30 Setembro 2024
A Apple anunciou na tarde desta segunda-feira (9) seus novos AirPods 4, que chegam em duas versões com novo chip H2, bateria para até 30 horas de uso e estojo de recarga com conexão USB-C. Algo que pegou muita gente de surpresa, porém, é que a Maçã não enviará um cabo USB-C para recarga no mercado internacional, seguindo com sua polêmica política ambiental, mas pelo visto isso não se aplica ao Brasil.
Uma rápida olhada nas páginas de venda do AirPods 4 em alguns países mostra que o conteúdo da caixa destacado inclui apenas os próprios fones, o estojo de recarga e documentação com termos de garantia e manuais. Logo abaixo ainda é exibido o seguinte alerta:
Os AirPods 4 não incluem um cabo de carregamento USB-C ou adaptador de alimentação. Recomendamos que você use qualquer cabo de carregamento USB-C compatível ou adaptador de energia. Se você precisar de um novo cabo de carregamento ou adaptador de alimentação da Apple, eles estarão disponíveis para compra.
Ou seja, a marca não apenas confirma que não enviará o acessório, como também aponta que os consumidores que sentirem falta de um cabo para recarregar seus fones têm a opção de comprá-lo separadamente, ou usar uma opção que já possuam, ainda que não seja a mesma que viria por padrão na caixa.
Olhando para a versão brasileira da loja oficial da Apple, na imagem acima à direita, vemos que a marca inclui um quarto item na caixa de venda do AirPods 4: um Cabo para recarga com conector USB-C. Não é destacado qual o modelo do cabo ou sua cor, mas provavelmente temos o mesmo acessório que é enviado junto ao AirPods Pro 2, com duas pontas USB-C.
Um ponto curioso é que, ao olhar as especificações do fone, ainda é exibido o aviso de "O cabo para recarga com conector USB-C é vendido separadamente", tanto na versão padrão quanto na com cancelamento ativo de ruído (ANC). Isso indica que a Apple pode ter apenas traduzido esta página de outro idioma sem corrigir a parte do acessório, enquanto a área de venda em si já foi atualizada para evitar qualquer problema com os órgãos competentes.
Vale lembrar que carregadores e cabos são um problema recorrente para a Apple no Brasil, com a marca enfrentando inúmeros processos nos últimos anos por "venda casada" dos acessórios, especialmente com seus celulares que não trazem carregador na caixa desde o iPhone 12 de 2020. Por isso, é interessante ver que a companhia decidiu incluir o cabo USB-C na caixa do AirPods 4 no Brasil, provavelmente já buscando evitar qualquer conflito com o Procon e outros órgãos de defesa do consumidor no país.
O AirPods 4 tem preço sugerido de R$ 1.499 para a versão normal e R$ 1.999 para a versão com cancelamento ativo de ruído. Ambos os produtos já contam com preço e página no Brasil, mas seguem sem uma data oficial para o início das vendas.
Comentários