
Curiosidade 17 Fev
17 de fevereiro de 2025 5
Atualização (17/02/2024) - EB
Relatos indicam que a Apple já começou a produção em massa dos chips M5 para os próximos MacBooks e iPads. Agora Mark Gurman, da Bloomberg, está apontando que o primeiro dispositivo com o Apple M5 será um MacBook Pro lançado no segundo semestre de 2025.
O analisa afirma que os novos modelos de MacBook não terão grandes mudanças no visual, pois a Apple deve focar em aumentar o desempenho, principalmente da NPU para aplicações que usam inteligência artificial.
O mesmo deve acontecer com o novo Mac mini, que já recebeu um design mais compacto com a geração mais recente. A versão M5 dele deve ser anunciada junto do iMac M5 no último trimestre deste ano.
Falando do iPad Pro, Gurman acredita que o tablet deve continuar com um chip M4 sem mudanças visuais neste ano, pois a Apple também acaba de atualizá-lo com design ultrafino. Entretanto, o analista diz que não é impossível que a Apple mude o seu ciclo de lançamentos para oferecer o iPad Pro com chip M5 ao mercado no final de 2025.
Atualização (05/02/2024) - EB
Após relatos indicarem que a Apple encomendou chips M5 para a TSMC antes do final de 2025, o portal ETNews agora afirma que a produção em massa deles foi iniciada. Segundo ele, o foco da nova geração será em desempenho de aplicações envolvendo inteligência artificial.
As fontes do ETNews dizem que os chips estão sendo fabricados com o processo N3P da TSMC com 3 nm, o que deve aumentar o desempenho em 5% e a eficiência energética entre 5% e 10%, mas o foco desta geração será uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) para aplicações de inteligência artificial.
Além disso, é dito que alguns chips M5 terão a tecnologia SoIC-mH (System-on-Integrated-Chips-molding-Horizontal), que empilha chips e liga-os a conectores de cobre para melhorar a condutividade térmica e elevar o desempenho.
Outra novidade deve ser a forma como o chip é montado na placa-mãe com uma nova camada adesiva que mantém os chips juntos, permitindo que mais deles sejam empilhados uns sobre os outros.
O processo de embalagem dos chips deve ser feito por várias empresas, começando pela ASE de Taiwan com o lote inicial, e Amkor e JCET, dos EUA e China, com os lotes posteriores.
Se os relatos recentes estiverem corretos, os primeiros produtos da Apple com novos chips devem ser lançados no segundo semestre de 2025, começando por um novo iPad Pro com a versão básica.
Matéria original (29/11/2024)
A Apple já encomendou os chips M5 da TSMC para começar o desenvolvimento de produção de seu processador da próxima geração, que irá equipar futuros dispositivos. A informação vem de uma matéria publicada pelo The Elec.
Espera-se que a linha de chips M5 da Apple apresente uma arquitetura ARM aprimorada e que seja fabricada usando a avançada tecnologia de processo de 3 nanômetros da TSMC. Acredita-se que a decisão da gigante de Cupertino em renunciar ao processo mais avançado de 2 nm da TSMC para o chip M5 se deve principalmente à redução nos custos. Apesar disso, o M5 apresentará avanços significativos em relação ao M4, principalmente por conta da adoção da tecnologia System on Integrated Chip (SoIC) da TSMC.
Essa abordagem de empilhamento de chips 3D aprimora o gerenciamento térmico e reduz o vazamento elétrico em comparação com projetos 2D tradicionais. Ao que parece, a Apple expandiu sua cooperação com a TSMC no pacote SoIC híbrido de próxima geração, que também combina tecnologia de moldagem composta de fibra de carbono termoplástica. O pacote supostamente entrou em uma pequena fase de produção experimental em julho.
Segundo rumores, o próximo chip M5 da Apple trará melhorias significativas no desempenho e eficiência em vários dispositivos. A produção pode começar já no segundo semestre de 2025, com os primeiros dispositivos equipados com M5 sendo lançados possivelmente no final do próximo ano ou início de 2026. Supondo que a Apple mantenha seu ciclo típico de atualização para seu silício personalizado, aqui estão os primeiros dispositivos que podem se beneficiar dessa nova tecnologia:
Referências ao que se acredita ser o chip M5 da Apple já foram descobertas no código oficial da Apple. De acordo com um relatório, graças ao seu design SoIC de uso duplo, a Apple também planeja implantar o chip M5 em sua infraestrutura de servidores de IA para reforçar os recursos de IA em dispositivos de consumo e serviços em nuvem.
Será que veremos um grande salto de desempenho com a chegada da linha M5?
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários