LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

RPCS3: emulador de PlayStation 3 chega ao macOS, mas tem um porém

14 de abril de 2022 3

Já faz um bom tempo que o emulador RPCS3 vem sendo aprimorado no PC para recriar a experiência do saudoso PlayStation 3, mas esta semana, a equipe de desenvolvedores do emulador pegou todos de surpresa ao anunciar o lançamento da plataforma para o macOS, o sistema operacional da Apple que é conhecido por não ter muita afinidade com os jogos.

Infelizmente, o lançamento do emulador no macOS acaba chegando com uma série de deficiências em relação à sua versão para o PC.

Enquanto a Sony dá seus primeiros passos em trazer a emulação do PS3 para os jogadores, uma equipe de entusiastas de programação tem feito avanços importantes em lançar um emulador paralelo do console para o PC.

O RPCS3 se tornou uma referência no ramo de emuladores e já consegue entregar uma experiência satisfatória em diversos títulos, mas esta semana, os desenvolvedores começaram a expandir seus domínios ao anunciar o lançamento de uma versão para o sistema operacional da Apple.

Como era de se esperar, o lançamento inicial conta com algumas limitações em relação à versão para PC. Veja abaixo uma lista com alguns itens já identificados pelos desenvolvedores:

  • Sem suporte para GPUs NVIDIA
  • Atualmente, apenas os controles do PlayStation são suportados
  • Falha aleatória ao desconectar o controle com o macOS 12 (Monterey), especialmente por Bluetooth (RECOMENDADO COM FIO)
  • O desempenho do macOS é muito inferior ao do Windows / Linux devido ao uso do MoltenVK em vez do Metal e outros fatores (veja abaixo)
  • O desempenho do M1 é lento devido à necessidade do Rosetta 2 e não ter instruções AVX. Se o RPCS3 obtiver uma porta M1 nativa, o Rosetta 2 não será mais necessário.
  • Os drivers da Apple funcionando de maneira diferente farão com que o RPCS3 exiba mais problemas específicos do macOS
  • A falta de suporte a TSX devido ao uso de microcódigo antigo pela Apple prejudica o desempenho de alguns PCs Intel Mac.

Os desenvolvedores alertam que pode levar um tempo para que o macOS ofereça um desempenho que se equipare ao do Windows/Linux para o emulador, se é que um dia isso irá acontecer.

Esperamos que as coisas melhorem com o tempo, não apenas do RPCS3, mas das alterações feitas no macOS e nas bibliotecas upstream que usamos. Dito isso, não vemos o macOS alcançando um desempenho comparável ao Windows / Linux tão cedo. Embora o Asahi Linux possa ser muito bom para Macs M1 se eles tiverem seus próprios drivers de GPU.

Por enquanto, nos resta aguardar até onde os desenvolvedores vão conseguir aprimorar o sistema antes que a Sony decida tomar uma medida legal contra eles.


3

Comentários

RPCS3: emulador de PlayStation 3 chega ao macOS, mas tem um porém
  • Eu fico pensando em qual seria o nível de desempenho entre ARM e x86 se esses processadores fizessem sucesso e a galera começasse a escrever emuladores pra Linux + Vulkan num ARM e daí colocava o mesmo emulador numa versão x86 equivalente só pra comparar. Tudo isso só no modo software pra não ter interferência de GPU. Ou então já pegava esses Macs, escrevia um nativo e comparava entre os M1 e Intel.

      • Certamente em ARM se sairia melhor, pq em x86, as instruções passam pro um decodificador antes de serem executadas, são desmembradas em micro instruções.

        • se rodar os jogos liso ja e bom

            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo