LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy A9 vs A7 2017 | Vídeo do TudoCelular

29 de maio de 2017 42

A Samsung atualizou sua linha Galaxy A no começo de 2017, com três novos aparelhos, dos quais, por enquanto, apenas dois chegaram ao Brasil: O A5 2017 e o A7 2017. O TudoCelular já realizou os testes e fez o review completos de ambos (1, 2), mas muitos leitores pediram uma comparação mais detalhada com os antecessores.

Aproveitamos, então, que tínhamos o Galaxy A9 em nossa bancada e preparamos um comparativo completo do A7 2017 com ele. Ambos já podem ser encontrados mais ou menos na mesma faixa de preço no varejo brasileiro, e possuem telas de tamanho próximo, o que deixa a comparação bastante justa e equilibrada.

Sem mais delongas, vamos descobrir as principais semelhanças e diferenças entre esses dois dispositivos, para depois avaliarmos qual deles possui o melhor custo-benefício.

Design

Começando com as diferenças visuais. Temos aqui dois modelos razoavelmente distintos no quesito design, sendo o A9 um pouco mais "quadradão" e o A7 2017 mais arredondado e curvo, o que oferece pegada mais confortável - uma grande vantagem, considerando também o tamanho desses aparelhos.

Não apenas as laterais do smartphone mais novo são curvas, mas também as quinas são mais arredondadas que a dos modelos de 2016 da linha Galaxy A. No geral, entretanto, os dois possuem detalhes bastante semelhantes.

Para começar, as laterais, cujo acabamento é metálico. No lado direito, temos botão liga/desliga em ambos. Mas o A9 ainda tem a gaveta de dos cartões SIM abaixo, enquanto o A7 2017 traz o alto-falante acima. Já no lado esquerdo, temos apenas botões de volume no primeiro, enquanto o segundo tem, adicionalmente, uma gaveta para um dos cartões da operadora.

Na parte de baixo, o A9 tem a entrada de fone de ouvido, , a micro USB, alto-falante e microfone. Já no A7, vemos apenas a entrada USB tipo C no meio, o microfone e a entrada de fones de ouvido à direita. Na parte superior, linhas de antena, microfone de redução de ruídos e gavetinha de cartões nos dois, sendo a do micro SD no A9 e do SIM card 2 e cartão de expansão no A7.

80.9 x 161.7 x 7.9 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Em relação ao tamanho, como as telas têm 0.3 polegada de diferença, sendo o A9 maior, com 6 polegadas, temos um aparelho com 161.7 mm de altura, 80.9 de altura e 7.9 mm de espessura, a mesma do dispositivo mais novo, que é um pouco menor, com altura de 156.8 mm, largura de 77.6 mm. Mas o peso é bem diferente: o A7 é bem mais leve, com 186 gramas, contra 210 do A9.

Voltando à descrição dos aparelhos, temos partes traseiras bem parecidas, com a câmera no centro, um pouco mais para cima, e o flash ao lado. No A9, a câmera fica em uma leve lombada, enquanto no A7 2017 temos uma superfície lisa. Em ambos temos acabamento em vidro.

Por fim, a parte frontal. temos os sensores de luz e proximidade, que ficam mais separados no A9, o alto falante de chamadas e a câmera frontal na parte superior. Abaixo das telas, o sensor de digitais, que também tem uma lombadinha bem de leve no A9. Além dos botões capacitivos voltar e apps recentes, que são retroiluminados.

Tela

As telas são muito parecidas nos dois dispositivos. A diferença aqui é o tamanho e, por conta da resolução igual, a densidade de pixels em cada um. O A9 tem 6 polegadas Super AMOLED com resolução Full HD, o que resulta em 367 ppi. Já o A7 2017 tem 5,7 polegadas, também Super AMOLED Full HD, com densidade de 386 pixels por polegada.

Quanto às cores, são basicamente a mesma coisa. Em algumas imagens, podemos notar que o A9 puxa um pouco mais as cores quentes, enquanto em outras, vai mais para as cores frias. O A7 costuma ser um pouco mais constante, sempre com um tom levemente amarelado no branco. Isso usando o modo de exibição adaptável, que é o padrão.

O usuário ainda pode optar pelos modos cinema AMOLED, Foto AMOLED e básico. No A7, é possível ainda ajustar o balanço de cores, coisa que o A9 não permite por ter a interface anterior da Samsung. O dispositivo mais novo também permite o uso do filtro de luz azul, que oferece visão mais confortável aos olhos durante a noite.

Quanto ao brilho, o A9 parece conseguir alcançar um brilho máximo um pouco maior, enquanto o A7 fica um pouco abaixo, mas nada que faça muita diferença no dia uso diário.

Hardware e desempenho
Galaxy A9 Galaxy A7 2017
Chipset Snapdragon 652 Exynos 7880
CPU Octa-core 1,8 GHz Octa-core 1,9 GHz
GPU Adreno 510 Mali-T830 MP3
RAM 4 GB 3 GB
Armazenamento 32 GB 32 GB

O interior dos Galaxy A9 e A7 2017 também é bem diferente. Enquanto o primeiro traz um chipset da Qualcomm, o segundo tem a solução caseira da Samsung, sendo o Exynos 7880 o escolhido para a missão. Acima, você pode ver maiores detalhes das especificações técnicas dos dispositivos.

Com relação ao desempenho, são dois aparelhos bem próximos, mas o A9 leva uma ligeira vantagem. E isso vale tanto para a abertura de aplicativos e jogos como para a performance em si, especialmente na jogatina. O A7 2017 não fica muito atrás, mas é um pouco inferior.

Muito se deve também pela diferença na quantidade de memória RAM. Isso permite ao A9 manter os apps abertos muito mais acessíveis, reabrindo em questão de milésimos, sempre um pouco à frente do tempo levado pelo aparelho mais novo.

Câmeras

Nas câmeras, temos sensores bastante parecidos. Ambos contam com lentes de 16 megapixels com abertura f/1.9 na parte traseira, enquanto na frente temos 8MP no A9 e 16MP no A7 2017, com a mesma abertura. Os quatro sensores gravam vídeos em Full HD a 30 quadros por segundo.

A diferença está nos detalhes. Um deles é a presença da estabilização ótica no A9. A Samsung optou por deixar apenas uma estabilização digital no A7 2017, que aparentemente não funciona para os vídeos - e deixa a desejar nas fotos.

Galaxy A9
Galaxy A7 2017

O aplicativo é basicamente o mesmo também nos dois aparelhos, sendo que o A7 2017 ganhou apenas uma mudança na interface, que ficou mais minimalista, e a possibilidade de incluir o botão de captura flutuante.

Quanto às fotos em si, temos variações entre os cenários para qual puxa mais para cores quentes e frias (veja nas galerias acima). Em suma, são dois bons sensores principais, mas o A7 2017 peca um pouco mais nas fotos internas, enquanto oferece maior velocidade e precisão no zoom.

Já a selfie, apesar de ter menos megapixels, as fotos no A9 parecem um pouco melhores. A mais dificuldade é manter o aparelho firme na hora do clique, mas a nitidez e as cores parecem melhores do que na foto do A7 2017.

Bateria

Agora o aspecto que tem a mais larga vantagem de um dos dois aparelhos: a bateria. Aqui, temos 5.000mAh no A9, contra 3.600 no A7 2017. O que resulta, claro, em uma autonomia bem melhor no dispositivo de 2016, apesar da tela um pouco maior.

Com relação ao carregamento, o A9 fica atrás, com 2 horas e meia para carregar, contra 1 hora e 40 minutos, aproximadamente, do A7. Mas a duração da bateria é absurda no A9. Foram 28 horas e 45 minutos em nosso teste de uso real.

Já o A7 teve 17 horas e 43 minutos no teste de uso real, e levou cerca de 1 hora e 40 minutos para carregar de 0 a 100%.

Software

Os dois aparelhos saem da caixa com o Android 6.0.1 Marshmallow. Mas o A7 2017 tem a Grace UX como interface, enquanto o A9 ainda traz a versão anterior das modificações da Samsung para o Android, que tem algumas opções a menos - como a já mencionada redução na emissão de luz azul, por exemplo, e o Always on Display, um recurso bem interessante.

Enfim, o visual da Grace UX é um pouco mais minimalista, e a Samsung encontrou um bom equilíbrio com opções extras em relação ao Android puro, o que agradou bastante a maior parte dos usuários.

Já no menu de configurações rápidas, o nível do brilho na Grace UX só aparece se você deslizar com os dois dedos (ou duas vezes com um só). Porém, os ícones possuem a função tripla, ligando ou desligando ao tocar uma vez, acessando mais opções ao tocar no nome da função (quando tem a setinha para baixo) e ativando a edição do menu de configurações rápidas ao tocar e segurar.

No geral, entretanto, os dois são bem parecidos, com as mesmas funções e recursos, como Samsung Pay, Flipboard ao deslizar para a direita na tela inicial, entre outros.

Uma diferença que vale a menção tem relação ao sensor de digitais. No A7, basta encostar o dedo e esperar o desbloqueio, que é feito rapidamente. Já no A9, você precisa pressionar o botão Home e manter o dedo ali por um segundo para a leitura da digital ser realizada. Isso torna o desbloqueio no modelo mais recente um pouco mais ágil.

Outra vantagem do A7 2017 é a certificação IP68. Ou seja, o dispostivo tem proteção contra poeira e água, desde que mergulhado em água doce a uma profundidade máxima de 1 metro e meio por até meia hora. A tela perde a função capacitiva durante o mergulho, mas você pode tirar fotos, por exemplo, apertando os botões de volume.

Conclusão

Para encerrar, temos aqui dois ótimos dispositivos, que se situam na categoria de intermediários premium. Ou seja, são aparelhos com ótimo acabamento e diversos recursos extras, mas não chegam a ser smartphones de elite. Mesmo assim, ficam devendo pouco aos topo de linha.

No geral, o Galaxy A9 apresenta melhor desempenho, câmera levemente superior e bateria muito melhor. Mas o A7 2017 tira essa desvantagem com a versão mais recente da interface da Samsung e a presença da certificação IP68. Também é um aparelho com pegada melhor e alto falante mais limpo.

Enfim, como o A9 está com preço um pouco abaixo, o custo benefício da versão mais antiga é levemente superior ao da versão mais recente. Seja como for, se você optar por qualquer um dos dois pode ter a certeza de que escolheu um ótimo smartphone.

  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

42

Comentários

Comparativo: Galaxy A9 vs A7 2017 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas