LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Whatsappinite: doença causada pelo uso excessivo do WhatsApp já é uma realidade

08 de abril de 2014 7

Whatsapp
Whatsapp

Uma mulher de 34 anos procurou um hospital no dia 25 de dezembro com fortes dores nos polegares e punhos. Um médica da Espanha descreveu seu caso como "Whatsappinite", uma vez que as dores eram decorrentes de uma forte inflamação causada pelo uso excessivo do aplicativo.

A paciente informou que começou a sentir dores após ficar mais de 6 horas trocando mensagens. O movimento contínuo e repetitivo de digitação sobrecarregou seus tendões e causou as dores. As dores causadas pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos não é nova; em 2000, vários pacientes foram diagnosticados com a chamada "Tendinite de SMS", causada, obviamente, pelo uso excessivo da funcionalidade "mensagens de texto" do celular.

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado do mundo. Nele, mais de 64 bilhões de mensagens são trocadas por dia. Estima-se que sua plataforma conte com cerca de 465 milhões de usuários regulares. Com um número tão grande de usuários, não é de admirar que a inflamação venha crescendo assustadoramente nos últimos tempos.

De acordo com Mateus Saito, Ortopedista e Traumatologista da Universidade de São Paulo, a grande maioria das pessoas que possuem a inflamação não se dão conta da causa e ignoraram seus sintomas. O médico também orienta os usuários do serviço a não escreverem textos longos e utilizarem a aplicação com cautela.

A grande preocupação dos especialistas é que as pessoas fiquem agregando riscos à sua saúde. O especialista em dor José Ribamar Moreno explicou que muitos usuários excessivos do serviço são portadores de outros fatores de risco, como por exemplo fumam, são obesos ou estressados; estes fatores associados a uma tendinite, podem potencializar as dores e exigir tratamentos mais complexos.

A paciente supracitada foi tratada com analgésicos e orientada a não utilizar o serviço durante o tratamento com as drogas. Como era de se esperar, ela não cumpriu as orientações médicas e voltou a utilizar o serviço 6 dias após o ocorrido. [Folha de São Paulo]


7

Comentários

Whatsappinite: doença causada pelo uso excessivo do WhatsApp já é uma realidade

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo