O iPhone 4S foi
anunciado ontem, e a apresentação não empolgou. Não sou só eu que estou dizendo, mas todo o mercado: as ações da Apple
começaram a cair logo após o término do keynote de Tim Cook.
Veja bem, o iPhone 4S não é um celular ruim e não há dúvidas de que a Apple vai vender milhões desses aparelhos nos próximos meses, mas há bons motivos para muita gente ter se sentido decepcionada. Primeiro, esperamos sempre muito da Apple, que já acostumou os consumidores a apresentar verdadeiras revoluções em tecnologia. Segundo, o atraso do anúncio, antes tradicionalmente feito no meio do ano, gerou uma expectativa muito alta em relação ao que seria exposto.

Apple iPhone 4S
O iPhone 4S não mudou nem uma vírgula em termos de design. Isso significa que você não terá a sensação de estar comprando um celular novo quando vê-lo lado a lado ao iPhone 4 em uma loja. E isso é sim importante. Em tempos onde a maioria dos aparelhos tem telas entre 4" e 4,5", a Apple continua com uma tela de apenas 3,5", do mesmo tamanho daquele primeiro iPhone, lançado em 2007.
O hardware melhorou, é fato. O
processador dual-core A5 deve ser um belo upgrade e a câmera de 8 MP promete tirar ótimas fotos mesmo com pouca iluminação, o que deve garantir ao iPhone o posto de câmera mais utilizada no Flickr durante um bom tempo, mas isso não é suficiente para empolgar consumidores mais exigentes que já viram um
Samsung Galaxy S II com processador dual-core e especificações até melhores chegar ao mercado meses atrás.

Apple iPhone 4S
As grandes novidades do iPhone 4S estão na verdade no seu software. O iOS 5 trará mudanças bem mais radicais do que o hardware do aparelho. O problema é que praticamente todos esses recursos também estarão disponíveis para o iPhone 4 - o que torna difícil justificar a troca de um pelo outro - exceto por um: o Siri.

Apple iPhone 4S
O Siri é de fato a grande novidade do iPhone 4S. Para quem ainda não leu a respeito, o Siri será uma espécie de assistente pessoal que oferece soluções e resultados levando em conta o contexto do que é dito. Em outras palavras, o usuário não precisará falar uma frase exata para que o Siri entenda o sentido, e poderá dar diferentes comandos com frases diferentes.
É verdade que já havia um aplicativo semelhante compatível com o iPhone 4, mas a Apple, percebendo que o iPhone 4S não contava com novidades suficientes para fazer os clientes trocarem de aparelho, já tratou de removê-lo da App Store e a partir do dia 15 de outubro ele simplesmente irá parar de funcionar nos aparelhos que já tiver instalado -
acredite se quiser! Com isso, a Apple força os usuários a comprarem um novo smartphone se quiserem contar com a funcionalidade.

Apple iPhone 4S
O Siri do iPhone 4S, no entanto, está melhor e mais funcional do que o app antes disponível na App Store. Se ele realmente funcionar de maneira bem intuitiva, pode ser um grande atrativo no novo aparelho, assim como o FaceTime foi. Mas aí vale a pergunta: quantas pessoas você conhece que realmente usam o FaceTime no dia-a-dia? Será que o Siri também vai se tornar a grande funcionalidade revolucionária que ninguém usa?
Não esqueçamos também que o Siri por enquanto está disponível apenas em inglês, alemão e francês. A Apple disse que deve chegar para outras línguas nos próximos meses, mas provavelmente o espanhol, japonês e italiano estão na frente na fila.
Por enquanto, eu deixo o iPhone 4S e me preparo para o
lançamento do Nexus Prime com o Android Ice Cream Sandwich, no dia 11.
O Apple iPhone 4S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar .
Comentários