
Apple 14 Jun
14 de junho de 2016 4
A Apple destacou uma atualização do aplicativo Photos como uma das principais novidades do iOS 10, apresentado na última segunda-feira (13) durante a conferência WWDC. Entre seus recursos novos está a capacidade de reconhecer pessoas em fotos tiradas pelo iPhone, uma função muito parecida com o que o concorrente Google já oferece.
Assim como o Google Fotos, o app Photos da Apple passará a analisar e reconhecer rostos em fotos armazenadas em vários dispositivos, algo que facilita a busca de imagens específicas, em que aparecem certas pessoas. Além disso, a promessa é de que a nova versão do aplicativo seja capaz de reconhecer objetos.
O aprendizado de máquina que está por trás da nova funcionalidade permite ao aplicativo "enxergar" coisas, gente e locais em uma foto, de modo a entender de quem se trata, onde e até qual ocasião ela foi tirada, mesmo que tenha sido há anos. É uma maneira simples de fornecer buscas melhores para usuários.
A tecnologia permite, por exemplo, encontrar memórias antigas por meio de palavras-chave naturais, como "fotos do aniversário no bar". Com ajuda da Siri, que passa a se integrar a aplicativos, é possível fazer esse tipo de pesquisa detalhada por meio de comandos de voz - por enquanto, possivelmente só em inglês.
Segundo a Apple, tudo é feito localmente, sem ajuda da nuvem, para manter a privacidade do usuário: seriam mais de 11 bilhões de computações por foto realizadas pelo iPhone para reconhecer uma imagem e compreender tudo o que há nela.
Não foi só o reconhecimento de rostos e objetos que a Apple "tomou emprestado" do Google Fotos. Agora, o aplicativo nativo de fotos do iOS 10 também poderá criar álbuns e vídeos automaticamente de acordo com a localização de imagens e gravações capturadas, analisando as relações entre elas para gerar histórias completas.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários