
13 Setembro 2016
13 de setembro de 2016 57
A Apple lançou na tarde desta terça-feira (13) a versão pública do iOS 10 para todos os usuários, trazendo dezenas de mudanças no sistema e fazendo com que muita gente acredite que o sistema móvel da Apple está cada vez mais próximo do Android, da Google. Dentre as principais novidades, o iOS 10 traz mudanças no aplicativo de Mensagens, na Siri, mudanças na tela de bloqueio e melhorias para o 3D Touch.
Antes de mais nada, para atualizar o seu dispositivo móvel você precisa de uma versão compatível com o sistema, é claro. Dentre eles, a Apple ainda mantém alguns modelos que foram lançados há alguns anos:
Nós já comentamos sobre esta mudança em outros vídeos sobre os betas do iOS 10, mas ainda vale a pena reafirmar. A Apple alterou a maneira como você desbloqueia o seu dispositivo e, a partir de agora, celulares sem Touch ID precisarão ter o botão inicial pressionado para que a tela para inserir a senha seja exibida.
Em dispositivos com Touch ID, o leitor de impressões digitais da Apple, existe um recurso que permite apenas encostar o dedo nele para que o celular seja desbloqueado. Ainda assim, se a leitura falhar, você precisará apertar o botão para digitar a senha numérica.
Essa é uma mudança bastante radical e deixa de lado "deslize para desbloquear". Sendo assim, quando você desliza para a direita na tela de bloqueio do iOS 10, a câmera é aberta, enquanto que para a esquerda encontramos a página dos widgets, que também passaram por grandes reformulações.
O Raise to Wake é um recurso bem interessante, mas que só funciona no iPhone 6s, 6s Plus, SE, 7 e 7 Plus; basicamente, com ele, quando você levanta o celular, a tela é ligada. Este é o mesmo recurso que temos no Apple Watch para ver as horas e pode facilitar e muito a vida dos usuários.
Pra quem sempre quis melhorias "de verdade" no aplicativo de mensagens, a Apple trouxe dezenas delas:
Os mapas da Apple também ganharam um visual mais refinado e estão mais limpos com esta atualização. Agora também existem sugestões pró-ativas, onde o aplicativo pode indicar lugares que você poderá visitar nas redondezas. Você também pode determinar alguns lugares mais frequentes, como a sua casa, trabalho, locais favoritos (como academias) para facilitar a busca por rotas.
O aplicativo nativo de Fotos da Apple agora reconhece os rostos e agrupa as fotos em galerias separadas automaticamente. Ele também reconhece objetos e cenários, para melhorar ainda mais a sua busca pela biblioteca. Quando você busca por "São Paulo", por exemplo, ele te mostra os cliques que foram feitos na cidade.
O recurso memórias é bem interessante. Ele reúne algumas fotos e vídeos que foram feitos durante um período, um lugar (durante uma viagem, por exemplo) e monta um vídeo baseado em diferentes composições: vídeos custos, médios e longos, além de categorias por humor, como vídeos mais animados, de festa, mais calmos e outros.
Também temos novidades interessantes no Apple Music. O aplicativo agora está com um visual muito diferente do que tínhamos anteriormente, embora nem todo mundo tenha curtido esta mudança. Basicamente, o aplicativo está sim mais organizado e com ícones com informações mais claras sobre seus objetivos, além da navegação que foi melhorada.
A Central de Controle está bastante remodelada: ainda temos os cinco ícones na parte superior, mas agora eles são coloridos. Temos ícones para o espelhamento do AirPlay e do AirDrop mais simples, eu um botão para ativar o Modo Noturno. Na parte inferior, temos agora quatro ícones: lanterna, timer, calculadora e câmera. Em todos eles é possível utilizar o 3D Touch para algumas ações, mas o de lanterna agora deixa você escolher a intensidade do flash com luz fraca, média e brilhante.
Pulando para a Central de Notificações, também nos deparamos com algumas mudanças verdadeiramente legais. Agora elas mostram os "cards" de uma maneira totalmente diferente, porém eles parecem mais organizados. Também é possível apagar *todas* as notificações de uma vez só, bastando apenas tocar com mais pressão (ou tocar em segurar, para modelos sem 3D Touch) no "X" que um botão para limpar todas as notificações será exibido.
Um dos grandes destaques desta atualização é o 3D Touch, que agora está ainda mais integrado ao sistema. Uma das mudanças foi a adição do botão de acessar os dados móveis com mais facilidade a partir do ícone Ajustes, embora esta não seja uma solução razoável para ligar e desligar o 3G/4G.
Outros aplicativos também ganharam integração com o recurso a Apple permite que todos os ícones possuam um pequeno botão para que o aplicativo seja compartilhado com os seus amigos.
Alguns aplicativos nativos também contam com widgets quando você toca com pressão neles, que é o caso do Apple Music, app de Tempo, Fotos, Calendário e outros.
Até mesmo as pastas ganharam compatibilidade com o 3D Touch: agora é possível tocar com pressão para renomear as pastas mais rapidamente, e agora elas também mostram as notificações dos aplicativos que estão dentro dela.
A Apple reformulou os sons do iOS, e por mais que esta seja uma mudança relativamente pequena, muita gente pode estranhar no começo. O som de bloqueio, por exemplo, parece mais uma porta sendo trocada, enquanto que os sons de teclado, por exemplo, estão bem mais altos.
A vibração quando você trava o aparelho está diferente; quando você desliza a Central de Notificações, por exemplo, ela além de apresentar uma nova animação também faz uma leve vibração.
Sim, a Apple manteve a decisão de permitir que os seus usuários possam finalmente "desinstalar" os aplicativos nativos. Na realidade, o que acontece é que você apenas removerá os ícones destes aplicativos. Você poderá fazer o download de todos eles na App Store, mas o suposto download acontece quase que instantaneamente, o que nos leva a acreditar que o que acontece de fato é que isto apenas inibe o conteúdo da sua tela inicial.
Essa daqui vocês certamente já sabiam, mas não custa nada citar novamente. A Apple adicionou dezenas de novos emojis com a atualização para o iOS 10, e definitivamente esta é uma boa notícia. O que vemos, no entanto, é que os desenhos agora estão mais suaves e com uma cara mais artística, lembrando o visual que outras empresas adotam em suas interfaces.
Agora, por exemplo, existe uma variedade maior de gênero e a Apple também adicionou emojis que representam famílias com casais homossexuais.
O emoji que representava uma arma, por exemplo, foi substituído por uma pistola d'água após uma série de críticas enviadas à empresa. Outra coisa legal é que o teclado agora passa a substituir algumas palavras por emojis.
Se você possui dois iPhones e um Apple Watch e falar "E aí, Siri", pelo menos até o iOS 9, todos os dispositivos seriam ativados ao mesmo tempo. Isso pode parecer até engraçado de início, mas irrita e muito. No iOS 10 a Apple tornou isto mais inteligente, e se você utilizar o comando apenas um device será ativado.
A assistente virtual recebeu boas melhorias e agora está mais funcional e integrada ao sistema, mas a empresa ainda não revelou quais são todos os comandos "escondidos" dentro do iOS 10.
Para atualizar o seu iPhone, iPad ou iPod touch compatível, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização de Software e então o sistema fará uma busca pela versão mais atual do iOS, no caso esta. E vocês, o que acharam das mudanças realizadas pela Apple?
*Este artigo será atualizado com novas informações e, em seguida, com um vídeo ilustrando as principais novidades do update.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários