Tech 26 Nov
A Apple já encomendou os chips M5 da TSMC para começar o desenvolvimento de produção de seu processador da próxima geração, que irá equipar futuros dispositivos. A informação vem de uma matéria publicada pelo The Elec.
Espera-se que a linha de chips M5 da Apple apresente uma arquitetura ARM aprimorada e que seja fabricada usando a avançada tecnologia de processo de 3 nanômetros da TSMC. Acredita-se que a decisão da gigante de Cupertino em renunciar ao processo mais avançado de 2 nm da TSMC para o chip M5 se deve principalmente à redução nos custos. Apesar disso, o M5 apresentará avanços significativos em relação ao M4, principalmente por conta da adoção da tecnologia System on Integrated Chip (SoIC) da TSMC.
Essa abordagem de empilhamento de chips 3D aprimora o gerenciamento térmico e reduz o vazamento elétrico em comparação com projetos 2D tradicionais. Ao que parece, a Apple expandiu sua cooperação com a TSMC no pacote SoIC híbrido de próxima geração, que também combina tecnologia de moldagem composta de fibra de carbono termoplástica. O pacote supostamente entrou em uma pequena fase de produção experimental em julho.
Segundo rumores, o próximo chip M5 da Apple trará melhorias significativas no desempenho e eficiência em vários dispositivos. A produção pode começar já no segundo semestre de 2025, com os primeiros dispositivos equipados com M5 sendo lançados possivelmente no final do próximo ano ou início de 2026. Supondo que a Apple mantenha seu ciclo típico de atualização para seu silício personalizado, aqui estão os primeiros dispositivos que podem se beneficiar dessa nova tecnologia:
- iPad Pro: os chips M5 podem estrear nos dispositivos no final de 2025 ou no início de 2026.
- MacBook Pro: Modelos com chips da série M5 estão previstos para o final de 2025.
- MacBook Air: variantes M5 provavelmente chegarão no início de 2026.
- Apple Vision Pro: Uma versão atualizada do headset incorporando o chip M5 é esperada entre o outono de 2025 e a primavera de 2026.
Referências ao que se acredita ser o chip M5 da Apple já foram descobertas no código oficial da Apple. De acordo com um relatório, graças ao seu design SoIC de uso duplo, a Apple também planeja implantar o chip M5 em sua infraestrutura de servidores de IA para reforçar os recursos de IA em dispositivos de consumo e serviços em nuvem.
Será que veremos um grande salto de desempenho com a chegada da linha M5?
Comentários