LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Zenfone 5 com Android 9 Pie mostra boa evolução da Zen UI | Vídeo do TudoCelular

15 de dezembro de 2018 61

Asus prometeu atualizar o Zenfone 5 para o Android 9.0 Pie no Brasil no começo de 2019 junto a outros modelos, e pelo visto a empresa está fazendo todos os testes possíveis para que tudo chegue da forma mais estável possível aos seus usuários, pois ainda nesta sexta-feira (14/12) vazou uma compilação oficial da nova versão do sistema operacional compatível com o dispositivo.

Não estamos falando de ROMs alternativas, mas sim da Zen UI oficial em uma versão ainda não divulgada publicamente pela empresa, que provavelmente foi liberada apenas para um grupo seleto de usuários para que todos os bugs possam ser sanados antes de sua chegada aos demais.

Como a atualização ainda não foi lançada oficialmente (ao menos não via OTA), é necessário fazer o processo manualmente, que apesar de relativamente simples precisa ser realizado com cautela, não sendo de responsabilidade do TudoCelular.com quaisquer problemas que possam vir a ocorrer.

Mas chega de papo e vamos às novidades!

Navegação

De cara percebemos que o Zenfone 5 ficou mais ágil e intuitivo, com as animações respondendo melhor aos comandos do usuário. E isso fica ainda mais interessante com o novo modo de navegação por gestos.

É basicamente o mesmo modo de navegação que vimos na linha Pixel e que deve ser adotado por várias fabricantes (como já aconteceu com a OnePlus). Os clássicos botões são substituídos por uma barra no centro que funciona como botão home ao ser tocada, permitindo acessar a tela de recentes ao deslizar para cima.

Também ficou mais fácil alternar entre os aplicativos abertos ao deslizar para a esquerda ou direita, bastando apenas tirar o dedo da tela para que o aplicativo selecionado volte a ficar em tela cheia.

Sim, tudo isso é opcional, sendo possível manter os três botões de comando ou também os gestos já encontrados na Zen UI baseada no Android Oreo.

Tema escuro

Para quem não curte a interface colorida com fundo branco da Zen UI, agora é possível mudar para um tom escuro com o Android Pie. Basta acessar a loja de temas da ASUS e escolher opções com tons mais escuros para que várias áreas do sistema sejam também afetadas, abrangendo uma porção bem maior do que tínhamos anteriormente.

Controle de volume

Outra pequena mudança na nova Zen UI com Android Pie está no menu de volume, que também ficou mais próximo do que temos na linha Pìxel, sendo exibido no canto direito da tela. A mudança visa facilitar o controle do volume do sistema para notificações, mídia e toques de forma mais precisa e sem complicação.

Mas como atualizo meu Zenfone 5?

Você deve acessar a matéria onde comentamos sobre o lançamento da nova versão do sistema para o Zenfone 5 para fazer download do arquivo da ROM. Lembrando que a atualização é apenas para o Zenfone 5, mas funciona tanto no modelo importado quanto o nacional.

O arquivo compactado tem pouco mais de 1 GB e deve ser movido para o cartão microSD. Após isso, entre no modo de recuperação. Desligue o Zenfone 5 e então ligue o aparelho segurando os botões reduzir volume e energia até aparecer o nome da ASUS. Depois solte o de energia e continue segurando o de volume até aparecer o menu do modo recovery.

Aqui você vai usar os botões de volume para navegar até a última opção e selecioná-la usando o botão de energia. Feito isso você verá os arquivos que estão no cartão microSD, selecionando aquele que baixou do site do TudoCelular.

O processo de instalação em si demora um pouco, já que o arquivo será descompactado e passará por uma conferência de integridade, para só então ser instalado no seu celular. Quando o mesmo terminar serão dadas algumas opções como reiniciar o celular ou fazer uma limpeza da memória.

Formatar (wipe data/factory reset) não é obrigatório, mas se quiser tirar o melhor proveito do Android Pie é recomendável. Caso não queira, escolha apenas a opção de limpar a memória cache para manter seus apps e arquivos.

Escolha a opção desejada e um novo menu exibirá as opções de Yes e No. Selecione Yes para continuar e então selecione a primeira opção para reiniciar o seu Zenfone 5.

Conclusão

A nova versão da Zen UI ainda não conta com nenhuma mudança drástica, mantendo uma identidade visual bem próxima do que já tínhamos na edição baseada no Android Oreo, mas com alguns polimentos que a aproximam mais do Android Pie, principalmente da linha Pixel da Google.

As grandes novidades ficam mesmo para o controle por gestos facilitado, nova tela de apps recentes com navegação horizontal e temas mais completos, restando aguardarmos por um changelog oficial para que tenhamos uma ideia melhor de tudo o que foi implementado pela ASUS.

É bom lembrar que o software ainda não é a versão finalizada e podemos encontrar alguns pequenos bugs, mas não notamos nada que comprometa a experiência até aqui. Vamos aguardar por uma versão pública para iniciar os testes de bateria e desempenho com ele, mas sinta-se livre para comentar abaixo o que está achando se já tiver atualizado o seu aparelho!

O Asus ZenFone 5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

61

Comentários

Zenfone 5 com Android 9 Pie mostra boa evolução da Zen UI | Vídeo do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista