LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 3 Zoom, Galaxy A7 2017, G5 Plus, iPhone SE | Comparativo de telas TudoCelular

08 de maio de 2017 4

Já fizemos o nosso comparativo de câmeras do Zenfone 3 Zoom com o Galaxy A7 2017, Moto G5 Plus e iPhone SE, então chegou a hora de verificarmos as telas desses quatro dispositivos para ver qual entre os quatro é melhor em relação à qualidade do display.

Em nosso teste, fazemos verificações para identificar o equilíbrio do brilho, saturação, contraste e se causam fadiga visual por conta do brilho excessivo em ambientes escuros. Para isso, fazemos avaliações em três cenários:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No primeiro caso, as telas são ajustadas para emitir o brilho máximo, e então vamos a um local com luz do sol direta para ver como fica a nitidez das imagens. Assim, ficamos sabendo se dá para utilizá-los com algum conforto na rua, na praia ou em parques, por exemplo.

Já no segundo caso, em um ambiente interno com luz controlada, todos são ajustados para emitir 200 lux. Para isso, utilizamos um luxímetro. Então, verificamos as mesmas imagens de sempre para analisar a saturação, contraste e nível de cores, além da nitidez das imagens.

Por fim, em nosso último cenário, são dois testes: no escuro, voltamos ao brilho máximo em todos os aparelhos para ver qual emite o maior brilho e, depois alteramos para o brilho mínimo para ver qual causa menor fadiga visual para o uso com pouca ou nenhuma luz.

77 x 154.3 x 7.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
58.6 x 123.8 x 7.6 mm
4 polegadas - 1136x640 px
Ir para página de comparação

Três dos aparelhos testas possuem telas entre 5,2 e 5,7 polegadas, com resolução em Full HD. Apenas o iPhone SE vem com display de apenas 4 polegadas e resolução menor, de 640 x 1136 pixels. Com relação à tecnologia dos painéis, temos Super AMOLED no Zenfone 3 Zoom e Galaxy A7 2017, e IPS LCD no Moto G5 Plus e iPhone SE.

Ambiente externo

Em nosso primeiro cenário, vamos a um ambiente aberto, com luz do sol direta nas telas - que também refletem a sombra de algumas árvores próximas. Aqui, nenhum dos aparelhos apresentou grandes problemas para exibir o conteúdo da tela. Os dois com Super AMOLED apresentam as imagens mais claras.

Ligando o brilho automático, vemos uma pequena diferença tanto no Zenfone 3 Zoom quanto no MOto G5 Plus, mas quase imperceptível. No geral, o quadro se mantém inalterado, com o smartphone da Asus e o GAlaxy A7 2017 com as imagens mais claras, ficando o Moto G5 Plus um pouco mais próximo neste caso. O iPhone SE é o menos visível dos quatro.

Ambiente interno

Depois de ajustar todas as telas para brilho em 200 lux, é hora de avaliar saturação e cores de cada display. Aqui, não temos muitas novidades para quem já está habituado aos nossos comparativos de tela: os aparelhos com Super AMOLED são mais saturados, enquanto os IPS LCD trazem cores mais reais, com mais quantidade de tonalidades.

No entanto, algo chama a atenção no Zenfone 3 Zoom. Apesar do Super AMOLED, as cores do display desse aparelho se assemelham e às vezes até superam as do Moto G5 Plus, chegando bem perto do iPhone SE.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Agora, partindo para o ambiente escuro, podemos ver como todos os aparelhos apresentam boa luminosidade em seus displays. Também dá para verificar como o Zenfone 3 Zoom realmente entrega um bom contraste ao mesmo tempo em que apresenta bastante tonalidades de cores.

Ambiente norturno (brilho mínimo)

Já no teste de uso recomendável em ambiente escuro, temos um vencedor bem claro: o Galaxy A7 2017 praticamente não emite luz suficiente para ter a tela captada pela câmera. É, de fato, uma imagem bem confortável para se ver no escuro, mesmo que seus olhos estejam bastante acostumados.

No entanto, é bom notar que os quatro são muito bons para esta condição de iluminação, apresentando brilho mínimo bem baixo.

Imagens do teste

Acima, você pode conferir as imagens utilizadas em nossos testes, de modo que as veja em seu próprio display e compare, mais ou menos, o resultado de cada smartphone.

Mas não se esqueça que também temos algumas variações causadas pela captação das imagens, por conta do balanço de branco da câmera (que foi calibrado para tentar representar a imagem mais fiel possível).

Medição de brilho

Com o nosso luxímetro, também fizemos as medições da emissão de luz com imagens preta e branca em cada aparelho. Abaixo, você pode conferir os resultados, com a unidade de medida lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Zenfone 3 Zoom - 0
  • Galaxy A7 2017 - 0
  • Moto G5 Plus - 4
  • iPhone SE - 3

Brilho mínimo com imagem preta

  • Zenfone 3 Zoom - 0
  • Galaxy A7 2017 - 0
  • Moto G5 Plus - 0
  • iPhone SE - 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Zenfone 3 Zoom - 648
  • Galaxy A7 2017 - 778
  • Moto G5 Plus - 548
  • iPhone SE - 624

Brilho mínimo com imagem branca

  • Zenfone 3 Zoom - 12
  • Galaxy A7 2017 - 3
  • Moto G5 Plus - 7
  • iPhone SE - 6
Conclusão

Analisados todos os cenários, podemos observar que temos aqui quatro ótimos aparelhos no quesito tela. Seja para o uso em luz do sol direta ou no escuro, todos oferecem visibilidade confortável.

O Zenfone 3 Zoom é, empatado com o A7 2017, o melhor para uso na rua ou na praia, debaixo da luz do sol, enquanto o smartphone da Samsung é o melhor entre os quatro para usar no escuro. Mas o aparelho da Asus fica um pouco em vantagem por oferecer cores mais "reais" que o da Samsung, que tem brilho mínimo menor.

Por fim, o iPhone SE tem as cores mais fieis, seguido pelo Moto G5 Plus. Mas o Zenfone 3 Zoom surpreendeu ao entregar um equilíbrio bem interessante de contraste e tonalidades de cores.

(atualizado em 24 de fevereiro de 2018, às 08:56)

4

Comentários

Zenfone 3 Zoom, Galaxy A7 2017, G5 Plus, iPhone SE | Comparativo de telas TudoCelular

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular