
25 Setembro 2015
18 de setembro de 2015 6
Neste momento, todos os usuários com algum dispositivo da Apple estão recebendo a atualização para o iOS 9. A adoção geralmente é rápida, o que faz com que o sistema da Apple tenha uma disseminação muito maior do que vemos no Android que leva mais tempo para atingir muitos dispositivos. No entanto, um teste recente mostra que a atualização não é tão benéfica como todos imaginam. Em um vídeo comparativo, vimos que o iOS 9 entrega uma velocidade inferior. Esse problema afeta desde modelos mais antigos como iPhone 4s até mais recentes como o iPhone 6.
De acordo com um teste comparativo feito pelo site Arstechnica, não houve mudanças significativas com os modelos de smartphone e iPad testados usando a versão mais atual e também a anterior, iOS 8.4.1. O teste foi feito com uma instalação recente de cada versão, sendo executado duas vezes em cada modelo para calcular uma média do tempo de uso com cada aparelho da Apple.
Primeiramente, foi realizado um teste com benchmark usando modo tradicional e o novo de baixo consumo estreado no iOS 9. Em todos os modelos analisados foi constatado que a diferença é pouca. No entanto, talvez em um uso mais real a novidade do iOS 9 mostre a sua importância. O segundo teste foi realizado ao navegar no Safari com o brilho da tela regulado em 200 nits conectados na mesma rede Wi-Fi. Confira abaixo os resultados:
Começando pelo iPhone 4s, vemos que houve um pequeno ganho na autonomia ganhando 25 minutos a mais longe da tomada. Pode parecer pouco, mas para o modelo mais antigo da empresa que não tem uma autonomia muito empolgante, um ganho de quase meia-hora será muito bem-vindo para os usuários. O iPhone 6 Plus foi o que mais lucrou com o iOS 9, chegando a ganhar 80 minutos de autonomia. Realmente é empolgante ter uma hora a mais de uso com a atualização para a nova versão do sistema. Os demais modelos, exceto iPhone 5s, não tiveram diferença expressiva.
Com o iPad a história é um pouco diferente. Modelos como o iPad 4 chegam a ter uma perda considerável na autonomia de bateria. O único que chegou a ter um ganho expressivo foi o iPad Mini passando 21 minutos a mais longe da tomada. O iPad 2 também mostrou um pequeno ganho de 10 minutos. Os demais oferecem a mesma autonomia quando comparado com o iOS9 ou iOS 8.4.1. Assim, o resultado aqui não chega a ser tão animador como vemos nos iPhones.
Anteriormente, vimos que o iOS 9 não trouxe o ganho de desempenho esperado pelos usuários. Agora vemos que também não há um ganho expressivo na autonomia de bateria. Talvez para os usuários do iPhone 6 Plus, valha a pena migrar para a novidade e ter mais de uma hora a mais de duração de bateria. Mas para quem conta com um iPhone antigo, talvez seja mais interessante esperar por uma nova atualização que não deverá demorar a ser lançada pela empresa.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários