LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Califórnia outorga lei que obriga celulares a terem mecanismo de auto-destruição

01 de julho de 2015 15

O roubo de smartphones é uma das ocorrências mais frequentes nas grandes cidades do mundo. A coisa é tão grave que chama a atenção das fabricantes de celulares há um tempo, e elas têm pensado sobre como podem ajudar com estes casos. A Califórnia ao longo do último está se situando no centro desta questão, ao aprovar uma lei que obriga que todos os futuros smartphones vendidos no estado venham com um mecanismo que permita ao dono "destruir o celular" caso ele seja roubado.

O estado da Califórnia tem passado por uma grande onda de crimes ligados ao roubo destes objetos, e por essa razão a lei começou a ganhar cada vez mais força entre os juristas locais. Quando o estado decidiu por adotá-la, o prazo máximo que todos os telefones vendidos na Califórnia fossem equipados com este protocolo de segurança era até Julho de 2015. O que significa qu, a partir de hoje, a lei já está em vigor.

O dito Kill Switch (botão de auto-destruição) inutilizará os smartphones roubados remotamente. A medida tem como propósito desanimar aos ladrões de celulares, que não poderão desfrutar dos benefícios do roubo. Os telefones fabricados e vendidos depois de hoje virão com esta função embutida em seu software e ela estará ativada por padrão.

Até agora, as grandes redes varejistas como Walmart têm respondido positivamente ao pedido, dizendo que os celulares em suas lojas estão conformidade com a lei, embora nem todos os usuários tenham noção da existência da nova funcionalidade.

O Android 5.0 Lollipop já possui desde o ano passado a “proteção do factory reset”. Antigamente, bastava fazer um "wipe" em um telefone roubado para se livrar do padrão de bloqueio e poder usá-lo. O Lollipop possui uma opção de proteger a restauração de fábrica por uma senha (o login da sua conta Google). Supõe-se que, dessa forma, o Android irá se tornar mais seguro, e seus dispositivos menos atraentes para os assaltantes.

O iOS 8, de maneira semelhante, também vem com um recurso de autodestruição. Ele identifica tentativas de acesso e apaga todo o conteúdo do aparelho. Essa opção também está disponível nas configurações de segurança. Uma vez ativada, o usuário terá dez tentativas de acesso via senha antes de perder o conteúdo; caso use biometria, o sistema dá três chances antes de partir para a senha e seguir com as tentativas.


15

Comentários

Califórnia outorga lei que obriga celulares a terem mecanismo de auto-destruição

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo