LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ASUS Zenfone 11 Ultra adota novo design premium, mas há um porém | Vídeo Hands-On

18 de março de 2024 10

Lançado oficialmente no mercado global, o ASUS Zenfone 11 Ultra é a mais nova aposta da fabricante taiwanesa no segmento de smartphones topo de linha. O aparelho traz uma nova linguagem de design e especificações poderosas.

Podemos citar como alguns exemplos a presença do chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, a tela AMOLED LTPO e também a generosa bateria de 5.500 mAh.

Será que esse dispositivo vai fazer "bonito" contra os integrantes da linha Galaxy S24, Xiaomi 14 e outros flagships Android? Ou ele é apenas um velho conhecido com novo nome?

Role a página para baixo para conhecer um pouco mais a nova aposta da ASUS.

Design e construção

O ASUS Zenfone 11 Ultra pode ser definido como apenas um irmão gêmeo do celular games ASUS ROG Phone 8. Isso porque eles adotam a mesma linguagem de design, com pequenas modificações para ninguém dizer que eles são exatamente iguais.

O Zenfone 11 Ultra se destaca por ter construção em alumínio com acabamento em vidro fosco na traseira. Além disso, também há certificação IP68 contra água e poeira.

É possível notar que a maior diferença entre os aparelhos está no módulo de câmeras, que no Zenfone 11 Ultra é menos saltado. Claro que essa abordagem também mostra que a ASUS desistiu da ideia de fazer algo muito diferente no segmento topo de linha.

Isso porque o Zenfone 10 era um smartphone compacto, com design diferenciado e que tinha várias qualidades. Veja na galeria abaixo uma comparação entre os três aparelhos.

As cores disponíveis são azul, preto, cinza e um tom de areia bastante elegante. O leitor de digitais está integrado ao display e, em testes iniciais, se mostrou bastante responsivo.

Além disso, temos também suporte para reconhecimento facial, caso você queira algo mais ágil, renunciando um pouco da segurança.

Na caixa, a ASUS manda cabo de carregamento, pino de remoção da gaveta de chip e capinha para o smartphone. Nesta geração, não há carregador incluso.

Tela e hardware

O Zenfone 11 Ultra foi lançado com painel AMOLED LTPO de 6,78 polegadas, que tem resolução FHD+ e taxa de até 144 Hz.

Uma das principais vantagens é que esse display é capaz de diminuir a taxa de atualização para apenas 1 Hz como forma de poupar bateria. Ele também garante modo Always On Display, suporte para HDR10 e é protegido por vidro Gorilla Glass Victus.

Em termos de calibração de cores, não temos do que reclamar. Já o brilho máximo de até 2.500 nits também é algo que ajuda muito a ver o conteúdo em ambientes externos.

Um detalhe interessante é que temos aqui o LED de notificações virtual, que acende no canto superior da tela e indica que você tem alguma mensagem não lida no WhatsApp, por exemplo.

Em multimídia, como esperado, o smartphone da ASUS oferece som estéreo com boa definição entre médios e agudos, sendo que o nível de volume é alto. Os amantes de fones com fio também vão ficar felizes ao saber que o celular tem porta P2.


Para garantir desempenho digno de um topo de linha de 2024, o Zenfone 11 Ultra tem chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3. Ele trabalha em conjunto com até 16 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno.

Como sabemos, esse é o melhor processador disponível no mercado Android na atualidade. Por isso, neste smartphone é possível rodar todos os games da Play Store sem problemas de desempenho. Em conectividade, temos 5G nativo em dual-SIM, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4 e NFC para pagamentos por aproximação.

Anunciado com bateria de 5.500 mAh de capacidade, o Zenfone 11 Ultra tem o mesmo componente do ROG Phone 8. Logo, temos aqui boa autonomia de até dois dias longe da tomada naqueles cenários onde você usa o smartphone para redes sociais, mensageiros e games casuais.

Já o carregamento rápido é de 65W e garante que ele vá de zero a 100% em apenas 39 minutos com fio. Na modalidade sem fio, há compartibilidade para 15W.

ASUS Zenfone 11 Ultra

76.8 x 163.8 x 8.9 mm
6.78 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação
  • Tela AMOLED de 6,78 polegadas, com resolução Full HD+
  • Display com furo e taxa de atualização de até 144 Hz
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
  • 12 GB ou 16 GB de RAM
  • 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Câmera traseira tripla:
    • Sensor principal de 50 MP
    • Sensor ultrawide de 13 MP
    • Sensor telefoto de 32 MP com zoom óptico de 3x
  • Bateria de 5.500 mAh com carregamento rápido de 65W
  • Conectividade 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, porta USB-C, entrada P2 para fones de ouvido e certificação IP68
  • Sistema operacional Android 14
Software

O Zenfone 11 Ultra sai da caixa com Android 14 rodando por baixo da interface proprietária da ASUS, que inclusive é pouco modificada.

Atualmente, a fabricante taiwanesa tem se concentrado mais em oferecer recursos que impactam no dia a dia do usuário. Por isso, temos aqui algumas opções bem-vindas de personalização e até mesmo os menus de games do ROG Phone 8.

Outro ponto positivo é o recurso que permite bloquear aplicativos com senha, leitor de digitais ou reconhecimento facial. Essa é uma funcionalidade que é extremamente útil para você ter mais privacidade.

A ASUS também destaca que o smartphone já tem alguns recursos baseados em Inteligência Artificial, como a transcrição de chamadas, para citar apenas um exemplo. No entanto, novas funcionalidades devem chegar em atualizações futuras.

O único ponto chato do software é que a ASUS tem uma política de atualizações que passa longe do que Samsung e Google tem oferecido. A empresa garante apenas 2 grandes atualizações do Android e quatro anos extras de pacotes de segurança.

Isso faz com que o aparelho chegue ao Android 16, o que é uma pena em se tratando de um celular topo de linha.

Câmeras

O ASUS Zenfone 11 Ultra foi lançado com sensor principal de 50 MP, que tem estabilização óptica de imagem (OIS).

Já o sensor ultrawide é de 13 MP, com ângulo de visão de 120 graus, e há ainda um telefoto de 32 MP com zoom óptico de 3 vezes (OIS).

Em linhas gerais, temos boas fotos em ambientes ideais. Ou seja, em locais abertos, com boa iluminação solar ou artificial. Há bom registro de detalhes e cores, mas o algoritmo da ASUS tende a deixar as coisas meio artificiais em alguns cenários.

O mesmo pode ser dito do sensor ultrawide, que apresenta pequenas distorções nas bordas das imagens, mas nada muito grave. Já o telefoto cumpre bem o seu papel, mas quando ele sai do zoom óptico você começa a ver a perda de qualidade.

Em registros noturnos, todos os sensores se saem bem, com alguns ruídos aparentes a depender da iluminação. A gravadora filma em 4K a 60 quadros e a estabilização é ótima para diminuir os tremidos naturais da filmagem.

Por fim, a câmera frontal tem 32 MP e consegue fazer bons registros sem abusar do uso de software para corrigir o tom de pele do usuário. Ou seja, você terá imagens decentes para postar nas redes sociais.

Primeiras impressões

O Zenfone 11 Ultra é um bom smartphone, mas o seu lançamento tem potencial para deixar o catálogo da ASUS um tanto confuso para alguns usuários desavisados. Isso porque como o Zenfone 11 Ultra é basicamente o ROG Phone 8 sem os elementos gamer, muita gente pode acabar escolhendo o segundo.

Explico: por mais que o ROG Phone 8 seja um pouco mais caro, com ele você leva para casa um sistema de arrefecimento melhor, taxa de atualização de 165 Hz, uma porta USB-C a mais e o mesmo conjunto de hardware e software.

Por isso, claramente o ROG Phone 8 vai acabar "canibalizando" as vendas do Zenfone 11 Ultra, uma vez que a diferença de preços deles, ao menos no exterior, é relativamente pequena.

Isso sem falar que o design de ambos é basicamente o mesmo, uma vez que apenas o ROG Phone 8 Pro tem tela externa na traseira. Talvez, o Zenfone 11 Ultra só se torne mais atrativo quando o seu preço cair.

Ele foi lançado na Europa custando a partir de 999 euros, algo que dá aproximadamente R$ 5.425, mas o ROG Phone 8 custa apenas 100 euros a mais. Ou seja, 1.099 euros, aproximadamente R$ 5.960.

Como você pode ver, a diferença é muito pouca. Mas, em suma, o Zenfone 11 Ultra é, sim, um bom smartphone. Ele tem hardware topo de linha e tudo que um celular da categoria exige em 2024.

Contudo, o seu maior concorrente não é o Galaxy S24 ou Xiaomi 14, mas sim o ROG Phone 8. Como esperado, ainda não há data para lançamento do Zenfone 11 Ultra no Brasil.

O Asus Zenfone 11 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

ASUS Zenfone 11 Ultra adota novo design premium, mas há um porém | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista