LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Feliz aniversário! Siri celebra 6 anos de existência; conheça um pouco de sua história

06 de outubro de 2017 0

Estreada no iPhone 4s em 4 de outubro de 2011, a assistente virtual Siri pavimentou o caminho para o surgimento de muitos outros serviços similares.

Apesar de apps do mesmo gênero já existirem, ela foi a primeira a incorporar Inteligência Artificial, o que ajudou a popularizar esse tipo de tecnologia.

Um de seus grandes diferenciais ficava por conta da habilidade de enviar via voz mensagens de texto, agendar reuniões, configurar timers, responder sobre a previsão de tempo e até mesmo conversar com seus usuários, ainda de que uma maneira limitada.

Nas notas enviadas pela Apple à imprensa a assistente era descrita como:

"Siri no iPhone 4S permite que você use sua voz para enviar mensagens, agendar reuinões, realizar chamadas, e mais. Peça a Siri para fazer coisas apenas falando do jeito que você já faz. Siri compreende o que você diz, entende o significado, e até responde. Siri é fácil de usar e faz muito, você continuará descobrindo mais e mais formas de utilizá-la."

Apesar da Apple não ter criado a Siri, ela adquiriu empresa que desenvolveu essa tecnologia, que atualmente, está presente não só em todos os iDevices como também nos Macs.

Antes de chegar ao iPhone de forma nativa, em 2010 Siri já existia no formato de um app, presente na App Store. Com a tecnologia criada pela Nuance, ela oferecia serviços como, por exemplo, integração com apps de terceiros (incluindo o Google Maps, FlighStats e OpenTable).

Dois meses após estrear na App Store informações sobre a compra da Siri por parte da Apple já havia vazado na web e até sido confirmada por executivos da Nuance. No ano seguinte, ela estreou nativamente no iPhone.

Antes de chegar nativamente ao iPhone, Siri existia na App Store no formato de app

Em 2012 ela chegou também ao iPad e iPod Touch, em 2015 debutou no Apple Watch e Apple TV (com o Siri Remote), e em 2016 foi inclusa no macOS Sierra; o dispositivo mais recente a recebê-la foi o HomePod, em 2017.

Com sua chegada ao device (descrito em rumores como Siri Speaker) ela se tornará uma parte ainda mais importante no ecossistema de produtos da maçã.

Após estrear dezenas de comerciais (onde sempre aparece ajudando os usuários a tirarem mais proveito de seus recursos), no iOS 11 ela ficou ainda melhor, ganhou uma voz ainda mais natural, habilidades de converter texto em voz e até mesmo de traduzir o inglês para várias outras línguas.

Apesar de nem sempre funcionar como deveria, aos poucos a Apple está melhorando ainda mais um dos principais diferenciais em seus produtos, e cá entre nós, estamos empolgados para ver até onde essa evolução vai nos levar.


0

Comentários

Feliz aniversário! Siri celebra 6 anos de existência; conheça um pouco de sua história

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo