LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple anuncia novos chips M4 Pro e M4 Max com até 128 GB de RAM e GPUs de 40 núcleos

30 de outubro de 2024 26

A Apple acaba de anunciar seus novos MacBooks Pro com chips M4 Pro e M4 Max. As novas plataformas trazem várias melhorias em desempenho e eficiência energética, além de melhorias para inteligência artificial, suportando os novos recursos do Apple Intelligence "com uma mão nas costas".

Estrutura do M4 Pro. Imagem: Apple

Começando pelo Apple M4 Pro, este chip traz CPU de 14 núcleos (10 de desempenho e 4 de eficiência energética) sendo 1,9 vezes mais rápido que o M1 Pro. A GPU tem 20 núcleos com o dobro de potência gráfica em comparação com o M4.

O novo chip é compatível com até 64 GB de RAM com 273 GB/s de largura de banda de memória, 75% maior que o M3 Pro. Além disso, ele é o segundo chip da Apple com suporte ao Thunderbolt 5, que permite transferências de arquivos a 120 Gb/s.

Estrutura do M4 Max. Imagem: Apple

O novo Apple M4 Max é o topo de linha da Apple para computadores. Por isso, sua CPU tem 16 núcleos, 12 de desempenho e 4 de eficiência, com clock 2,2 vezes mais rápidos que o do M1 Max, além de uma GPU com 40 núcleos. O dobro do M4 Pro e quase duas vezes mais poderosa que a do M1 Max!

Graças a isto, este chip consegue reduzir ruídos em gravações do DaVinci Resolve em tempo real e realizar outras tarefas pesadas sem problemas. Além disso, ele também traz suporte para dois mecanismos de codificação de vídeo e dois aceleradores ProRes.

Para isto, a Apple adicionou suporte para até 128 GB de RAM com largura de banda de 546 GB/s, o que permite que o M4 Max processe grandes modelos de linguagem com quase 200 bilhões de parâmetros.

Por fim, ele também traz suporte para Thunderbolt 5 com 120 Gb/s para conectividade aprimorada nos novos MacBook Pro. Tudo isso com autonomia de até 24 horas graças a alta eficiência energética de ambos os chips.

Saiba mais


26

Comentários

Apple anuncia novos chips M4 Pro e M4 Max com até 128 GB de RAM e GPUs de 40 núcleos
  • Se antes já não tinha concorrência nos notebooks%u2026 nossa senhora, destruidor.
    Um salto muito grande desde o início do M1.

      • Massacrante. Afinal nem tem concorrencia né, essa linha M da apple não da nem pra comparar com o restante, é totalmente diferente. Rainha.

        • Caramba muito poderoso esses processadores da Apple

            • A Apple rainha chegou para abalar o mercado

                • A maioral mesmo, em processadores está a nos luz da concorrência, Linha M imbatível onde está todo o foco da Apple nesse momento, Provando que quando ela quer ela pisa na concorrência sem pena. É muito poder.

                  • Snaplixos sonham com esse poder.

                      • Acho maravilhoso que quando fala em desempenho apple nunca compara com gen anterior, é sempre sei lá, um produto de 4 anos atrás... %uD83D%uDE05

                          • Ela não precisa já que até o M2/3 surram os lixos da Qualcoom.

                              • Henry, você está elogiando a Qualcomm indiretamente mano. Por quê só o M2 pra cima supera? O M1 e o A17 então são inferiores? Falando bem a real cara, mesmo ela estando no pedestal o 8 elite veio pra tremer o M3 e até mesmo deu um empurrãozinho o A18 pro. Eu sinceramente acho que você sabe muito bem como as coisas realmente funcionam, por isso eu prefiro não acreditar que nem tudo que você diz na certeza e baseado em algo.

                                  • Nao, o engraçado é que ela faz isso pq sabe que se colocar uma comparação com gen anterior, os ganhos nao enchem os olhos mesmo...

                                      • Sim vc que não aceita, Linha M surra qualquer linha de Qualcoom. e nem precisa ser o M4

                                          • Que bom que surra; ate pq, qualcoom entrou agora no mercado de PC; em comparativo com o concorrente principal que seriam os x86, m3max que era o concorrente ate hj, tinha um empate tecnico com o 14900hx.Mas o ponto que falei nem foi esse, foi mt mais o fato de que a propria apple sabe que os incrementos entre geração dela tao bem fracos, ai precisa comparar o produto com 2-3 gerações atrás pra poder exibir números grandes(faz isso tanto nos M quanto nos A).

                                              • "qualcoom entrou agora no mercado de PC" a desculpa de milhões, os Chips são ARM filho, Apple tb entrou no mercado ARM pra pc a pouco tempo. Se a desculpa é essa. kakkakakakka. E ela pode trazer a linha M a qualquer momento pros iPhones é só ela querer, unificar A e M, mas nem acho necessário, Já que ela mesma afirmou que os Bionics estavam com foco em eficiência e não em potencia. Então só querer que ela pisa na Qualcoom novamente mais do que ela já pisa. Em processadores a Apple é imbatível, tem tudo em mão, Software e a Otimização e confecção do Hardware a seu gosto. Qualcoom jamais saberá o que é isso.

                                                  • Apple entrou desde o M1 e tem macbook desde sempre, nao muda o fato de que qualcoom entrou agora no mercado de pc(influencia da apple?claro...mas nao muda o fato) entao é natural sim a apple ter uma vantagem de timing no assunto, é natural que produtos dela estejam mais avançados em uma area que ela ja tem a tanto tempo; qualcoom começou agora a enxerga o PC como uma plataforma interessante, entao agora é o ponto de eles correrem atras da apple, mas ela tem sim uma vantagem de timing que torna natural que os produtos dela ainda estejam a frente.

                                          • O Apple M1 foi lançado em 2020 em duas versões: Uma com 7 núcleos de GPU e outra com 8 núcleos de GPU.

                                            Cada núcleo de GPU possui 128 Cores (Shading Units), 8 TMUs e 4 ROPs.

                                            Então o Apple M1 com 8 Cores de GPU tem 1024 Cores (Shading Units), 64 TMUs e 32 ROPs.

                                            O Apple M4 Max tem 40 núcleos de GPU ou seja 5 vezes mais que o Apple M1 com GPU de 8 Cores.

                                            Aqui a fonte sobre o Apple M1 com 8 núcleos de GPU: https://nanoreview.net/en/cpu/apple-m1

                                            • não tem jeito mesmo, por mais que eu torço pra que a qualcomm se torne uma concorrente a altura em CPU's ARM, a apple esta muito a frente de todo mundo nesse jogo.

                                                • Apple é rainha em processadores. Não adianta Linha M pisa na Qualcoom. Nos Bionic a Apple deu uma pisada no freio pra ter foco em eficiência e mesmo assim sendo melhor que o Snaplixo Bomba elite, imagina quando ela tiver foco em desempenho? Não há quem pare.

                                                    • OXE A QUALCOMM TA CHEGANDO AGORA NA ERA DE CHIPS PARA DESKTOP, CALMA MEU VEI

                                                        • Pois é, a gente brinca com alguns fanboys aí, mas a realidade é essa, Apple sempre acaba estando gerações a frente da concorrência, mesmo o Snapdragon dando alguns amassos em uma coisinha ali e aqui ela ainda está superior. A regra é clara.

                                                          Snapdragon: Android
                                                          Série A/M: IOS

                                                          • Prevejo um comentário do HenrySeven logo logo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                            Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                            Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                            iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo