LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple apresenta iOS 10 com uma tonelada de novidades para iPhone e iPad; saiba tudo

13 de junho de 2016 63

A Apple anunciou o iOS 10 nesta segunda-feira (13), durante a conferência WWDC, com ao menos 10 conjuntos inéditos de funções. A décima versão do sistema operacional do iPhone e iPad chega com novidades que pretendem colocá-la à frente do Android N, software concorrente da Google lançado recentemente.

O iOS 10 será disponibilizado em Beta público a partir de julho, mas uma versão preliminar já começa a ser liberada nesta segunda-feira (13) a desenvolvedores. Confira todas as novidades.

Notificações e 3D Touch

A primeira nova função está logo na tela de notificações. O iPhone irá mostrar alertas na tela de bloqueio, similar a modelos com Android da Motorola: ao levantar o aparelho, o display mostrará avisos recentes expansíveis com 3D Touch, sem precisar abrir os apps em si.

De maneira geral, há muito mais opções acessíveis por meio de 3D Touch. O iOS 10 traz um conjunto de novos widgets na tela de bloqueio e na tela inicial, inclusive em apps de teceiros. Em apps de esportes, por exemplo, o iPhone poderá exibir placar de jogos e até vídeos ao vivo com um toque forçado, sem abrir o aplicativo.

Siri mais inteligente


A Siri passa a ser acessível para todos os desenvolvedores por meio de um novo SDK (kit de desenvolvimento) que permitirá embutir comandos de voz em praticamente qualquer aplicativo. De certa forma, é também uma resposta ao Google Now, que já funciona dentro de apps do Android para expandir o uso da plataforma.

No palco da WWDC, a Apple demonstrou o poder da assistente pessoal ao enviar mensagens de texto usando a voz via WeChat, WhatsApp e Slack. Também será possível chamar carros via Uber, realizar busca de voz, fazer chamadas de vídeo via Skype - inclusive no carro - e muito mais.


A Apple também segue a tendência adotada pela Google com o app Allo e irá adicionar inteligência artificial no aplicativo de mensagens do iPhone. A Siri irá ler aspectos-chave das mensagens para criar entradas de calendário e criar compromissos a partir do chat contendo hora e data.

Photos


O aplicativo de fotos oficial da Apple para iPhone também traz novidades. Uma nova seção Memórias irá reunir fotos e vídeos capturados em um determinado local para criar álbuns automáticos, sem requerer a interação manual do usuário. Mas, o que mais chama atenção é a criação também automática de vídeos a partir de imagens e gravações feitas no iPhone.


O curioso é que a Apple não relacionou claramente o recurso ao uso da nuvem, como faz o Google Fotos. Embora não haja nenhum detalhe por enquanto, a apresentação mencionou que "o iPhone irá criar vídeos automáticos".

Apple Maps

O Apple Maps recebeu uma atualização que muda o design e adiciona funções que tornam o aplicativo mais proativo. Dependendo da localização do usuário, é possível obter uma tela com locais interessantes ao redor. No modo de navegação, o Maps irá rotacionar a tela sozinho na medida em que o usuário percorre um caminho pré-definido.

No Apple CarPlay, o Maps irá exibir direções em um display secundário posicionado no painel principal, logo atrás do volante. No veículo e no celular, a promessa é de que o app também seja capaz de mostrar o quanto resta de gasolina no carro e a distância que você poderá andar com o que resta, exibindo postos de gasolina mais próximos com rotas mais rápidas.


O Apple Maps, assim como a Siri, também será aberto para desenvolvedores. A expectativa é que haja, em breve, uma série de serviços integrados ao mapa, como reserva de mesas em restaurantes.

Apple Music

O aplicativo de música da Apple tem um novo visual que promete ser mais intuitivo. A interface ganhou organização de conteúdo similar a concorrentes como o Spotify, com separação clara entre faixas, artistas, álbuns, playlists e músicas baixadas. Há também um novo serviço de curadoria de músicas que oferece uma nova playlist diariamente para o celular.

A tela de reprodução também está renovada, com arte de álbum que ocupa boa parte do espaço. Com um gesto, é possível acessar uma nova função que promete ser útil para muitos: a tela se move para cima e, abaixo, um texto em movimento exibe a letra da música no ritmo em que ela é tocada, nativamente.

HomeKit

A plataforma doméstica da Apple HomeKit recebeu um novo aplicativo no iPhone. Chamado de Home, ele deverá ser um Hub central para controlar todos os dispositivos compatíveis na casa pelo celular. Integrado com a Siri, ele poderá ajustar luzes, abrir e fechar portas e janelas e até exibir vídeo ao vivo de câmeras de segurança.

Telefone

A função de telefone do iPhone vai oferecer pelo menos três novas funções úteis. Uma delas permite que aplicativos de VoIP, como WhatsApp e Skype, exibam tela de recebimento de chamada em todo o display, assim como chamadas comuns. Outro recurso promete identificar números de spam e notificar o usuário na tela para evitar atender ligações indesejadas.

Mas a principal novidade está nos recados de voz. O iOS 10 irá oferecer uma lista com recados deixados na secretária eletrônica e irá transcrever o conteúdo para texto. Bastará tocar em um item para ver um resumo do que foi dito pela pessoa que ligou e você não atendeu.

iMessage

O app de mensagens do iPhone promete uma série de melhorias para incrementar conversas. O mensageiro ganhará escrita à mão, sugestão de emojis ao escrever e efeitos animados para incluir no plano de fundo do chat. O recurso mais empolgou a plateia da WWDC foi o Emojify, que lê palavras e sugere substituição por emojis compatíveis.

A principal novidade do aplicativo é, de novo, sua abertura para desenvolvedores. Assim como o Facebook Messenger, a opção da Apple irá integrar apps de terceiros nas conversas para realizar reservas de mesa em restaurantes, compartilhar playlists do Apple Music e muito mais - a promessa é de haver uma gaveta de aplicativos dentro da conversa, assim como no concorrente.

Há ainda várias outras melhorias pequenas, mas que podem ser úteis para estimular o uso do iMessage. Uma delas permite escrever sobre Live Fotos e enviar no chat; outra oferece botões rápidos de reações a mensagens específicas, incluindo ícones de "curtir" e de coração; e ainda há quatro efeitos para aplicar a textos antes de enviar.

Para completar o conjunto de 10 novidades para o iOS 10, a Apple ainda anunciou uma nova maneira de proteger os dados do usuário por meio da tecnologia Differential Privacy, que ajuda a obter dados de aplicativos para melhorar a experiência de uso ao mesmo tempo em que mantém informações pessoais presas ao dispositivo. Todos os os apps da maçã também contam com criptografia de ponta a ponta.

Por último, Tim Cook anunciou o lançamento do Swift Playgrounds um aplicativo gratuito par iPads que será lançado em breve para ensinar crianças de maneira divertida como escrever programas na linguagem open source da Apple.


63

Comentários

Apple apresenta iOS 10 com uma tonelada de novidades para iPhone e iPad; saiba tudo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo