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31 Julho 2014
A Comissão Europeia revelou hoje planos de colocar em discussão as compras dentro de aplicativos para dispositivos móveis. A ideia é que as regras sobre esse tipo de compra fiquem mais claras. Para tanto, representantes da Apple e do Google irão se reunir para conversar sobre o assunto com órgãos de proteção ao consumidor da Dinamarca, Grã-Bretanha, França, Itália, Bélgica, Lituânia e Luxemburgo.
A preocupação das autoridades é que existem muitos jogos oferecidos como “grátis para baixar” que não são, no entanto, “gratuitos para jogar”. Isso significa que eles carregam consigo uma série de itens adquiridos com dinheiro real, descontando diretamente do cartão de crédito registrado no dispositivo.
Segundo a Comissão, mais da metade dos jogos na União Europeia são anunciados como gratuitos, embora muitos tenham custos escondidos. “Confundir os consumidores é claramente o modelo de negócios errado e também vai contra as regras europeias de proteção ao consumidor”, afirma a comissária de justiça Viviane Reding. “A Comissão Europeia vai esperar respostas muito concretas da indústria de aplicativos em relação às preocupações levantadas por cidadãos e pelas organizações de consumidores nacionais”, completa.
Segundo estimativas da Comissão, só em 2011 usuários britânicos, franceses, alemães, italianos, espanhóis, holandeses e belgas, gastaram 16,5 bilhões de euros em jogos. Boa parte desse público é composta por crianças e adolescentes que acabam fazendo compras in-app sem perceber ou sem a autorização dos pais ou do dono do cartão de crédito registrado no aparelho.
Um caso conhecido ocorreu na Grã-Bretanha, onde uma garota de oito anos gastou o equivalente a US$6,7 mil em compras in-app em jogos como My Horse e Smurfs’ Village. Felizmente, a Apple reembolsou os pais. Em janeiro, a companhia anunciou que irá compensar os gastos de todos os que tiveram esse tipo de compra feita por acidente. No total, a empresa vai gastar US$32,5 milhões para reparar seus clientes. [The Telegraph]
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