LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Intel vs Apple: Core i9 Alder Lake supera chip M1 Max em novos benchmarks

26 de janeiro de 2022 19

Enquanto a Apple se prepara para concluir a sua transição para chips ARM nos MacBooks Pro em 2022, a Intel segue se esforçando para bater de frente com o chip M1 Max da Maçã. E agora benchmarks mostram que a Intel realmente conseguiu com um Core i9 da geração Alder Lake.

Os resultados do Geekbench mostram que o Intel Core i9-12900HK Alder Lake conseguiu 12.707 pontos em multi-core, sendo 4% mais rápido que o Apple M1 Max, que conseguiu 12.244 pontos. Já no teste single-core a diferença foi de 3,5% a favor do chip Intel.


Além disso, também foi testada qual a diferença de potencial gráfico quando o Core i9 Alder Lake é pareado com uma GPU NVIDIA RTX 3080 Ti. Neste caso a pontuação OpenCL foi de 143.594 contra 54.774 no MacBook com M1 Max.

Por outro lado, os gráficos integrados da Intel ainda não são tão poderosos quanto os da Apple, pois o Core i9-12900HK atingiu somente 21.097 pontos no mesmo teste sem uso da RTX 3080 Ti.

Entretanto, é interessante mencionar que o Core i9 registrou um consumo de energia muito maior, principalmente ao ter sua CPU testada no Cinebench R23, alcançando um pico de consumo entre 100 e 140W, enquanto que o AnandTech relata que o processador da Apple consome no máximo 40W.

Essa diferença de consumo de energia é demonstrada em um relatório da PCWorld, que afirma que um MSI GE76 com o novo Core i9 pode reproduzir vídeo por até 6 horas no modo offline, enquanto que o MacBook Pro de 16" tem uma autonomia de 21 horas.

Saiba mais


19

Comentários

Intel vs Apple: Core i9 Alder Lake supera chip M1 Max em novos benchmarks
  • Uma matéria para que possam se redimir e informar de forma correta:
    i7-12700H tem desempenho bem superior ao M1 Pro e aos Ryzen 5000 (Ryzen 6000 também nao chegam perto).
    Em termos da relação desempenho/power (consumo de energia), supera os Ryzen 5000 e iguala ao M1 Pro... Fonte:

    Bye Bye Ryzen, Intel is King Again - Core i7-12700H Review - YouTube

    • Única diferença é que o M1 consome infinitamente menos energia que a porcaria do i9

        • Convenhamos que o M1 da Apple se saiu melhor, mas como mostra na matéria: "a diferença de potencial gráfico quando o Core i9 Alder Lake é pareado com uma GPU NVIDIA RTX 3080 Ti. Neste caso a pontuação OpenCL foi de 143.594 contra 54.774 no MacBook com M1 Max"

          Perde muito o desempenho da GPU, isso atrapalha para quem for jogar com esse M1

            • 10% mais performance por 3x mais energia (quase 100W a mais). Clássico Intel kkkkk.

                • ADM VS X86, fazer o que

                    • Opa mandei errado, ARM VS X88

                        • X86* %uD83E%uDD23

                            • A AMD tá escalando os clocks e IPC de uma forma bem mais eficiente, eles conseguem ter 16 núcleos de performance a 4GHz usando "só" 170W, a Intel não faria isso com menos de 250W nem a pau. No mobile também, conseguem ter clocks decentes a 15W-28W com 8P Cores, a intel com 4P cores (1195G7) já passava disso em consumo. Procure saber o projeto 'Royal Core' da Intel que promete substituir os cores normais em 2025 e colocar a Intel de volta ao jogo em perf/watt contra a AMD e a Apple.

                                • Não se trata só disso (RISC OU CISC), a microarquetura intel é power hungry mesmo intrinsecamente. Por exemplo Zen 3+ também usa a ISA x86 e no 6980HS usando só 35W-45W conseguem praticamente empatar com o M1 Max. Também tem os 6800U também são extremamente eficientes e usam somente 15W-28W ficam entre o M1 e o M1 Max em desempenho de CPU, a questão é que desde os Skylake da Intel eles só conseguem escalar bem desempenho com bastante energia, e isso não tem relação com ser x86, mas sim com a microarquitetura usada nos núcleos, isso tem a ver como o clock consegue se "esticar" mais para fazer mais operações por ciclo. É por isso também que os clocks da intel sempre foram maiores, mas a um alto custo.

                            • 12.707 pontos à 140w vs 12.244 à 40w. Essa intel é patética, gosta de passar vergonha mesmo

                                • Poder de fogo ao custo de 60w a mais. Intel esta mais que serta. Indo na contramão de todas as outras empresas a fim de conseguir apenas uma coisa: retomar o trono de CPU mais forte e mais consumidora para Pc/Notebook/Etc.

                                  • E lembrando que o Geekbench disse a um tempo atrás que ainda não está adaptado para extrair o máximo de potência da GPU do M1 Max. Ou seja, a Apple de fato fez um trabalho impressionante com esses chips

                                    • Uma Itaipú para míseros 4% a mais..... então tá....

                                        • Com 4 cores a mais e a diferença não chegou a 5%. Fora gastar muito mais e drenar muito mais a bateria. Tirando a placa gráfica dedicada, o M1 Max é mto mais negócio! Curioso pra ver o desenrolar dessa história! A intel tava dormindo, teve que acordar. A Apple vem aí, com novos chips para modelos desktop! A briga vai ser boa!

                                            • Nos países de primeiro mundo vai pode até ter uma competição boa, mas sera aqui no Brasil vai ser bom? qustão de custo e tal.

                                                • Mesmo aqui! Comparando o MacBook Pro com modelos semelhantes (computadores top de linha com windows, com processadores de última geração), os preços são parecidos. E o mac vale mto mais a pena (pelo conjunto, bateria, etc). Pela primeira vez, a apple está sendo um bom negócio tbm.

                                                Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo