LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei passa a Apple como a segunda maior empresa de smartphones no mundo

06 de setembro de 2017 91

Com base no número de vendas registrado no mês julho de 2017, Huawei foi capaz de ultrapassar a Apple para ocupar o posto de segunda maior empresa no mercado de smartphones, ficando atrás apenas da Samsung. É o que diz um estudo feito pela firma Counterpoint Research.

Com a queda brusca da Apple desde o início do ano, Huawei cresceu moderadamente nos últimos meses para alcançar a rival, e depois superá-la. Samsung, mesmo perdendo espaço, conseguiu se manter acima dos 20% no setor de telefonia, conforme mostra o gráfico abaixo:

Imagem: gráfico de vendas no mercado de smartphones nos anos de 2016 e 2017. Via: Counterpoint Research.

Nas palavras de Peter Richardson, o diretor da Counterpoint Research, a explicação sobre a ascensão da Huawei está em seu investimento em R&D (Research & Development - Pesquisa e Desenvolvimento), além de um enorme esforço em marketing e expansões nos canais de venda:

Este é um marco histórico significante para a Huawei, a maior empresa chinesa de smartphones, com uma presença global crescente. O fato diz muito do fornecedor sobre o quão longe ele cresceu no espaço de consumidores móveis nos últimos três ou quatro anos. A escala global que a Huawei foi capaz de atingir pode ser atribuída aos investimentos constantes em R&D e fabricação, juntando-se com um marketing agressivo e a expansão dos canais de vendas.

A dependência da Huawei em relação ao seu mercado de origem, China, e a iminência dos novos iPhones da Apple podem fazer com que esse posto seja apenas temporário, no entanto. A fraca presença da companhia no Sul da Ásia, Índia, e América do Norte limita seu potencial, completa o diretor:

Enquanto esse título possa ser temporário ao considerar a iminência da atualização anual dos iPhones, não ofusca a taxa de crescimento da Huawei. No entanto, a fraca presença nos mercados do Sul da Ásia, Índia e América do Norte limitam o potencial da Huawei para ocupar a segunda posição, atrás da Samsung.

Não obstante, embora venda milhões de aparelhos na China, nenhum smartphone feito pela Huawei se encontra no top 10 dos modelos mais vendidos no mundo. A tabela adiante mostra o ranking dos dispositivos mais populares em julho de 2017, incluindo a Apple, Oppo, Samsung e Xiaomi:

Imagem: smartphones mais vendidos ao redor do mundo, no mês de julho de 2017. Via: Counterpoint Research.
  1. Apple iPhone 7 com 4,0%
  2. Apple iPhone 7 Plus com 2,9%
  3. Oppo R11 com 2,1%
  4. Oppo A57 com 2,0%
  5. Samsung Galaxy S8 com 1,8%
  6. Xiaomi Redmi Note 4X com 1,8%
  7. Samsung Galaxy S8 Plus com 1,7%
  8. Apple iPhone 6 com 1,6%
  9. Samsung Galaxy J7 Prime com 1,4%
  10. Samsung Galaxy A5 2017 com 1,2%

Sobre o gráfico de smartphones mais vendidos no mundo, Peter Richardson menciona a surpresa de nenhum deles ser feito pela Huawei:

Ao passo que a Huawei subiu para a segunda maior marca, em geral, é surpreendente ver nenhum de seus modelos aparecerem no ranking de top 10. Isso está relacionado com um portfólio SKU (Stock Keeping Unit - Unidade de armazenamento) que, no momento, não tem um verdadeiro herói. Enquanto possuir um portfólio diverso permite que a Huawei lute em várias frentes distintas, ajuda pouco em alcançar o reconhecimento geral da empresa; algo que a Huawei precisa desesperadamente se quiser continuar crescendo.

Apple agendou um evento para o dia 12 de setembro. Na data, a gigante de Cupertino subirá ao palco para anunciar até três versões de iPhones, uma nova Apple TV e um relógio inteligente de última geração. Huawei, por sua vez, pretende lançar o Mate 10 em 16 de outubro.


91

Comentários

Huawei passa a Apple como a segunda maior empresa de smartphones no mundo

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas