LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ex-diretor criativo da maçã afirma: 'a Apple perdeu seu caminho'

07 de junho de 2016 28

A Apple mudou. Não podemos negar que após a morte de Steve Jobs, a empresa tomo uma ar “diferente” sob as mãos de Tim Cook.

Todo o trabalho que Jobs havia feito para simplificar e “enxugar” a linha de produtos quando voltou a trabalhar para a maçã nos anos 90, começou a se perder, e não foram só os fãs e seguidores da marca que notaram.

Ken Segall, que trabalhou lado a lado com o co-fundador da gigante de Cupertino no departamento de criação como Diretor Criativo,tem percebido que a Apple não é mais uma empresa focada na simplicidade, que em suas palavras, foi um dos motivos que a levou ao sucesso.

Ele comenta que a complexidade vai muito além das nomenclaturas em dispositivos e serviços — como, por exemplo, o iPhone SE, que já não traz mais um número de identificação e é vendido com um preço menor, porém, com hardware interno de alto desempenho; ou o iPhone, iMac, iTunes, iCloud que nada tem a ver com o “Apple Music”, "Apple Pay"ou “Apple Watch” ou “Apple Pencil”, onde o “i” já não está mais presente como parte da identidade desses produtos; se era pra sair da era "i" e entrar na era "Apple", porque alguns produtos e serviços ainda estão com o "i" em seus nomes?

iPhone SE, o primeiro iPhone após a versão original a vir sem números no modelo.

A falta de simplicidade também encontra-se nas linhas de produtos com propostas redundantes como, por exemplo, o MacBook de 12” e o MacBook Air de 11”; ou iPads com 7.9” (Mini 2 e Mini 4), 9.7” (iPad Air 2 e iPad Pro) e 12” (iPad Pro); tablets que querem ser laptops com acessórios especiais e stylus que carregam na porta inferior transformando-os em uma espécie de "pirulito gigante"; laptops que querem ser tão finos e leves quanto um tablet mas ainda prendem-se à limitações por faltas de portas, dentre vários outros aspectos.

Voltando ao ex-CEO da empresa: Steve Jobs não ser substituído; sua visão, instinto de mercado, energia e percepção e teimosia eram um grande diferencial para a empresa, algo que a fazia se destacar de sua concorrência.

Tim Cook já faz as coisas de um jeito muito diferente; mesmo tendo sido escolhido à dedo por Steve para suceder seu lugar como CEO, ele não talvez não tenha tanta atenção a detalhes quanto Jobs, deixando tarefas como, por exemplo, marketing e design de produto para outros com mais experiência nisso.

Wozniak e Steve Jobs nos primórdios da Apple

Um legado que Jobs deixou e que ainda permanece foi em relação aos modelos "S" de iPhone, que desde sua época, eram vistos como um mero upgrade incremental.

Vale a pena salientar que os recursos mais interessantes já apresentados na linha de smartphones da maçã, começaram a chegar em modelos "S" como, por exemplo a Siri (iPhone 4S), Touch ID e processadores de 64-bits (iPhone 5s), 3D Touch (iPhone 6s e 6s Plus) — o que nos leva a questionar: será que os iPhones "S" são mesmo meramente incrementais, ou o marketing educou os consumidores a pensar assim?

Queda nas vendas de iPhone está sincronizada com ascensão de fabricantes chinesas

Outro ponto que merece ser comentado diz respeito aos preços dos produtos, especialmente do iPhone, o carro chefe da Apple algo que, inclusive, já foi reconhecido como "alto demais" pelo atual CEO da maçã, Tim Cook.

Não podemos deixar de levar em conta algo que não acontecia desde o lançamento do iPhone original em 2007: a queda recente nas vendas, que ocorreu ao mesmo tempo da ascensão de várias fabricantes chinesas, que aos poucos, dominam o mercado oferecendo produtos com hardware cada vez mais robusto e preços menores.

Por fim, Segall reitera que ainda há um toque de simplicidade nos produtos e software da Apple, porém, coisas simples também dependem muito da perspectiva de quem as vê e usa, e até achar o equilíbrio perfeito entre esses dois tipos de simplicidade, o futuro da empresa permanece em jogo.

  • O Apple iPhone 6S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 4S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

28

Comentários

Ex-diretor criativo da maçã afirma: 'a Apple perdeu seu caminho'
  • Triste fim ! Mais temos que aceitar que a Apple ta ficando para traz.
    Vale ressaltar que outras empresas lançam varios modelos de vários valores a cada 6 meses e sempre com uma novidade e PREÇOS atrativos no mercado, a Apple tem um sitema operacional fantástico, mais a criatividade e inovações acho que Jobs as levou junto com esperoque a apple melhore pq não quero chegar a tempo sar android.

      • A Apple sempre foi um homem.

          • É só colocar a maça num pedaço de cocô, que o cocô vira OUROOO

              • Se perdeu do que? Essa empresa nunca fez NADA! Só dinheiro kkk!

                  • Realmente é perceptível que a Maçã tem se perdido de uns tempos pra cá e isso tem refletido na queda das vendas. A falta de inovação é sem dúvida o maior problema, sem falar nos preços praticados em alguns mercados, como é o caso do Brasil. Se Steve Jobs estivesse vivo e à frente da empresa, com certeza, os resultados seriam outros, bem melhores, acredito. De resto, a Maçã amargará o crescimento cada vez maior da concorrência e se não se renovar, será a próxima Nokia.

                      • Apple perdeu seu caminho e encontrou seu destino.

                          • A partir que a Samsung levou ao mercado o Edge e configurações robustas no seu top de lina, a apple ficou ofuscada.

                            O primeiro passo da Apple para garantir este preço exorbitante, seria a implementação de tela curva e resistencia a águ na sexta versão.

                            Próxima etapa 6S seria tela Oled e vidro de safira e tecnologia para aprimorar é equilibrar o uso da bateria.

                            7 3D touch, e super integração com Apple TV e demais tecnologias da Apple, ou seja com sua apple tv ao colocar o iphone em cima do aparelho mesmo poderia ser carregado (indução) e sincronizado com conteúdos adquiridos recentemente.

                            A mesma coisa com um mackbook e base do iMac.

                            seria muitas as alternativas para destacar o Harware...e consequentimente o OS.

                              • Depois de 4 versões do iphone 5 que perceberam isso? Nem a samsung...

                                  • Faz sentido a comparação entre o "i" e o "Apple"..

                                      • A Apple não precisa inovar. Só dela manter a Maça do pecado na parte de trás já está ótimo para os fanboys!!!

                                        • Todo o meu ecosistema é Apple, mas não posso concordar com algumas opiniões sobre Steve Jobs, pois por ele, certamente que ainda hoje não teríamos iPhones de 4.7 e 5.5 polegadas e muito provavelmente a empresa estaria em situação muito pior. A tecnologia chegou a um pico de evolução e hoje é difícil para todos introduzir no mercado algo inovador, esse é o verdadeiro problema.

                                          • Se não em engano até no iPhone 6 o design era de Jobs. Ou seja vamos realmente ver o trabalho de Cook a partir do iPhone 8...aí é que veremos a ideia é o trabalho da Apple atual...

                                              • Morte da apple parte 1...

                                                • Fico aqui sonhando com um iPhone 5 SE de 4,7" ou até 5".
                                                  Assim, na faixa de 2000 reais. kkkkk

                                                  • Quando Jobs se foi teve um crítico da área de tecnologia que disse:
                                                    O Jobs ser foi, mas tem trabalho dele para mais 5 anos.
                                                    Bom, estamos em 2016 e acho que nem aproveitaram tudo que ele deixou.
                                                    Começaram a se perder.
                                                    Nem quero adivinhar futuro, mas sinto algo tipo uma presença ruim.
                                                    É bom a Apple tirar um tempo para fazer mudanças. Sejam elas quais forem.

                                                      • Até que demorou um bocado para alguém falar o que já está se comprovando. A Apple sem Jobs é uma mera fabricante de produtos premium. Jobs é quem colocava sua personalidade, deveras louca, na empresa e em seus produtos. Agora não é uma pessoa se quer que consiga manter essa ideologia/personalidade e muito menos fazê-la evoluir sem as exoticidades de Jobs.

                                                          • Eu falei isso a um bom tempo. A Apple de Jobs não é essa e isso não é papo de fã. Houve um mudança e foi significativa nos produtos e serviços após sua morte. A Gestão de Cook é problemática e não tende em melhora pelo menos a vista. A Apple acomodou e vive de passado sem planejar o futuro. Ela deixou de fazer qualidade para fazer quantidade, foi ai que começou a morrer! Falta de criatividade, inovação e serviços estão fazendo ela despencar no conceito dos usuários. Ela precisa voltar a ser uma gigante em inovação a ditar tendencias como sempre foi e não ser apenas mais uma na multidão. Ainda é cedo pra dizer sobre o futuro da empresa mas já bom abrir os olhos seu Cook...a coisa tá ficando feia. Que essa wwdc possa ser o começo de uma repaginada na empresa e na sua gestão.

                                                              • Concordo plenamente,se a apple não mudar e também não melhorar seus preços a tendência é só cair.

                                                                  • É isso já faz bastante tempo. Até que fim aquém dalou

                                                                    Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                                    Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                    iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo