LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chipset Apple A11 Bionic apresenta GPU similar à PowerVR da geração passada

27 de setembro de 2017 8

O chipset A11 Bionic é o grande destaque dos novos iPhones. Este é o primeiro SoC com processador hexa-core a ser lançado para os smartphones da Maçã. Ele também traz como novidade o processo avançado de fabricação em 10nm, o que ajuda a reduzir o consumo de bateria, mesmo com dois núcleos a mais de processamento comparado ao A10 Fusion.

Já vimos que o A11 Bionic é muito poderoso, superando até mesmo o processador da Intel presente no MacBook Pro. Agora temos mais detalhes sobre a arquitetura do SoC, cortesia do site Tech Insights que desmontou o componente para revelar características não informadas pela Apple.

O A11, devido ao avançado processo de fabricação, apresenta 89,23 mm². Ele é 30% menor do que o A10 da geração passada. A nova CPU ocupa 30% menos espaço, enquanto o módulo de RAM e GPU tiveram uma redução de 40% na área ocupada. No entanto, os dois novos núcleos ficam no grupo secundário, que não teve a área revelada.

Dos três componentes citados, a GPU é a que mais ocupa espaço no chipset, sendo 20% da área dedicada ao chip gráfico. A CPU e RAM ocupam 15% e 8%, respectivamente. A parte mais curiosa, é que apesar da Apple ter alegado que a GPU foi desenvolvida por ela, as imagens mostram que a arquitetura é similar à da PowerVR presente no iPhone 7, contando com os mesmos seis núcleos gráficos. No entanto, otimizações feitas pela Maçã devem explicar o salto em testes sintéticos.

Nas imagens acima vemos os componentes do A10 e A11, mostrando que ambos os chipsets da Apple apresentam uma estrutura bastante similar. No entanto, uma análise mais aprofundada é necessária para vermos o que o A11 Bionic realmente tem a oferecer além de números altos em benchmarks, já que até o momento não vimos um ganho expressivo em desempenho.

(atualizado em 09 de agosto de 2020, às 07:40)

8

Comentários

Chipset Apple A11 Bionic apresenta GPU similar à PowerVR da geração passada

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até novembro de 2019