
Conforme já previam vários analistas, os resultados da Apple e Samsung nos últimos trimestres foram suficientes para reverter a posição de liderança no mercado global de smartphones. A dona do iPhone superou a sul-coreana e se tornou a maior fabricante do segmento no planeta. Os dados são da Consultoria Gartner.
O sucesso da Apple do bom ritmo de vendas do iPhone 7 no mundo, mas principalmente pela queda geral nos números da Samsung. Apesar do Galaxy S7 ter ido bem, a falta de um modelo mais novo com a saída do Note 7 do mercado atinge em cheio os negócios da marca asiática.


6 meses atrásA Apple está pagando uma indenização por problemas que afetaram o do iPhone 7 no passado.

1 ano atrásA Justiça dos Estados Unidos acolheu a ação coletiva dos consumidores afetados por defeitos nos iPhones 7 e 7 Plus.

1 ano atrásBrecha de segurança permitia que aplicativos espionassem e extraíssem dados do celular ou tablet do usuário.

2 anos atrásProblema crítico de segurança foi corrigido nesta atualização, que é recomendada para todos os usuários de iPhone, iPad e Macs.
Segundo Anshul Gupta, diretor de pesquisa da consultoria Gartner:
As vendas de smartphones da Samsung começaram a cair no terceiro trimestre de 2016 e a decisão da companhia de descontinuar o Galaxy Note 7 desacelerou a comercialização de seu portfólio de celulares no trimestre seguinte. A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna na categoria de telefones com tela grande.
Ao mesmo tempo, a concorrência feroz de fabricantes chineses faz a Samsung perder espaço entre smartphones mais baratos. Marcas como Huawei, Oppo, BBK e Gionee abocanharam um fatia maior de mercado, com 21,3%, consumindo parte do faturamento da gigante da Coreia do Sul. Com redução de 8% na vendas, a Samsung teve market share encolhido em 2,9% em comparação a 2016.
Mesmo com tantas perdas, incluindo a primeira posição para a Apple, a diferença entre as duas empresas é mínima - na verdade a menor de todas já registradas, de apenas 256 mil unidades. A distância pequena das duas se reflete no mercado de sistemas operacionais. Apesar de líder, a Apple está longe de tornar o iOS o mais popular do mundo, já que o Android ainda domina 82% do mercado global.
Comentários