LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo, NET, TIM e mais: Procon divulga lista com empresas líderes em telemarketing indesejado

13 de junho de 2019 10

Se você mora no Brasil é possível que tenha recebido ligações indesejadas de alguma empresa nos últimos dias – Um estudo recente feito pelo app Truecaller revelou que nós brasileiros recebemos em média 37,5 ligações de telemarketing todo mês, número bastante elevado, diga-se de passagem.

O chamado telemarketing indesejado é algo bastante comum por aqui, e sabendo disso, o Procon-SP resolveu divulgar um ranking com as empresas que mais realizam essa prática.

A lista inclui, além de empresas no ramo de telecomunicações, vários bancos, que em 2019 levaram multas de até R$ 12,9 milhões por não respeitarem usuários registrados no cadastro estadual de bloqueio.

Entre as inúmeras queixas no ReclameAqui, temos vários clientes ameaçando processarem firmas como a Vivo, NET e TIM (que lideram o ranking de telemarketing indesejado) por causa dos incômodos ocasionados por essas ligações.

O ranking foi criado baseando-se em reclamações realizadas entre janeiro e abril desse ano – período em que o Procon aplicou as multas – ano passado, a entidade aplicou multas que totalizaram R$ 80 milhões (cada uma delas tem valor calculado baseando-se no faturamento da empresa a ser punida).

O problema é que, muitas das firmas multadas acabam recorrendo na Justiça que, como sabemos, anda a passos lentos aqui no Brasil. Sem mais delongas, abaixo você confere quais empresas dominam o telemarketing indesejado para o ano de 2019:

  1. Vivo – 1.607 ligações
  2. NET – 1.306 ligações
  3. TIM – 1.196 ligações
  4. Doutor de Todos – 260 ligações
  5. Claro – 253 ligações
  6. Sky – 200 ligações
  7. Oi – 196 ligações
  8. Itaú – 190 ligações
  9. Banco BMG – 184 ligações
  10. Santander – 171 ligações
Como reduzir as chances de incômodo

Previsto na lei estadual 13.226/2008, para o residentes de SP, desde 2009, existe o chamado Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de telemarketing, onde é possível registrar números fixos e de celular para, em até 30 dias, parar de receber ligações de telemarketing.

O cadastro pode ser feito através do procon.sp.gov.br/bloqueiotelef e caso alguma empresa desrespeite isso, o cliente tem direito de fazer uma denúncia no Procon.

Não Me Ligue

Através do aplicativo vindouro “Não Me Ligue”, que será oficializado em breve pelo Procon, clientes poderão cadastrar seus números no Cadastro de Bloqueio diretamente da telinha do celular – através do app, também será possível fazer denúncias contra as empresas que insistirem em incomodar.

Outra boa notícia em por parte da TIM, Claro, Vivo e Oi; as operadoras de telefonia móvel prometeram criar ainda esse ano um plano para combater telemarketing abusivo.


10

Comentários

Vivo, NET, TIM e mais: Procon divulga lista com empresas líderes em telemarketing indesejado
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista