
27 Agosto 2014
06 de julho de 2014 10
Os SoCs Snapdragon tornaram-se os favoritos dos desenvolvedores Android por terem seu código livre para qualquer um que quiser usá-lo ou implementá-lo. Diferente do Exynos da Samsung que possuem código proprietário, por exemplo. No entanto, a Qualcomm sofreu um golpe essa semana e teve que remover grande parte do código dos repositórios Android.
A medida foi tomada por um processo realizado pela Cyveillance, que alega que alguns desses códigos são protegidos e não podem ser liberados abertamente aos desenvolvedores. Com isso, a Qualcomm teve que remover 116 repositórios que abrigavam uma boa parte de código Android que é atualmente usado pelo grupo CyanogenMod e empresas como a Sony e até a própria Qualcomm.
A Qualcomm tenta entrar em um acordo para que o código seja novamente liberado. Mas por enquanto, a empresa ainda não obteve sucesso. Se nenhum acordo for feito, o grupo CM e a Sony terão que remover o código usado em seus sistemas ou então buscar uma outra forma legal de lidar com a situação.
A Digital Millennium Copyright Act (DMCA), responsável por estudar o caso e analisar todo o código, relata que o Android vive sofrendo estes golpes por tentar ser um software livre que uma vez ou outra comete deslizes por usar código proprietário. É uma guerra complicada por direitos autorais, e ainda não sabemos como isso afetará o sistema do robozinho. Porém a Qualcomm continuará lutando para manter o código aberto e disponível aos OEMs e desenvolvedores. [Ausdroid.Net]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários