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Respite: jogo épico para iOS ganha primeiro trailer com duendes, aranhas, demônios e mais

15 de dezembro de 2014 0

Apesar do hardware presente em dispositivos móveis estarem distantes dos desktops e notebooks mais avançados, os jogos para as plataformas mobile cresceram exponencialmente ao longo dos anos. Uma das categorias mais badaladas nas lojas virtuais de aplicativos é o first-person shooter (FPS), colocando o gamer na pele de um personagem com habilidades bélicas. Porém, as histórias mais exploradas nos títulos modernos são futuristas ou com zumbis.

Para mudar esse viés e oferecer uma alternativa épica aos usuários de iOS, a desenvolvedora TamGames apresentou o Respite, cujo estilo é de tiro em primeira pessoa, com personagens pouco utilizados pelo segmento, como orcs, duendes, aranhas, demônios e outras criaturas bizarras. O protagonista deve caçá-los e resolver puzzles para vencer as fases propostas pelos criadores. É justamente esse cenário mostrado no primeiro trailer publicado pela empresa:

Além da história interessante, há também gráficos atraentes para um smartphone ou tablet, usando e abusando da API Metal para originalizar um visual digno de elogio. As formas são bem trabalhadas e as sombras estão vastamente presentes, com a adição da iluminação de qualidade para o grand finale. Se não conseguiu perceber tais aspectos no vídeo, estas capturas de telas foram registradas por meio de um iPad:

Eis o que a equipe de programadores da TamGames promete para Respite:

  • Sombras suaves em tempo-real criadas a partir de todos os objetos no jogo
  • Ambiente detalhado
  • Objetos dinâmicos, é possível levantar e interagir com quase todos os itens no game
  • Animações realistas para os personagens e partículas (água, por exemplo)
  • Efeitos pós-processados blur, distorção, explosão, etc

No site da desenvolvedora, o passo a passo da criação e o andamento da produção do jogo podem ser encontrados, porém, não há nenhuma informação sobre o lançamento oficial do Respite na Apple App Store. O game está em fase de desenvolvimento desde agosto de 2012 e somente agora foi anunciado pela TamGames, então espera-se que a disponibilização não leve muito tempo. Provavelmente, o título não sairá de graça, só nos resta saber o preço cobrado pela companhia.


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