LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Será que um iPhone de tela grande faria sucesso?

12 de novembro de 2013 20

Primeiro iPad nas mãos de Steve Jobs
Primeiro iPad nas mãos de Steve Jobs

A cada dia mais rumores apontam para um iPhone com uma tela de 4,7, 5 ou até mesmo 5,5 polegadas. Tantas são as indicações que já estamos até acostumados com a ideia. Porém, será que se lançados, esses aparelhos teriam o sucesso de seus anteriores? Ou será que os fãs se sentiriam traídos e não comprariam o novo iPhone?

Com certeza teríamos os dois casos, mas qual iria prevalecer? Provavelmente o primeiro. A Apple tem raízes muito fortes com seus fãs. Já vimos várias vezes que mesmo com produtos que não trazem tanta novidade a ponto de justificar a troca de modelo ainda tem grande sucesso de venda.

Mais recentemente temos o caso do iPhone 5S. Apesar de trazer o sensor de impressão digital, câmera melhor e processador 64-bit, ele não justifica o preço de uma troca do iPhone 5. A não ser que um sensor de impressão digital seja algo que você sempre quis em um smartphone.

Isso porque o processador 64-bit na realidade não traz quase nenhum ganho em um aparelho com menos de 4GB de RAM e que a maioria dos aplicativos não são feitos para tirar proveito da plataforma.

Em relação ao sensor de impressão digital Touch ID, você só ganha mesmo alguns segundos durante o dia, já que sua funcionalidade real é para não ter que ficar digitando sua senha toda hora.

Mesmo assim, o iPhone 5S foi um grande sucesso de vendas. Quase todos os fãs da Apple são entusiastas. Sendo assim, a Apple consegue lançar produtos que não contam com grandes melhorias e mesmo assim ganhar muito dinheiro. Além disso, qualquer nova função que ela cria, acaba virando norma na indústria, como o caso do Touch ID. Após o lançamento do iPhone 5S, em pouco tempo teremos vários smartphones contam com um sensor de impressão digital.

Talvez seja por isso que ela é tão relutante com a adoção de novas tecnologias. Uma coisa é você lançar a tendência, coisa já comum para a Apple. Outra é você seguir o que a indústria está dizendo.

Sendo assim, a Apple poderia lançar um tablet de 6,9 polegadas, chamar de iPhone e mesmo assim vender bastante. É o que ela sabe muito bem fazer, em todos os quesitos.

Por outro lado, com certeza também teríamos aqueles que não ficariam felizes com a novidade da Apple. Apesar de a tendência ser termos cada vez smartphones com telas maiores, muitos continuam com a Apple exatamente por ela não ter cedido ao "5 polegadas" que temos nos topos de linha atualmente. Apesar de também ter perdido outros exatamente pela mesma razão.

Zach Epstein, grande nome da indústria mobile e atual Editor Executivo da BGR, escreveu um artigo de opinião que ilustra muito bem isso. Ele afirma que o iPhone 6 será o primeiro iPhone que ele não irá comprar. Isso é, se de fato ele vier com a tela gigante que alguns rumores estão afirmando.

Ele afirma que apesar de sempre andar com dois aparelhos, seu celular principal desde 2007 foi um iPhone. Sempre que um novo modelo era lançado, ele comprava. Em uma análise recente, ele afirmou que o iPhone 5S era o melhor iPhone de todos, mas também o que menos significou melhorias. Sendo assim, ele começou a desejar pelo iPhone 6 quase imediatamente.

Porém, com as novas informações de dois novos iPhones no ano que vem, um com 4,7 polegadas e outro com 5,5, Zach ficou feliz e triste. Por um lado, ele compraria facilmente o modelo de 4,7 polegadas já que realmente quer uma tela maior do que já tem no iPhone. Além de que ele provavelmente terá bordas muito pequenas, mantendo o aparelho pequeno.

Mas em relação a um modelo de 5,5 polegadas, Zach não ficou nada feliz. Para começar que ele nunca foi fã de phablets. Ele concorda com a Apple quando essa diz que "Alguns consumidores valorizam telas grandes. Mas outros fatores como resolução, qualidade de cor, balanço, brilho, reflexo, longevidade, consumo de energia, compatibilidade, aplicativos e outras muitas coisas também devem ser levadas em consideração. Nossos rivais fizeram grandes trocas para poder entregar um aparelho com tela grande. Nós não iremos fazer um iPhone com tela maior enquanto tivermos que comprometer essas coisas".

A Apple falou isso para poder criticar os rivais ao mesmo tempo que deixa espaço para lançar um produto com tela maior. Zach sabe disso e concorda com tudo, porém, a Apple não conseguiria "deixar de comprometer" todos esses fatores com uma tela de 5,5 polegadas. Para manter um phablet de 5,5 confortável para se usar (e muitas outras coisas) teríamos que ter quase que uma ausência total de bordas. O que é além de muito difícil, impossível caso a Apple não mova o Touch ID para a parte de trás do aparelho.

Por todas essas razões e outras, Zach Epstein, um especialista que comprou absolutamente todos os iPhones já lançados, não irá comprar um se este tiver 5,5 polegadas. Acredito que a opinião dele é compartilhada por muitos e ilustra bem o sentimento desses.

Mas como já mencionamos, isso não quer dizer que a Apple não irá vender milhões de unidades mesmo assim. Tanto para aqueles que compram por serem entusiastas como também por aqueles que de fato preferem uma tela tão grande. Alias, há milhões desses, já que a Samsung enviou mais de 40 milhões de aparelhos Galaxy Note pelo mundo.

E vocês, o que achariam se a Apple lançasse um iPhone de 5,5 polegadas?


20

Comentários

Será que um iPhone de tela grande faria sucesso?

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo