vez em cinco anos

28 de janeiro de 2017 306

O mercado chinês de smartphones cresceu 6% em 2016, afirma a companhia de análise Counterpoint. Mas a Apple e seu iPhone não acompanharam esse crescimento, sendo o ano passado, inclusive, o primeiro em cinco anos em que o smartphone da Maçã não ocupou o topo da lista de modelos mais vendidos no país.

Ainda essa semana, a IHS divulgou uma lista com as fabricantes chinesas que mais venderam smartphones no mundo ano passado. O relatório da Conterpoint, no entanto, só considera as vendas dentro do território chinês, que totalizou 465 milhões de unidades em 2016. E não é só na Índia que as vendas da Apple decepcionam.

A OPPO é o grande destaque do relatório. Além de ter crescido nada menos que 109% em relação ao 2015, a fabricante local também ficou com o modelo mais vendido, o R9, que totalizou 17 milhões de unidades, ou 4% do mercado chinês - marca histórica em vendas. O iPhone 6s ficou com a segunda posição, com 12 milhões de unidades, ou 2% do total.

O motivo para preocupação, no entanto, não é apenas a perda da liderança do modelo mais vendido. Enquanto o mercado chinês cresceu, a Apple teve queda no total de vendas em relação a 2015. No ano passado, foram vendidos 21% menos smartphones da Maçã no país, declínio superado apenas pela Xiaomi - que já avisou que não vai revelar números oficiais -, com 22% a menos.

O pódio das empresas que mais aumentaram o total de vendas tem, além da líder OPPO, a Vivo (78%) e a Huawei (21%).

Atrativos no mercado chinês

O diretor de pesquisa da Counterpoint, Neil Shah, avaliou quais são os elementos-chave que o consumidor chinês busca em um smartphone quando vai comprar um aparelho. Além de destacar que o setor intermediário está em expansão no país, essas características explicam a queda da Apple no mercado:

Os recursos chave que estão direcionando o mercado de smartphone são o carregamento rápido, telas OLED, baterias maiores e câmeras duplas, que já estavam disponíveis. Mas muito disso não é oferecido pelo iPhone 6s.

O iPhone 7 Plus tem bateria maior e câmera dupla, mas está além do alcance de muitos consumidores na China por conta do preço. No iPhone 8, há rumores de que a tela OLED estará presente, o que é positivo. Acho que o próximo modelo será crucial para a Apple.


306

Comentários

iPhone perde liderança em vendas na China pela primeira vez em cinco anos

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas