
Apple 07 Jun
07 de junho de 2017 20
Um dos grandes pontos negativos de usar dispositivos da Apple é o fato de a empresa se fechar sempre em suas soluções proprietárias e se recusar terminantemente a aceitar alternativas abertas ou de propriedade de outras companhias. Um exemplo disso é a porta Lightning, usada no iPhone e em outros aparelhos no lugar do USB tipo C.
Mas pode ser que ao menos uma batalha pela abertura do sistema móvel da Maçã para uma solução que não seja caseira esteja perto de ser vencida pelos usuários. A empresa sequer mencionou o fato, mas usuários relatam ser possível carregar arquivos FLAC no beta do iOS 11.
Para quem não sabe, a Apple tem uma alternativa própria ao FLAC, chamada ALAC (Apple Lossless Audio Codec, nome parecido com a outra solução, que só muda a primeira palavra para Free). E quem tem dispositivos da companhia não consegue abrir arquivos de áudio FLAC no iTunes e nem em nenhum outro app.
Porém, apesar de ainda ser um acesso limitado, parece que o bloqueio à “concorrência” começa a dar sinais de que está no fim. Usuários no Reddit afirmam ter conseguido carregar músicas decodificadas em FLAC no iOS 11. No entanto, o caminho para isso não é tão simples. Na verdade, é bem específico.
Primeiro, é necessário carregar o arquivo FLAC no iCloud Drive, e sincronizar com o iOS. Aí, para funcionar a reprodução, a música tem que ser acessada pelo app Files. Ou seja, o suporte do iTunes continua a não existir. Como o site Slashgear nota, portanto:
O suporte para reproduzir arquivos FLAC pode ser um efeito colateral do app Files agir como um gerenciador de arquivos. Um efeito colateral que ainda pode ser removido até o momento em que o iOS 11 seja lançado oficialmente mais para a frente.
E aí, o que você achou? Seria uma boa a Apple finalmente adicionar suporte aos arquivos FLAC, ou é melhor deixar como está? Conte a sua opinião aí nos comentários.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários