LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A máscara caiu: Face ID não é tão seguro quanto a Apple promete

11 de novembro de 2017 184

Além da tela de ponta-a-ponta e drástica mudança no design, um dos principais atrativos do iPhone X fica por conta do Face ID, tecnologia de reconhecimento biométrico que chegou para substituir o Touch ID.

Quando anunciado pela Apple, o recurso foi extremamente elogiado, especialmente em relação à sua segurança, o que fez com que muitos fãs da marca tentassem colocar à prova a segurança (que falhou no caso de gêmeos idênticos).

Mas aparentemente, ele não é tão seguro quanto a Apple acredita ser; o 'mito' mais recente sobre o sensor a ser derrubado diz respeito ao uso de máscaras para enganá-lo.

Mesmo com Phil Shciller tendo dito que a gigante de Cupertino 'trabalhou com criadores profissionais de máscaras e maquiadores de Hollywood' para garantir que mas máscaras não apresentariam chances de burlar o mecanismo de reconhecimento (devido à inteligência artificial), a verdade é outra.

A companhia de segurança vietnamita Bkav demonstrou como uma simples máscara é capaz de tapear o Face ID e desbloquear um iPhone X sem a autorização do dono, como podemos ver no vídeo a seguir:

Segundo Ngo Tuan Ahn, Vice Presidente de Cyber Segurança da Bkav:

"A máscara foi produzida combinando impressão 3D com maquiagem e imagens 2D, além de um procedimento especial nas bochechas e ao redor da face, onde existem grandes áreas de pele, para tapear a IA do Face ID."

Ele ressalta que a tecnologia de reconhecimento facial 'ainda não está madura o suficiente' para que possamos confiar cegamente em seu uso, seja em PCs ou smartphones.

O vídeo acima só prova que, em caso de um ataque feito por especialista, os dados que, aparentemente, estavam protegidos por biometria, ficam vulneráveis.

Por esse motivo, a Apple deveria pensar melhor antes de dizer que a tecnologia de reconhecimento facial é mais segura do que os leitores de impressões digitais, afinal de contas, nosso rosto está sempre aparecendo em fotos, já nossas digitais, são um pouco mais difíceis de serem replicadas.


184

Comentários

A máscara caiu: Face ID não é tão seguro quanto a Apple promete

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Conheça o iPhone X | Vídeo do TudoCelular