
Economia e mercado 10 Jan
10 de janeiro de 2023 39
Atualização (10/01/2023) - EB
O iPhone 15 sequer foi anunciado pela Apple e relatos já indicam algumas mudanças que devem chegar no iPhone 16. Hoje temos mais uma fonte reforçando a possibilidade de o iPhone 16 tenha o Face ID com sensores ocultos sob a tela. Segundo o The Elec, a novidade deve chegar aos celulares da Apple apenas em 2024.
A agência de notícias sul-coreana afirma, então, que o entalhe e a Dynamic Island devem finalmente sumir do iPhone, pois os sensores ficariam ocultos sob a tela no modelo lançado em 2024. Apenas o sensor de câmera deve permanecer como um furo no display.
Detalhando um pouco mais, é esperado que a tecnologia de câmera sob a tela seja lançada no iPhone 16 Pro, pois estes modelos são os primeiros a receber novidades, então é possível que o iPhone 16 seja equipado com a Dynamic Island.
Based on the technical challenges remaining for under panel cameras to meet discerning brands quality requirements as well as panel manufacturers' cost requirements, I still believe this roadmap makes sense for the iPhone. pic.twitter.com/3ck5X3sVcL
— Ross Young (@DSCCRoss) May 10, 2022
Soma-se ainda uma linha do tempo compartilhada pelo leaker Ross Young, onde é dito que o primeiro iPhone com câmera frontal sob a tela deve ser lançado somente em 2026.
Voltando ao presente, isto significa que não teremos grandes novidades da Apple em 2023, pois outros relatos indicam que a empresa deve focar no desenvolvimento de produtos e sistemas dedicados a Realidade Virtual e Aumentada.
Atualização (23/3/2022) - HA
Na última terça (22), um rumor sugeriu que a Apple poderia estar prestes a, enfim, usar apenas um furo para a câmera frontal, se livrando do entalhe e colocando o Face ID sob a tela. Mas nesta manhã, o analista Ross Young — com boa reputação na área de previsões para smartphones — disse ter reconfirmado os planos da Apple, e essa novidade talvez só apareça mesmo nos iPhones de 2024.
A novidade dita anteriormente se deveria a uma tecnologia da Samsung, que seria usada já nos próximos dispositivos dobráveis da sul-coreana, e na geração de smartphones de 2023 da Apple.
We reconfirmed again that there is not expected to be under panel IR for iPhones until 2024, iPhone 16. Gotta start the development and start submitting samples now though.
— Ross Young (@DSCCRoss) March 23, 2022
Por outro lado, o cronograma publicado por Young mostra que a Apple levaria o furo para a câmera e o sensor visível de Face ID para todos os modelos de iPhone 15, enquanto a câmera sozinha ficaria apenas nos modelos de 2024, escondendo o sensor de reconhecimento facial.
Vale acompanhar as próximas notícias da indústria para saber, de fato, quais os planos da Apple.
E você, acha que a Apple segue um bom caminho escondendo o sensor ou você prefere o design do iPhone com entalhe? Deixe seu comentário!
Texto original (22/3/2022)
Em 2024, a Apple pode introduzir pela primeira vez smartphones com verdadeiro entalhe único em formato de furo. Isso porque a Samsung deve ajudar a Maçã a colocar o restante dos componentes necessários para o funcionamento do recurso de reconhecimento facial Face ID sob a tela OLED do iPhone 15.
Muitos usuários torcem pela diminuição — ou até retirada total — dos entalhes nas telas dos iPhones, e essa novidade não deve chegar com o iPhone 14, a julgar pelos conceitos e rumores a respeito dos displays da nova série.
No entanto, a Apple supostamente está recorrendo à tecnologia de câmera sob o painel (UPC) da Samsung que foi empregada na tela interna do Galaxy Z Fold 3 para introduzir mudanças significativas nos futuros displays de seus smartphones.
O Galaxy Z Fold 4, a ser lançado neste ano, deve usar a mesma tecnologia do Z Fold 3. Para o Z Fold 5, porém, a Samsung pode desenvolver uma nova solução de câmera sob a tela com um mecanismo de entrada de luz mais avançado em parceria com os canadenses da OTI Lumionics.
A nova tecnologia de câmera sob o painel a ser criada pela Samsung pode acabar sendo utilizada pela Apple como um mecanismo de acomodação do Face ID sob o display, evitando o recorte em forma de pilha que é esperado para o iPhone 14.
Isso deixaria visível apenas a câmera frontal do iPhone 15. Em outras palavras, em 2024 a Apple pode lançar um smartphone que conta com um único entalhe em formato de furo no display, um design que tem sido amplamente utilizado no mercado Android há algum tempo. Essa novidade, porém, pode ser uma exclusividade dos modelos Pro.
A LG também está trabalhando em uma solução similar de câmera sob a tela, e pretende atingir 40% de transparência luminosa até 2024. A essa altura, a fabricante pode se tornar um concorrente viável para o fornecimento de displays para os celulares iPhone 15 Pro.
Qual a sua opinião sobre esta possibilidade para os futuros iPhones? Conte nos comentários!
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários