Apple 15 Dez
A Apple anunciou em outubro de 2021 uma grande renovação para a linha MacBook Pro com a chegada dos modelos de 14 e 16 polegadas com tela de bordas finas e um curioso notch para alocar a webcam com Center Stage. Foi também a primeira vez em muito tempo que a marca atualizou a tecnologia do painel, passando a adotar o Mini LED que entrega qualidade superior ao LED tradicional por permitir maior controle das zonas de iluminação. E pelo visto estamos próximos de uma nova mudança.
De acordo com um suposto cronograma do Omdia publicado pelo informante @Jukanlosreve no X, antigo Twitter, a Apple planeja finalmente lançar seus primeiros MacBook Pro com tela OLED em 2026, apostando na mesma tecnologia Tandem OLED vista na linha iPad Pro. Também é esperado que a tela de ambas as versões aumente ligeiramente, passando para 14,3 e 16,3 polegadas, ainda com taxa de atualização adaptativa para maior fluidez em navegação e jogos.
Além da troca da tecnologia do painel, podemos ter também o fim do notch, que foi passado para outros modelos da marca como o MacBook Air, e até seguido por rivais como a Samsung com seus tablets Galaxy Tab S9 Ultra e Galaxy Tab S10 Ultra. Segundo o suposto cronograma, a empresa de Tim Cook passaria a adotar um pequeno furo na tela, possivelmente similar ao que temos na maioria dos smartphones Android, o que garantiria uma área útil muito maior ao painel.
Outras informações interessantes divulgadas no mesmo cronograma dizem respeito aos tablets da Maçã e ao MacBook Air. O iPad Mini ganharia tela OLED também em 2026, enquanto o iPad Air receberia a novidade em 2027 — ambos ainda restritos à taxa de atualização de 60 Hz. Assim como no caso do MacBook Pro, eles teriam um aumento de 0,1 polegada na tela, passando a contar com 8,4 polegadas (iPad Mini) e 11 ou 13 polegadas (iPad Air).
Em relação ao MacBook Air, teríamos a chegada da tela Tandem OLED apenas em 2028, em tamanhos de 13,8 e 15,5 polegadas (contra 13,6 e 15,4 polegadas da versão atual). Os modelos manteriam o design com tela recortada por um notch, trazendo taxa de atualização variável para maior fluidez e menor consumo de energia.
Por fim, é falado ainda que o tão aguardado e comentado iPad dobrável também viria em 2028, contando com tela Tandem OLED de 18,8 polegadas com taxa de atualização dinâmica. Não se sabe qual seria a proposta do aparelho, mas ele é identificado como um híbrido de tablet, notebook e monitor, o que indica que poderemos ter vários modos de uso de acordo com a posição da tela.
Como sempre, é importante lembrar que estamos diante de um vazamento. Por mais que o informante tenha um bom grau de acerto em suas antecipações, ainda faltam muitos anos para a chegada dos modelos comentados, e os planos da Apple podem ser ajustados até lá.
Comentários