LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim do jailbreak é o pior jeito de me fazer migrar do iPhone ao Android [opinião]

19 de agosto de 2016 19

Pokémon GO possui uma espécie de chave contra o uso de jailbreak, impedindo o acesso ao mundo virtual da Niantic por todos aqueles que desbloquearam seus iPhones. Por esta única e exclusiva causa, removi o jailbreak de meu smartphone, usando o sistema operacional puro da Apple por um tempo. Foi uma experiência terrível e tanto.

Percebi o quão dependente sou da ferramenta que libera o acesso às opções avançadas da plataforma, não porque o iOS em si é ruim, mas pela ausência de opções importantes encontradas apenas no Cydia. Para quem ainda não está aprofundado no assunto, Cydia é a loja habilitada quando o processo de jailbreak é concluído com sucesso, permitindo a instalação de apps feitos por terceiros. Nas últimas edições do ambiente virtual portátil da Maçã, entretanto, está cada vez mais difícil ser verdadeiramente livre no iPhone.

O fim do untethered


O último iOS a receber o suporte público ao jailbreak é o 9.3.3, embora o 9.3.4 já esteja disponível. Ao fazer o downgrade ou simplesmente não atualizar o iPhone, é possível desbloquear o acesso às ferramentas adicionais. O que muda agora é a ausência da opção untethered, capaz de manter o smartphone com o jailbreak funcionando integralmente, ou seja, até mesmo se ele for desligado.

Quem realizar o processo “ilegal” terá que refazê-lo sempre que a bateria acabar, por exemplo, criando um ciclo vicioso tão horrível quanto parece. Atualmente, há duas opções confiáveis para acessar a raiz do iOS, ambas com a participação da equipe Pangu. A mais antiga é a versão chinesa, chamada PPHelper. A atualização com o idioma inglês chegou com o nome Pangu, oferecendo um processo similar para quebrar as correntes virtuais impostas pela Apple.

O pesadelo dos certificados


A versão chinesa, PPHelper, é a melhor das opções atuais. Isto porque há um novo meio de se realizar o jailbreak em um iPhone, baseado em certificados. Ao invés de tentar burlar o código da Apple, os programadores responsáveis pelo desbloqueio fazem o iOS aceitar nativamente as modificações externas. Para isso, os usuários são obrigados a aderir ao uso de certificados feitos por terceiros.

PPHelper dá um aporte empresarial, durando 1 ano depois de ser instalado. Após o período, é preciso refazer as etapas de jailbreak. Pangu, a versão em inglês, tem um certificado normal, que dura apenas 7 dias. Isto é, semana a semana o jailbreak terá de ser feito novamente. Uma chatice sem igual. Além de não haver a alternativa untethered, ainda há um tempo limite para o funcionamento do desbloqueio. O cerco está se fechando e a liberdade dá um sinal de adeus.

Questão de praticidade


Apesar de haver diversas opções de temas, fontes, imagens ícones e demais modificações, a ideia do jailbreak em meu iPhone é puramente relacionada à praticidade. Atalhos, novas opções para o TouchID e uma melhor disposição das notificações transformam o iOS em uma plataforma realmente confortável.

Quem está acostumado com as mordomias do desbloqueio em aparelhos da Apple estranha — e muito — voltar ao iOS puro. De novo, não por ineficiência, apenas por comodidade. Pense em dirigir um carro todo equipado e passar a andar com uma versão sem opcionais, uma analogia perfeita à falta do jailbreak aos habituados.

Protegendo o usuário?


Apple alega que impedir o download de apps de terceiros protege a integridade das informações do usuário. De fato, ferramentas maliciosas existem em todos os lugares, portanto é preciso ter um cuidado em excesso quando se está trabalhando com apps “não originais”. Tanto é que a garantia é eliminada assim que o desbloqueio é feito.

É necessário considerar, por outro lado, que os usuários capazes de realizar o jailbreak entendem mais sobre modificação de sistema, podendo muito bem saber o que é, ou não, confiável. Fazer a vontade do usuário ou mantê-lo seguro? A grande Maçã parece ter sido capturada neste impasse.

Morte do jailbreak e migração ao Android


Se a Apple conseguir desabilitar de vez o jailbreak no iOS, migrar ao Android soa como a melhor opção. O sistema operacional da Google é conhecido por oferecer uma alta capacidade de personalização, permitindo que os usuários “brinquem” com a aparência geral da interface.

Ainda assim, há opções liberadas apenas com o acesso à raiz dos dispositivos, o famoso root. Infelizmente, o fim para este método de acesso também parece estar próximo. Sem jailbreak e root, será complicado fugir das decisões impostas pelas empresas. Quer usar seu telefone como bem entender? Paciência.

Leonardo Ramos dos Santos


19

Comentários

Fim do jailbreak é o pior jeito de me fazer migrar do iPhone ao Android [opinião]
  • Entendi...a galera quer pirataria! Aff...raça perdida!

      • Oh bobalhão, a gente faz jailbreak por N motivos, pirataria existe desde o momento que vc baixa um mp3 e usa o iTunes pra colocar no iPhone e n precisa de jailbreak pra isso. Mtas funções que deveriam vir nativamente se coloca com jailbreak e isso é só um exemplo.

          • Não cara, não! Eu desconheço o jailbreak mas estou por dentro do assunto quando se trata de Root. Enfim... Root não serve para pirataria, fiz root pra atualizar vários smartphones esquecido pelas empresas, fiz root pra remover certos apps nativos, fiz root para instalar alguns apps que oferecem funções ótimas quando se tem root, fiz root pra poder mudar minha tela de boot, melhorar desempenho, e até autonomia da bateria.

            Então meu caro amigo, pesquise mais sobre root antes de acusar

            • Na boa, pra que isto? Pq ficar modificando o que é bom? Por isto o Android da tanto problema...assim era com o WinXp, mexem demais no que não é da conta!

                • Mais precisamente 17 de abril de 2017

                    • A versão inglês do PanGu também é um ano !!!

                        • Mas pra que o jailbreak? o que hj em dia faz falta no sistema? na real mesmo? até o iOS 6 eu usava muito, depois...

                            • Concordo plenamente com o TEXTO, ambos os sistemas sem acesso ROOT, se tornam inflexiveis e chatos.

                              • A morte do Windows Phone é ruim por isso. Agora as duas podem proibir o que quiser, pois só existe esses dois sistemas...

                                  • Só existem esses dois, os "Outros" nas pesquisas é de enfeite, tudo sistema fantasma! Samsung só está de zoeira com o Tizen. Android é 100% amarrado à Google... ¬¬

                                    • Se também o Google bloquear de vez o root no Android creio que vão abrir margem pras distribuições como Cyanogen ganharem ainda mais força e capaz de perderem mercado por causa só por causa disso sendo que a minoria é que usa root. Num universo de 100 pessoas acho que 20 seriam até muito.

                                        • O cara falou tudo se vc faz o jailbreak é pq vc sabe o q ta fazendo e vai se protoger de outras formas, tenho um ipad e dá muita preguiça de fazer as coisas nele fui colocar um filme p/ assistir depois usando o itunes + vlc e q luta.

                                            • Realmente, o jailbreak faz falta. Como já disse várias vezes, tenho um velho iPhone 4, no qual a lentidão predomina. Depois de instalar um tweak do Cydia, o desempenho melhorou consideravelmente. Não poderia ficar mais sem isso.

                                                • Viva o Linux. Já tive vários iphones só com jailbreak, sem fica complicado; pois o ios se torna um sistema incompleto e sem sal...

                                                  Quando iniciei no root, foi para deletar alguns apps pré- instalados da Samsung. (Kkkkkkkk). Agora, talvez seja desnecessário o root no Android; pois o sistema já da uma liberdade imensa; pois é possível instalar APPs de fora da loja oficial da loja da Google nativamente e por aí vai...

                                                  • E adeus ao IOS. iOS é realmente o melhor sistema para um smart, e quando se faz jailbreak um leque de melhorias se abre, várias funções q poderiam vir nativas estão lá e o ios fica mto melhor. Mas...

                                                      • Ser super fechado por segurança mas não ter liberdade.
                                                        Se ter liberdade é ótimo, mas a segurança vai por água abaixo.

                                                        Melhor é ficar mais esperto no uso, ter o sistema mais aberto, e ter muito cuidado com o que é feito no sistema.

                                                        Eu já cheguei ao nível que não preciso de um sistema muito fechado.
                                                        Até porque, mesmo sendo muito fechado o iOS não ficou fora de algumas vulnerabilidades.
                                                        Então, é perigoso confiar muito em um sistema fechado, pois gera uma falsa confiança e esse usuário pode ser até mais facilmente pego do que um em um sistema aberto, mas que sabe onde está pisando e não vai pisar em qualquer merda que vê pela internet.

                                                          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                                          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo